Olá,
Eles são tão giros nesse tamanho. Uma coisa é verdade, o que ele perdeu em companhia da mãe e manos é muito e vai-se reflectir em toda a sua vida. Por outro lado, esse cão pode-se transformar quase num cão telecomandado, dada a tenra idade e a convivência constante consigo. A minha cadela mais nova está comigo desde as duas semanas e ainda hoje me surpreendo com a obediência instantânea às ordens que lhe dou e à capacidade que ela tem de compreender o mais pequeno gesto. Nesse aspecto, é um animal absolutamente exemplar. Daqueles que anda ao lado do dono sem tirar a vista deste à espera da indicação seguinte. Chega a ser exagerada.
Quanto à alimentação a minha veterinária foi de opinião diferente à já dada. Ela acha que o animal deve ter regras na alimentação. Essas regras vão criar hábitos de higiéne por exemplo.
Quando passou para alimentação sólida, às 4 semanas, fazia 6 refeições diárias e passado pouco tempo 4, que manteve até aos 6 meses. Apartir daí comeu 3 refeições até aos 8 meses e daí até agora, está com duas.
Isso fez com que às 5 semanas, mal ela acabasse de comer, corria para a outra ponta da cozinha para fazer as suas necessidades no jornal que lhe estava reservado. Ou seja, às 4 semanas assim que acabava de comer colocava-a no jornal e pouco depois já compreendia perfeitamente para que servia. Não tive problemas de higiéne.
Com 6 semanas comprei-lhe a primeira trela, de gato, isso fez com que a primeira ida à rua pelo proprio pé fosse impecável.
Tive problemas com ela, devido a excesso de mimo entre outros, que tive de resolver quando ela tinha 1 ano e pouco. Mas caso resolvido e arrumado. Portanto, não caia em exageros, parece-me que a ideia de lhe dar uma trinca não é assim tão descabida. Trincas devería eu ter dado à minha na altura certa e não dei.
Brinquedos, apesar de sempre ter ouvido dizer que eles devem ter um ou dois, eu resolvi arranjar um cesto cheio deles que ainda hoje mantenho e sempre cheio. Nunca me destruiu nada. Teve uma curta panca com tacos do chão mas passou rápido.
Já vi que está sempre com ele. Acho que mesmo assim devería já habituá-lo a estar sózinho em casa, senão mais tarde vai ter problemas quando o tiver de deixar só e nessa idade é muito fácil habituá-lo. Aproveite agora que ele tem voz fraca e não chateia os vizinhos.
E porque o testamento já vai super longo. Boa sorte!