Help

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
stellar1
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm

domingo jan 04, 2009 1:58 am

LiveToRock Escreveu:cara stellar,

não digo o contrário, tanto que aconselhei a ida ao vet... a questão é precisamente a que coloca... é obvio que o animal não está bem... mas apesar disso o utilizador não foi logo ao vet... veio tentar resolver o problema no fórum... como tantas vezes ocorre... o que me leva a pensar que qualquer coisa não está bem e que certamente também não é por o aconselhar a ir que ele vai de imediato... não acredito que seja negligencia, não acredito mesmo... mas se não foi antes sendo obvio, também pode não ir só porque foi aconselhado a isso... entende? pode simplesmente por falta de conhecimento ou experiência não ter noção da gravidade que é, não digo não ir, mas apenas adiar uns dias a ida ao vet ... por isso tentei explicar a urgência da ida... não apenas dizer para ir... porque se ele entender o porquê e os riscos que corre, certamente que não dispensa uma consulta... porque pode mesmo simplesmente são ter conhecimento do risco que o animal corre... pode não se ter informado antes... nunca podemos ter isso como garantido... não leve o meu primeiro comentário como uma crítica ao seu e aos anteriores... não foi de todo essa a intenção

:D
:wink: :wink:
StellaR ;)
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

domingo jan 04, 2009 2:07 am

Stellar, eu estou bastante contente com a ultima parte do seu post, pk como eu costumo dizer : a grandeza do homem é olhar para trás reconhecer erros e remediá-los na medida do possível ou fazer com que eles não se repitam,.
No caso eu tb poderia ter-lhe enviado mensagem por mp, em vez de expressar a minha opinião acerca da forma como responde, e daí tb lhe digo que errei e peço desculpas, mas fico tão triste sempre que vejo pessoas que já cá andam á tempos, a responder assim a outros que cá chegam com dúvidas...
Ok, mas imagine o que é vc ter uma duvida, ou algo que lhe aconteceu a um animal e sai por aqui procurando por uma resposta, ou uma ajuda, ou a opinião de alguém com um caso semelhante e todas as repostas que consegue é :Vet!!!!
A resposta principal é isso, mas se lhes dissermos por um exemplo:
"Não sendo normal essa atitude/comportamento/estado de saúde do animal, o melhor é procurar um vet..."
A pessoa continua a receber o Vet como resposta, mas de uma forma amigável, mais calorosa e se calhar sai daqui e vai ao vet mais depressa do que iria com outro tipo de resposta..
mas claro isto é a minha opinião, que é de quem se preocupa em ajudar, a dos outros...é o que é...
stellar1
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 2:30 am

karrla Escreveu: mas claro isto é a minha opinião, que é de quem se preocupa em ajudar, a dos outros...é o que é...
Não sinta que é a única com essa filosofia de vida... de ser! :?
StellaR ;)
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo jan 04, 2009 7:59 am

Olá

O animal já terá morrido ? Vou-vos dizer uma coisa. Quando a arcadenoé tinha "perguntas ao veterinário", 80% das respostas dadas eram "vá a um médico veterinário, não é possivel ajudar via internet", isto porque as pessoas por sistema querem resolução online, até a fracturas...

Na minmha experiencia de 9 anos de arca o que tenho a dizer é isto. A melhor resposta é uma resposta breve " vá ao veterinário". Se comeamos com " como se sente", "tem febre", etc, não só é absurdo pois até um médico tem dificuldade em diagnosticar um exotico vendo-o quanto mais na net, o que dizer de um leigo :wink:

E ainda fazemos perder tempo À pessoa que não vai logo ao vet e que como sabem em exoticos muitas vezes quando sedá por algo de errado...já é quase tarde demais. ;)

assim sendo, só há uma frase, sem floreados, nada de palmadas nas costas ou invenções. "vá sem demora ao veterinario". Se esta frase é ofensiva para alguém existe outra frase" aproveite e vá ao psiquiatra"
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jan 04, 2009 8:10 am

TheGreatDane Escreveu:Olá

(...)E ainda fazemos perder tempo À pessoa que não vai logo ao vet e que como sabem em exoticos muitas vezes quando sedá por algo de errado...já é quase tarde demais. ;)

assim sendo, só há uma frase, sem floreados, nada de palmadas nas costas ou invenções. "vá sem demora ao veterinario". Se esta frase é ofensiva para alguém existe outra frase" aproveite e vá ao psiquiatra"
Está tudo dito...eu acho que mau é quem faz a pessoa perder tempo com respostas alimentando o topico como se fosse habilitado a fazer o diagnostico de vet, sendo muitas vezes esse tempo vital para o animal...amargurados, azedos...de mal com a vida e mal dispostos e criticos...sim muitas vezes por ver animais a sofrer e em risco de vida e os donos a fazer perguntas que á partida ninguem atrás de um computador deveria ter o bom senso de responder.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
stellar1
Membro Veterano

domingo jan 04, 2009 12:17 pm

TheGreatDane Escreveu:assim sendo, só há uma frase, sem floreados, nada de palmadas nas costas ou invenções. "vá sem demora ao veterinario". Se esta frase é ofensiva para alguém existe outra frase" aproveite e vá ao psiquiatra"
:wink: :wink:
StellaR ;)
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

domingo jan 04, 2009 11:28 pm

Caros Native e TheGreatDane...

(vou responder por números, não por estar zangada, mas porque não quero perder as ideias) lol

1º Ninguém (faça-se saber... eu, stellar, danhusky e Karrla) fez diagnóstico algum... apenas discutíamos o facto de simplesmente aconselhar o vet... ou aconselhar e explicar o porquê...

2ª ora... o explicar porquê (que neste caso se resumiu pura e simplesmente ao facto das consequências de não ir ao vet depressa) não implica dar palpites... porque se leram bem os posts não viram certamente ninguém a fazer diagnósticos... :?

3ª portanto, reforço, discutíamos sobre o potencial educativo que os posts podem ter ao alertar para a importância da ida ao vet... porque como referi... há muitas pessoas que ainda evitam ir de imediato ao vet (sobretudo por motivos económicos) e que arrastam a situação até o animal estar numa situação crítica... e volto a salientar que não é por nós lhes aconselharmos que elas necessariamente vão... e todos nós sabemos isso... se ninguém tiver o cuidado, não de fazer um diagnóstico, mas de informar e educar quem não tem conhecimentos ou sensibilidade para perceber, o mundo estava cheio de parques Marechal Carmona...

4º Concluindo... continuo a achar que é através do diálogo e da chamada de atenção que se mudam mentalidades... isso não é florear... é ajudar. Prefiro, nesta sociedade, ser a croma defensora dos animais, que tenta chamar a atenção, fazer denúncias e amarrar-se não sei onde para abrir os olhos aos que andam a dormir... chamem-me o que quiserem :D tenho esta mania de gostar de ensinar os outros

5º não confundam as coisas pff... os posts estendem-se quando ha discussão de algum assunto... é normal... não é tentativa de chamar a atenção... nem estamos a estender o post a mandar palpites sobre a doença do porquinho... e felizmente também acho (e penso que vão concordar comigo) que é através da discussão e liberdade de expressão que todos nos aprendemos e evoluímos... :wink:

6º não fazemos ninguém perder tempo... se não gostam da discussão não são obrigados a responder... e a perder tempo :? depois coloca-se também a questão se aprendermos com a experiência uns dos outros é perder tempo... para mim não é de todo!! :D

7º odeio que interpretem mal as coisas que escrevo... por isso TA-SE BEM ok? não levem isto como uma critica, não é de todo... tanto que acho que têm razão no que disseram... completamente... apenas temos modos de agir e pensar diferentes... formas diferentes de lidar com a mesma situação... mas partilhamos todos o mesmo... o amor, o respeito e o cuidado para com os animais

8º BOM ANO

9º QUERO NOTICIAS DO PORQUINHO... :D

cumprimentos a todos

:D :D
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

domingo jan 04, 2009 11:30 pm

ah! não chamem malucos (necessidade de psiquiatra) aos outros só porque não concordam com eles... LOL podemos não concordar uns com os outros mas não é a ofender que nos entendemos... :wink:
stellar1
Membro Veterano

segunda jan 05, 2009 5:47 pm

LiveToRock, pelo que eu percebi, aqueles comentários não eram dirigidos a si...

Da mesma maneira que temos uma forma de ser e pensar, que para alguns pode ser directa, seca e pouco amigável, desde que a resposta dada venha ao encontro do tema que está a ser debatido, esta também tem que ser considerada válida e respeitada. Ainda se vê por aí um bocado de falta de respeito pelas distintas formas de ser...

Desde que as intervenções tenham por finalidade a melhoria da qualidade de vida do animal, é esse o objectivo. Se eu prefiro conduzir em linha recta, ao invés de estradas com curvas, essa minha forma de ver as coisas tem que ser respeitada e penso que está tudo dito. :wink:
StellaR ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”