"Chipar" ou não "Chipar" os nossos cães...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

terça mai 13, 2003 6:10 pm

Spiderman, pode já chipar o seu cão. Ao Bean foi posto o chip com 4 meses, ele chorou um bocadinho mas passou depressa.

Já não me recordo ao certo do preço, mas não foi barato... Vale a pena porque se infelizmente o cão fugir pode ser identificado.

Mas o meu sonho era poder colocar um GPS nos meus cães... Assim podia localizá-los em qualquer parte do mundo!

Fiquem bem
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mai 13, 2003 6:11 pm

Cada um faça como quer.

Eu próprio chipava os meus, mas desde que o Dr. VascoV alertou aqui para o facto dos Vets não poderem verificar a existência de um chip sem a autorização do "portador" do cão, sendo que nenhum ladrão o vai autorizar, passei a achar que o chip só serve para localizar animais perdidos ou fugidos, se quem os encontrar estiver interessado em devolver o mesmo aos legitimos donos.

É claro que se eu vir alguém com um cão que me foi roubado, posso chamar a policia e pedir para o cão ser levado a um Vet que lhe possa ler o chip (se o policia estiver disposto a isso, e o "detentor" não levantar problemas, e houver um Vet nas redondezas). Mas com a tatoo, a identificação é imediata...
SeaLords
Membro Veterano

terça mai 13, 2003 7:28 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:25 am, editado 1 vez no total.
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

quarta mai 14, 2003 9:29 am

yakov Escreveu: Cada um faça como quer.

Eu próprio chipava os meus, mas desde que o Dr. VascoV alertou aqui para o facto dos Vets não poderem verificar a existência de um chip sem a autorização do "portador" do cão, sendo que nenhum ladrão o vai autorizar, passei a achar que o chip só serve para localizar animais perdidos ou fugidos, se quem os encontrar estiver interessado em devolver o mesmo aos legitimos donos.
Olá a todos,

a minha questão é exactamente esta!!! Eu não questiono a utilidade que, teoricamente, o Chip tem!! Eu acho que, tal como muitos foristas já aqui referiram, é uma boa forma de identificar o animal caso ele se perca!

A minha questão é exactamente esta que o/ yakov refere, qual a utilidade do Chip se os vets não verificam se o animal tem ou não tem Chip. Essa história da ética é um pouco relativa!! Então e a ética em relação ao animal perdido ou roubado e em relação ao legitimo dono que Chipou o animal com a preocupação de poder recuperar o animal em caso de perca ou roubo!

Eu sei que esta é uma questão discutivel, mas não concordo com esta história da ética!! Afinal se os cães são coisas à vista da nossa lei, também um carro o é, e pode-se sempre verificar o número do motor (caso a matricula seja falsa), as autoridades podem pedir os documentos e fazer a verificação da legitimidade dos mesmos...e os cães?? Não é a mesma coisa perante a lei??

A minha grande questão é esta: Vale a pena por o Chip? (Não querendo questionar a utilidade teórica do mesmo) Não valerá mais a pena, ou não terá o mesmo efeito uma coleira com a identificação do mesmo?

Espero não vos ter maçado...já vai longa a minha intervenção!
:oops:
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quarta mai 14, 2003 1:22 pm

como aqui já foi dito, o uso da coleira com identificação por si só, é o método menos eficaz para identificação do seu animal. :? Pois este pode perde-la...ela pode cair... etc.
Se o seu cão não tem tatoo, agora só pode por o chip... se tem tatoo o chip quanto a mim.... mesmo que o sistema não funcione ainda a 100 %, é o método mais eficaz.
O chip não prejudica em nada o seu companheiro ( o seu amigo ), por isso, e como o seu preço é acessivel...eu continuo a aconselhar a pôr o chip... consulta e aplicação (25€) também não é assim tão caro ;)

Beijinhos
yakov
Membro Veterano

quarta mai 14, 2003 2:16 pm

Sealords: o chip também pode ser retirado... e a tatuagem pode ser facilmente identificavel desde que usada uma tatuagem Standard. Por exemplo em França tem 3 letras e 3 números, na Bélgica 5 letras, em Portugal é o P+nºLOP...

Mas se não fosse anti-ética a identificação dos animais nos consultórios dos Vets, e esta verificação fosse sistemáticamente realizada, aí concordo que o chip seria sempre a opção nº 1.
yakov
Membro Veterano

quarta mai 14, 2003 2:17 pm

Sealords: o chip também pode ser retirado... e a tatuagem pode ser facilmente identificavel desde que usada uma tatuagem Standard. Por exemplo em França tem 3 letras e 3 números, na Bélgica 5 letras, em Portugal é o P+nºLOP...

Mas se não fosse anti-ética a identificação dos animais nos consultórios dos Vets, e esta verificação fosse sistemáticamente realizada, aí concordo que o chip seria sempre a opção nº 1.
SeaLords
Membro Veterano

quarta mai 14, 2003 2:52 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:26 am, editado 1 vez no total.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta mai 14, 2003 3:14 pm

No meu caso chipei o Igor.

Dá resultado? É uma segurança? Não sei... Apenas sei que caso aconteça algo pior (perder-se, ser roubado) é mais uma hipótese de ele poder ser "resgatado" ou, na eventualidade de ser recolhido por pessoas com carácter, estas poderem verificar quais são os seus donos.

Qualquer futuro cão que venha a ter será igualmente chipado.

Quem sabe se a Lu tivesse chip o desfecho não teria sido outro...
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mai 14, 2003 3:17 pm

Ladybird Escreveu: Qualquer futuro cão que venha a ter será igualmente chipado.

:cry:

Eu chiparei a Bianca, assim que puder... :|
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mai 14, 2003 3:23 pm

monikestarr Escreveu:
Ladybird Escreveu: Qualquer futuro cão que venha a ter será igualmente chipado.

:cry:

Eu chiparei a Bianca, assim que puder... :|
Por experiência pessoal, aconselho o Chip....!!!! :o :|
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mai 14, 2003 4:31 pm

Eu tb tenho os meus cães chipados 8a mara será chipada no mês que vem...).

Mas não sei até que ponto valerá a pena. Quem é ladrão, como diz a sealords, não vai querer mostrar o seu cão.

Aliás, um veterinário não vai adivinhar que um cão é roubado/perdido se não lho disserem, né? Por isso, sei perfeitamente que o chip só vai servir para uma pessoa de boa fé.....
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mai 14, 2003 4:33 pm

linda76 Escreveu: Por isso, sei perfeitamente que o chip só vai servir para uma pessoa de boa fé.....
Olhe que não :o
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mai 14, 2003 6:04 pm

Mas Catarina,

Se tiveres (lá estou eu a tratar por tu, já :oops: :oops: ) uma pessoa mal intencionada, ela não vai mostrar/dizer que o cão está chipado. a única sorte que podes ter é reconhecer o teu cão e provar com o chip que é teu, né?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta mai 14, 2003 6:21 pm

linda76 Escreveu: ... a única sorte que podes ter é reconhecer o teu cão e provar com o chip que é teu, né?
Não necessáriamente Linda. O ano passado uma veterinária espanhola contou-me que um veterinário ao reconhecer um cão que tinha sido roubado, apercebeu-se de uma pelada no sítio onde deveria estar o microchip. Conseguiu contactar a polícia enquanto fazia a consulta e o cão foi restituído aos donos. Neste caso foi a pelada originada pela retirada do chip (e não o chip) que levou à decisão do vet a contactar as autoridades.
Maria João
Responder

Voltar para “Cães”