Isso é ilegal, já que o primeiro cio ocorre entre os 7 e os 10 meses, por norma.há criadores que preferem cruzar a cadela no primeiro cio,
Idade para o Acasalamento de MACHO yorkshire
Moderador: mcerqueira
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Além de ilegar é comprometer de forma muito séria, quer a vida da mãe, quer a qualidade das futuras ninhadas.jcsousa Escreveu:Isso é ilegal, já que o primeiro cio ocorre entre os 7 e os 10 meses, por norma.há criadores que preferem cruzar a cadela no primeiro cio,
<p>Cumprimentos, </p>
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
A resposta já foi dada, em post anterior, a idade mínima são 12 meses.kitty010 Escreveu:Agradeço a resposta mas eu tenho um macho yorkshire, mas já fiquei informada para o caso de haver uma femea não poder acasalar.
<p>Cumprimentos, </p>
-
Carpeju
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Desculpem-me, esqueci que estou no Brasil, há criadores que cruzam no primeiro cio, não é ilegal.sitiodosanimais Escreveu:Além de ilegar é comprometer de forma muito séria, quer a vida da mãe, quer a qualidade das futuras ninhadas.jcsousa Escreveu:Isso é ilegal, já que o primeiro cio ocorre entre os 7 e os 10 meses, por norma.há criadores que preferem cruzar a cadela no primeiro cio,
Deixo aqui um exemplo, entrevista com Marcos Portella Sollero.
3. O que um acasalamento prematuro pode acarretar para o desenvolvimento em um Akita? Pode vir ou não acontecer algum problema? Teria algum exemplo?
Francamente, não sei se acasalamentos prematuros podem acarretar algum problema. Quanto às fêmeas, uns dizem que o acasalamento no primeiro cio pode trazer problemas porque ela não está completamente formada ou não saberia lidar com os filhotes. Outros dizem que é ótimo o acasalamento no primeiro cio porque faz com que ela se desenvolva mais rapidamente. Dos machos, uns dizem que o acasalamento antes de um ano ajuda a desenvolver mais rapidamente a estrutura – outros dizem que ele ainda não está preparado e que os filhotes serão fracos.
Já ouvi de tudo e vi resultados bons e maus, seja qual for a idade do macho ou da fêmea. Só posso lhes dizer o que faço – as fêmeas só cruzam depois do terceiro ou quarto cio por dois motivos: (a) antes disso, parece-me válida a idéia de que ainda não estão aptas ao acasalamento; (b) não faço as campanhas de fêmeas prenhes ou que estão amamentando.
Quanto aos machos, apenas os uso em acasalamentos depois do segundo ano de vida. Isso porque tenho uma cautela extrema na escolha dos acasalamentos – antes dos dois anos, não sei o que um akita vai apresentar, seja ele macho ou fêmea – como não tenho pressa, vou devagar, quase parando – em geral, tiro uma ou, no máximo, duas ninhadas por ano. Tais motivos são válidos para mim – podem não valer para outros.
Aqui não é ilegal, são correntes de pensamentos diferentes. Eu, não cruzo cadelas nunca, castro-as...
Fonte: http://akitasnet.com.br/site/modules/xt ... .php?id=37
<p><strong>Mata Atlântica - RBMA</strong></p>