Olá,
Eu concordo que as proibições são cada vez mais e são DEMAIS!
Mas para mim, o caminho que poderia ajudar a melhorar esta situação necessitava de um desviozinho prévio!
É certo que as Leis deveriam mudar no sentido de não serem tão limitativas das nossas liberdades enquanto donos de cães, mas porque é que será que não mudam? Antes pelo contrário, temos cada vez Leis mais severas e as placas de proibição crescem que nem cogumelos!! Porque será?
Eu digo....é porque nós, donos de cães, não temos bom senso suficiente para respeitar as Leis e para respeitar os outros! É triste, mas é verdade!
Será mentira que muitos donos deixam os cães andar soltos, fazer as necessidades nas ruas, nos parques das crianças, etc.? Será mentira que muita gente solta os cães nas praias sem se preocupar que incomodem os outros, assustem, pisem toalhas, pessoas e objectos pessoais? Será mentira que muita gente deixa os cães andarem à solta na rua sem se preocuparem ou responsabilizarem minimamente por danos que eles causem a terceiros?
Infelizmente, isto e muitas coisa mais são verdade! Por causa destes pagam depois os outros...tal como em tudo na vida!
Se houvesse a educação e o bom senso suficientes na cabeça destas pessoas para compreenderem que vivem em sociedade, com regras, e com respeito pelos outros, nada disto aconteceria. As Leis severas e as proibições não seriam necessários, e concerteza que o sistema seria mais aberto.
" O meu cão não faz mala a ninguém! Coitadinho não pode andar solto porquê?"
Simplesmente porque os cães não trazem nenhuma marca 'de fábrica' que garanta e o identifique perante toda a gente como um cão que não faz mal a ninguém! Mesmo que não faça mal, pode haver pessoas que se sintam intimidadas....não o conhecem, não sabem se morde ou não morde! Em locais públicos as pessoas não são obrigadas a sentir-se oprimidas! Temos o direito de passear com os nossos cães, mas não temos o direito de violar os espaço de todos os outros! A nossa liberdade tem limites!
Abraços
Paulo C.