Dúvida acerca de dragão barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Romba
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2008 10:07 pm

quarta set 10, 2008 11:18 am

lol ? ja meti o link da comida e já disse que essa lampada nao presta, bem podes mete-la para lampada de secretaria ou assim :lol:
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

quarta set 10, 2008 11:25 am

olha eu como também tenho um, e como me fartei de pesquisar antes de o encontrar, tenho aqui alguma informação que fui retirando e juntando, até construir isto:

Terrário
Os Dragões Barbudos podem ser alojados individualmente, em casais ou em grupos de fêmeas.

A composição do terrário deve fornecer um ambiente o mais confortável e parecido com o natural possível. Lembre-se que esta espécie tem a sua origem nos desertos australianos caracterizados por temperaturas elevadas e ambiente muito seco.

Dimensões:
Recomenda-se como dimensões mínimas, as referencias abaixo mencionadas:
Bebés: = 50 cm x 31 cm x 25 cm (L x A x P)
Juvenis: = 60 cm x 60 cm x 30 cm (L x A x P)
Adultos: = 90 cm x 60 cm x 60 cm (L x A x P)
Os Dragões, em contrario das cobras não stressam com muito espaço, por isso quanto mais espaço o dragão tiver melhor é para ele independentemente de ser bebé ou adulto.

Substrato:
repti-carpet, papel (pardo, jornal, cozinha, forrar),argila, ou xisto.

Aquecimento:
A temperatura ambiente diurna no lado quente deve estar entre os 32ºc e os 35ºc e no lado frio 25ºc, deverá conter um Spot onde a Temperatura poderá rondar os 40ºc, a temperatura nocturna deverá estar entre os 18ºC - 20ºc. Estas temperaturas podem ser conseguidas facilmente através de uma lâmpada específica para répteis ou de um aquecedor próprio para metade do fundo do terrário. De modo a controlar facilmente os níveis de temperatura e o bom funcionamento dos meios de aquecimento, recomenda-se o uso de um termómetro.

Ventilação:
Uma vez que estes animais são exímios trepadores recomendamos que tape o topo do terrário com uma rede permitindo assim a ventilação e impedindo o animal de se evadir.

Decoração:
Deve instalar também no terrário alguns elementos decorativos como ramos que permitam ao animal trepar. A subida aos ramos é uma das formas de estes animais comunicarem o seu domínio no terrário. Assegure que os ramos que coloca têm capacidade para suportar o peso do animal.
Poderá acrescentar também outros elementos típicos do deserto, que poderá encontrar há vendas nas lojas de animais de estimação. O recipiente da água deve ser raso de modo a permitir que o animal possa trepar para beber ou banhar-se sem correr o risco de se afogar.
Enquanto bebés, o terrário deve conter dois esconderijos, um em cada lado do terrário.

Iluminação:
O Fotoperíodo é de 14h dia/10h noite meses de verão e 12h/12h meses de inverno.
Em termo de espectro são necessários espectros especiais, UVs: necessitam de radiação UVA e UVB.
Um exemplo para de uma lâmpada que corresponde a estas necessidade é a lâmpada Repliglo 10.0

Humidade:
É recomendado que a humidade varie entre 10% e 30%.

Alimentação:
Guia de Alimentação - Dragão Barbudo
by Sadyk:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52683

verifica se todos estes critérios estão dentro da normalidade
Brake
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quarta set 10, 2008 1:57 pm

carlapatty Escreveu:Olá! O meu dragão barbudo tem cerca de 5 meses, 13 cm e pesa 12 g.
A lâmpada está a 45 cm de altura, emite 2% de UVB e 10% de UVA, tem 30 W e 90 cm, gostava de saber se é o ideal.
Quanto à comida gostava de saber quais os legumes que se deve dar diariamente.
Desde já agradeço as vossas respostas.
Está tudo dito...A lampada uvb tem de emitir pelo menos 8% de radiação, ou seja tens de comprar outra lampada(8.0)! Segundo ponto, a lampada uvb tem de estar no maximo a 30cm do animal senão este nao recebe os raios uvb correctamente!

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta set 10, 2008 2:28 pm

Boas

tb ja li numa care sheet feita pelo TM surfer sob iguana verde e ele la diz que a lampada de uvb tem que estar entre 40 e 60 cm. Tb faz algum efeito a lampada nesta distancia?

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

quarta set 10, 2008 2:30 pm

No caso das iguanas nao o sei...É provável que faca efeito, mas nao tao acentuado como se fosse usada a menos de 30cm!No entanto com alguma pesquisa deve-se encontar a resposta!

Espera que o Korbe ou o Cold digam qualquer coisa!

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta set 10, 2008 2:44 pm

Pois ,porque eu sempre usei as minhas lampadas a menos de 30 cm do animal e sempre li e me disseram que era num maximo de 30' cm.
Obrigado na mesma

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta set 10, 2008 4:42 pm

A questão das distâncias Vs necessidades dos animais não deve ser analisada desta forma, porque existem vários factores que se conjugam para reduzir ou aumentar a intensidade dos UVB emitidos pela fonte em causa, logo os mesmos valores podem num caso ser alcançados a 25cm noutros serem atingidos na casa dos 35cm (veja-se o caso de utilização de reflectores).

Por outro temos que considerar sempre o comprimento da onda emitido pelo fonte de UVB´s, regra geral as ondas de comprimento mais baixo são mais activas, em termos de influência biológica (e mais perigosas também), e as necessidades em termos de intensidade do animal. Se uma espécie necessita, porque é natural de um habitat em que se encontra sujeito a uma intensa exposição a raios UVB , com pouca humidade e outros factores que filtrem os UVB´s, necessita obviamente em cativeiro de estar também exposto a uma fonte proporcionalmente elevada em termos de intensidade e tipo de onda, o que pode fazer com que esse valor só se consiga atingir relativamente perto, mas depende sempre não só do tipo e modelo da Lâmpada, como de outros factores.

Pelo que lido a utilização, por exemplo, de duas lâmpadas em conjunto com um reflector vai conseguir dar a mesma intensidade que uma só lâmpada, mas a maior distância.

Alias é por isso também que em relação a alguns modelos de lâmpadas, nomeadamente 10.0, se começa a defender uma distância mínima de segurança devido à intensidade dos UVB´s emitidos.

Logo para uma espécie que necessite de uma menor intensidade de UVB´s poderá usar-se uma lâmpada a uma maior distância, o problema é que não tendo nós fácilmente acesso quer a equipamento que permita medir a intensidade quer os parâmetros referentes a cada espécie, é bem mais fácil guiarmo-nos pelas distâncias dadas pelas marcas. O que eles querem dizer é que "garantem" que em condições "normais" determinado modelo emitirá os níveis de UVB até uma determinada distância máxima.

Isto é que tenho vindo a tentar perceber da informação retiraa de um site, e que até ver dou como correcta.
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta set 10, 2008 7:53 pm

psylizart Escreveu:Boas

tb ja li numa care sheet feita pelo TM surfer sob iguana verde e ele la diz que a lampada de uvb tem que estar entre 40 e 60 cm. Tb faz algum efeito a lampada nesta distancia?

cumps
Feita por mim nao foi de certeza! Já me andam a difamar!
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

quarta set 10, 2008 8:04 pm

carlapatty Escreveu:Olá! O meu dragão barbudo tem cerce de 5 meses, 13 cm e 12 g.
A lâmpada está a 45 cm de altura e emite 2% de UVB e 10% de UVA, tem 30 W e 90 cm.Gostava de saber se isto é o ideal.
Quanto à comida, quais os melhores legumes para dar diariamente?
Agradeço desde já a vossa ajuda.
Carlapatty: tem um animal com 5 meses que mede e pesa tanto quanto um animal de 1 ou 2 semanas, que foi provavelmente a idade com que o comprou. Mais um bom exemplo porque não se devem vender animais antes das 6 semanas e mesmo assim só estando perfeitamente saudável.

Tem obviamente de mudar muita coisa. Eu começaria por levar o animal ao veterinário e aconselhar-me com ele. Deve estar subnutrido e provavelmente com imensas deficiências nutricionais.

Ricardo
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
rbl
Membro Veterano

quarta set 10, 2008 8:32 pm

Thorgarth, sim e não. Vamos por partes.
Thorgarth Escreveu:A questão das distâncias Vs necessidades dos animais não deve ser analisada desta forma, porque existem vários factores que se conjugam para reduzir ou aumentar a intensidade dos UVB emitidos pela fonte em causa, logo os mesmos valores podem num caso ser alcançados a 25cm noutros serem atingidos na casa dos 35cm (veja-se o caso de utilização de reflectores).
Se considerarmos que a quantidade de radiação que estas lâmpadas emitem em 12h é equivalente a 1h de exposição solar directa e que a sua intensidade é sempre várias vezes inferior que a radiação solar directa e que em nenhuma circunstância (com o uso de reflectores, etc) a ultrapassa, então este é um argumento sem qualquer relevância.
Thorgarth Escreveu:Pelo que lido a utilização, por exemplo, de duas lâmpadas em conjunto com um reflector vai conseguir dar a mesma intensidade que uma só lâmpada, mas a maior distância.
Se estamos a falar de 2 flourescentes com um reflector vs uma mercury vapour, sim. Se estamos a falar de 2 flourescentes 5.0 com um reflector vs 1 flourescente 10.0, então não.

Todas as flourescentes de tubo tem uma distância útil de 25-30cm. A partir daí, a radiação dissipa-se. Alguns fabricantes afirmam que as suas lâmpadas de 10.0 podem ser colocadas a maior distância. Enquanto isso não for confirmados por 3ºs sem interesses no assunto, eu tomaria isso como incerto (para não dizer outra coisa).

Thorgarth Escreveu:Alias é por isso também que em relação a alguns modelos de lâmpadas, nomeadamente 10.0, se começa a defender uma distância mínima de segurança devido à intensidade dos UVB´s emitidos.
Mais uma vez, são os próprios fabricantes que andam a dizer isso.

Thorgarth Escreveu:Logo para uma espécie que necessite de uma menor intensidade de UVB´s poderá usar-se uma lâmpada a uma maior distância, o problema é que não tendo nós fácilmente acesso quer a equipamento que permita medir a intensidade quer os parâmetros referentes a cada espécie, é bem mais fácil guiarmo-nos pelas distâncias dadas pelas marcas. O que eles querem dizer é que "garantem" que em condições "normais" determinado modelo emitirá os níveis de UVB até uma determinada distância máxima.
Isto basicamente quer dizer que eu poderia colocar uma 10.0 num terrário de um animal que necessita de uma 2.0, desde que a coloca-se mais longe, o que obviamente é incorrecto.

Ricardo
Última edição por rbl em quarta set 10, 2008 8:39 pm, editado 1 vez no total.
Romba
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2008 10:07 pm

quarta set 10, 2008 8:37 pm

o rbl dissipou-me as dúvidas todas :o Obrigado amigo.
Thorgarth
Membro Veterano

quarta set 10, 2008 11:48 pm

rbl Escreveu:Thorgarth, sim e não. Vamos por partes.
Thorgarth Escreveu:A questão das distâncias Vs necessidades dos animais não deve ser analisada desta forma, porque existem vários factores que se conjugam para reduzir ou aumentar a intensidade dos UVB emitidos pela fonte em causa, logo os mesmos valores podem num caso ser alcançados a 25cm noutros serem atingidos na casa dos 35cm (veja-se o caso de utilização de reflectores).
Se considerarmos que a quantidade de radiação que estas lâmpadas emitem em 12h é equivalente a 1h de exposição solar directa e que a sua intensidade é sempre várias vezes inferior que a radiação solar directa e que em nenhuma circunstância (com o uso de reflectores, etc) a ultrapassa, então este é um argumento sem qualquer relevância.
Thorgarth Escreveu:Pelo que lido a utilização, por exemplo, de duas lâmpadas em conjunto com um reflector vai conseguir dar a mesma intensidade que uma só lâmpada, mas a maior distância.
Se estamos a falar de 2 flourescentes com um reflector vs uma mercury vapour, sim. Se estamos a falar de 2 flourescentes 5.0 com um reflector vs 1 flourescente 10.0, então não.

Todas as flourescentes de tubo tem uma distância útil de 25-30cm. A partir daí, a radiação dissipa-se. Alguns fabricantes afirmam que as suas lâmpadas de 10.0 podem ser colocadas a maior distância. Enquanto isso não for confirmados por 3ºs sem interesses no assunto, eu tomaria isso como incerto (para não dizer outra coisa).

Thorgarth Escreveu:Alias é por isso também que em relação a alguns modelos de lâmpadas, nomeadamente 10.0, se começa a defender uma distância mínima de segurança devido à intensidade dos UVB´s emitidos.
Mais uma vez, são os próprios fabricantes que andam a dizer isso.

Thorgarth Escreveu:Logo para uma espécie que necessite de uma menor intensidade de UVB´s poderá usar-se uma lâmpada a uma maior distância, o problema é que não tendo nós fácilmente acesso quer a equipamento que permita medir a intensidade quer os parâmetros referentes a cada espécie, é bem mais fácil guiarmo-nos pelas distâncias dadas pelas marcas. O que eles querem dizer é que "garantem" que em condições "normais" determinado modelo emitirá os níveis de UVB até uma determinada distância máxima.
Isto basicamente quer dizer que eu poderia colocar uma 10.0 num terrário de um animal que necessita de uma 2.0, desde que a coloca-se mais longe, o que obviamente é incorrecto.

Ricardo
E que tal pensar no que se lê antes de escrever "coisas" sem qualquer nexo face ao que se quer rebater?!?!

1ª Questão levantada pelo Veterano RBL. Bem não percebi o que a sua afirmação tem algo a ver com o que tentou rebater. O que é que a exposição directa ao sol tem a ver com a menor ou maior distância a que se consegue atingir determinados valores?

2ª Questão. Acha que faz algum sentido tentar analizar o exemplo que dei a outra luz que não a utilização de lâmpadas idênticas?!?! acha que eu me estaria a referir a 2 de 5.0 para uma de 10.0?!?! Óbviamente o exemplo foi dado pensando em lâmpadas idênticas... :idea:

3ª Afirmação. Bem presumo que essa afirmação se baseia em conhecimento prático ou ciêntifico e então quem sou eu para contrariar. Eu como não tenho material espécifico para medir a intensidade dos UVBs procurei na Net testes e resultados sobre o mesmo... é só procurar!! Mas de qualquer maneira deixo aqui um Link que pode ilucidar!! http://www.uvguide.co.uk/index.htm

4ª afirmação. Mais uma vez remeto para o mesmo site... e deixo aqui a página específica sobre o tema. http://www.uvguide.co.uk/phototherapyphosphor.htm

5ª afirmação. Bem não conheço muitos animais que NECESSITEM de uma 2.0... Mais uma vez o user tenta complicar e interpretar de forma completamente errónea o exemplo que dei. Ainda que houvesse espécies que NECESSITEM de 2.0 para a sua correcta manutenção em cativeiro, o que óbviamente quereria dizer que os UBVs que necessitariam não seriam minimamente compativeis com o comprimento de onda dos UVBs produzidos por uma 10.0. Aliás os UVB´s produzidos por uma 2.0 não só são de fraca intensidade como se situam no limite máximo do espectro ultra-violeta B, no caso das 2.0 da Exo-terra mais ou menos nos 315 (limite máximmo 320, apartir do qual são UVAs)

Como já o afirmei muitas vezes, como tinha dúvidas sobre a matéria e não tinha nenhuns conhecimentos tive que ir vasculhar na net, procuram informação que me pareça relevante e fidedigna. Até prova em contrário, e nomeadamente até eu poder fazer as minhas medições ou encontrar um outro estudo com informação mais detalhada vou-me guiando por quem parece ter estudo com alguma profundidade o assunto. Para quem não viu o link aqui fica mais uma vez: http://www.uvguide.co.uk/index.htm
Última edição por Thorgarth em quarta set 10, 2008 11:58 pm, editado 1 vez no total.
rbl
Membro Veterano

quarta set 10, 2008 11:56 pm

Thorgarth, não percebo nada do teu post. Não sei a que estás a responder e como tal não o posso fazer também.
De qualquer forma, dizer que "obviamente referia-me a isto" é apenas óbvio para ti pois se assim não fosse, teria dado outra resposta(s).

Ricardo
Thorgarth
Membro Veterano

quinta set 11, 2008 12:01 am

rbl Escreveu:Thorgarth, não percebo nada do teu post. Não sei a que estás a responder e como tal não o posso fazer também.
De qualquer forma, dizer que "obviamente referia-me a isto" é apenas óbvio para ti pois se assim não fosse, teria dado outra resposta(s).

Ricardo
Pois, provavelmente também não percebeu o meu 1º post e só a esta luz se compreende a resposta dada... Mas se foi este o caso então devia abster-se de comentar. De qualquer maneira a leitura do dito site é capaz de ser útil, na minha modesta opinião!
rbl
Membro Veterano

quinta set 11, 2008 12:06 am

Thorgarth Escreveu:Pois, provavelmente também não percebeu o meu 1º post e só a esta luz se compreende a resposta dada... Mas se foi este o caso então devia abster-se de comentar. De qualquer maneira a leitura do dito site é capaz de ser útil, na minha modesta opinião!
Se não és capaz de ter uma conversa civilizada só porque alguém discorda de ti, então devias ser tu a abster-te de participar.
Se dividires a tua resposta como eu fiz com o teu post, é mais fácil perceber.

Se te baseias no UVGuide devias então ler melhor o que lá diz pois certamente não interpretas-te bem o que lá está.

Ricardo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”