lunaemia Escreveu:
às vezes quando como coxas de frango no fim dou-lhe o ossinho e deixo-a rapar porque sei que pra já ela só consegue comer a parte macia das pontas , quando ela for mais crescida, vou cortar as pontinhas com uma tesoura e dou-as na mesma, não vejo problema nenhum nisso e vocês?
Lunaemia,
Na minha opinião pessoal, e reforço mais uma vez para que não haja mal entendidos, sou simplesmente dona de alguns cães, não devia em tempo algum dar ossos de frango á sua menina. Eu sei que eles adoram, mas são os mais perigosos, por enquanto ela é pequenina e ´basicamente só lambuza o osso, mas quando for maior, ela vai querer o osso á mesma, e mesmo cortando as pontinhas, ela vai roer o osso para chegar ao tutano que eles muito gostam, e ossos de galinha parecem facas de tão afiados que são, e pode haver algum azar. Uma cadelinha da minha vizinha morreu porque ao comer um osso de galinha engoliu uma lasca que me furou a garganta.. Claro que a Lunaemia está com atenção quando lhe dá o osso mas os acidentes podem acontecer, e na minha opinião não vale a pena arriscar.
Eu acho que se eles nunca comerem comida de tacho não lhes faz falta, uma boa ração é suficiente.
Quanto ao tema inicial, eu comecei a dar ao Fred e á Camila a Royal Canin Junior (aliás a Camila até a Starter comeu), e depois a de Yorkshire, até que eles começaram a desprezar. Aí tentei fazer algumas experiências até descobrir, por acaso, na casa da minha tia que tem um cão, que eles adoram mesmo a da Friskies para raças pequenas. É uma ração de supermercado sim, e não percebo muito da sua constituição, como aliás de nenhuma ração, porque honestamente até hoje não encontrei qualquer defeito na mesma. Não lhes causa qualquer tipo de distúrbio intestinal, não os engorda excessivamente, não prejudica o pelo, o que no caso de uma Yorkie caso acontecesse teria de ser alterado de imediato, e é por estas razões que a considero uma boa ração.
Da Eukanuba não tenho boa impressão, mais uma vez, não por conhecimento técnico, mas por ouvir falar. Existe outra ração que o meu Jimmy adorava e que claramente era uma porcaria a Frolic. Fazia-me lembrar fast food para cães, ele ficava sempre com diarreias enormes, mas já no final, bem doentinho ainda se lambuzava quando a punha no prato de vez em quando.
Acima de tudo o importante é fazer uma correcta introdução da nova ração caso decida mudá-la mesmo, para que o cachorro não sinta dificuldades na sua adaptação.