Isso é consequência das nossas acções, eles sabem que depois de uma acção vem uma reacção, se por exemplo os habituarmos a dar um biscoito depois dele nos trazer a trela, ele não vai assumir uma posição submissa, mas se lhe dermos uma palmada quando ele rouba comida, por exemplo, ele sabe que depois de roubar vem a reacção da palmada. Isto se for imediato, não é assim se for minutos ou horas depois.LucNun Escreveu:Por acaso também penso que essas atitudes não são exactamente demonstração de uma sensação de culpa, mas sim outra coisa.
Todos os dias assistimos a manifestações dessas, eles sabem muito bem que aquilo que vão fazer e fazem não é do nosso agrado, e mesmo assim fazem-no. Depois assumem a atitude de "culpado", pôem o carro à frente dos bois, por assim dizer, ficam à espera do ralhete, e com essa atitude anunciam-nos que acabaram de fazer asneira.
Na verdade, não me prendo muito com análises nem experiências. Não me servem para nada, cão é cão e só tem de ser aceite por aquilo que é, um animal com um certo nível de inteligência, que nos ama e que tem de viver connosco seguindo algumas regras que lhe impomos. E a quem também amamos.
Diz-me o que sentes!
Moderador: mcerqueira
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
X files?texuga Escreveu:[EXplico como já eXpliquei anteriormente,..
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p> " Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes
</p>
Partlho desta opinião.texuga Escreveu: Isso é consequência das nossas acções, eles sabem que depois de uma acção vem uma reacção, se por exemplo os habituarmos a dar um biscoito depois dele nos trazer a trela, ele não vai assumir uma posição submissa, mas se lhe dermos uma palmada quando ele rouba comida, por exemplo, ele sabe que depois de roubar vem a reacção da palmada. Isto se for imediato, não é assim se for minutos ou horas depois.
Quando fazem alguma asneira , por exemplo, destruir a casa quando estão sózinhos ( não por vingança como muitos insistem em dizer ), adotam a postura " culpa" quando o dono entra em casa. Claro ! O dono tambem não mostra agrado ao ver a destruição, pois não?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
Exactamente por isso é que digo que não é sentimento de culpa, é apenas reflexo condicionado, mas não despido de consciência.nicasxi Escreveu:Partlho desta opinião.texuga Escreveu: Isso é consequência das nossas acções, eles sabem que depois de uma acção vem uma reacção, se por exemplo os habituarmos a dar um biscoito depois dele nos trazer a trela, ele não vai assumir uma posição submissa, mas se lhe dermos uma palmada quando ele rouba comida, por exemplo, ele sabe que depois de roubar vem a reacção da palmada. Isto se for imediato, não é assim se for minutos ou horas depois.
Quando fazem alguma asneira , por exemplo, destruir a casa quando estão sózinhos ( não por vingança como muitos insistem em dizer ), adotam a postura " culpa" quando o dono entra em casa. Claro ! O dono tambem não mostra agrado ao ver a destruição, pois não?
A minha última pendura, por exemplo, já me anunciava a asneira que tinha feito antes que eu desse por ela: ia meter-se debaixo de um cadeirão que ali tenho, e ficava lá a olhar para mim, à espera. Avisada desta maneira, eu só tinha de me levantar e ir ver o que teria ela feito. Não lhe dizia nada, claro, depois apenas olhava para ela e fazia um pró-forma: "Malandra", ou "Hum-hum", e daí a nada ela saía de lá de baixo, para ir dormir, desafiar o Gaspar para a brincadeira ou... fazer nova asneira!
E, ao que parece, repete a proeza em casa da nova dona, o que deve levar esta a julgar que eu espancava a desgraçada...
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
texuga
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Ponky Escreveu:X files?texuga Escreveu:[EXplico como já eXpliquei anteriormente,..
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
imarcelo
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Na primária, aprendi uma série de disparates àcerca dos animais, como sendo irracionais, sem inteligência dominados apenas pelo instinto e num patamar muito abaixo do nosso.
Hoje em dia e já com provas científicas essas teorias caem completamente por terra ao provar-nos precisamente o contrário.
Na minha opinião os animais têm sentimentos, sim! Sentem, sofrem tal como nós, têm desiquilibrios emocionais tal como nós e tomam os mesmos medicamentos que nós.
Serão assim tão diferentes?
Quanto à alma... Para quem acredita na vida depois da morte, como eu acredito, tenho lido coisas bastante interessantes, sobre a alma dos animais
Hoje em dia e já com provas científicas essas teorias caem completamente por terra ao provar-nos precisamente o contrário.
Na minha opinião os animais têm sentimentos, sim! Sentem, sofrem tal como nós, têm desiquilibrios emocionais tal como nós e tomam os mesmos medicamentos que nós.
Serão assim tão diferentes?
Quanto à alma... Para quem acredita na vida depois da morte, como eu acredito, tenho lido coisas bastante interessantes, sobre a alma dos animais
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
-
Janucajunior
- Membro Júnior
- Registado: terça jun 02, 2009 11:10 am
Eu li o artigo, embora n tenha lido todas as respostas, mas akilo que sinto é que de dia para dia prefiro conviver mais com animais do que com humanos. Se a culpa nos cães é um mito?? pois isso eu não sei.. mas akilo que sei é que muitos humanos são frios, insensíveis, gostam de magoar os outros com intenções para tal, sentem culpa?
A Bianca, a minha cadela simplesmente quando faz alguma coisa mal, por instinto e não propositadamente, percebe rapidamente o que fez de errado e esconde-se. será vergonha? culpa? medo que ralhem com ela? não sou perito na matéria não posso afirmar. Mas uma coisa sei... deviamos aprender com o comportamento deles
...
A Bianca, a minha cadela simplesmente quando faz alguma coisa mal, por instinto e não propositadamente, percebe rapidamente o que fez de errado e esconde-se. será vergonha? culpa? medo que ralhem com ela? não sou perito na matéria não posso afirmar. Mas uma coisa sei... deviamos aprender com o comportamento deles
Isto já pra nao falarmos nos Caes&Gatos ET`s ( X files)!!!!imarcelo Escreveu:
Eles andam ai.....
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
</p>
Eh Eh Eh....
Desde já obrigada pela participação. Conforme disse é um assunto que me é muito querido e me consome horas de pesquisa e leitura. Tanto nos animais como Humanos.
Gosto do v/ diálogo, mas se podessem apresentar algo em concreto que vá de encontro ao que dizem era excelente.
É que as nossas apreciações só por si valem o que valem, fundamentadas tornam-se fortes e mais interessantes.
Desde já obrigada pela participação. Conforme disse é um assunto que me é muito querido e me consome horas de pesquisa e leitura. Tanto nos animais como Humanos.
Gosto do v/ diálogo, mas se podessem apresentar algo em concreto que vá de encontro ao que dizem era excelente.
É que as nossas apreciações só por si valem o que valem, fundamentadas tornam-se fortes e mais interessantes.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
patanisca123
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm
Como eu gosto das suas participações!texuga Escreveu:Isso é consequência das nossas acções, eles sabem que depois de uma acção vem uma reacção, se por exemplo os habituarmos a dar um biscoito depois dele nos trazer a trela, ele não vai assumir uma posição submissa, mas se lhe dermos uma palmada quando ele rouba comida, por exemplo, ele sabe que depois de roubar vem a reacção da palmada. Isto se for imediato, não é assim se for minutos ou horas depois.LucNun Escreveu:Por acaso também penso que essas atitudes não são exactamente demonstração de uma sensação de culpa, mas sim outra coisa.
Todos os dias assistimos a manifestações dessas, eles sabem muito bem que aquilo que vão fazer e fazem não é do nosso agrado, e mesmo assim fazem-no. Depois assumem a atitude de "culpado", pôem o carro à frente dos bois, por assim dizer, ficam à espera do ralhete, e com essa atitude anunciam-nos que acabaram de fazer asneira.
Na verdade, não me prendo muito com análises nem experiências. Não me servem para nada, cão é cão e só tem de ser aceite por aquilo que é, um animal com um certo nível de inteligência, que nos ama e que tem de viver connosco seguindo algumas regras que lhe impomos. E a quem também amamos.
parabéns
patanisca
Pela minha parte, não vejo como fundamentar as minhas observações e deduções pessoais, como boa leiga que sou. Apenas as posso descrever, mais nada.LuMaria Escreveu:Eh Eh Eh....
E todas elas me conduzem sempre às conclusões opostas às dos grandes técnicos cinófilos que andam por aqui, mas são apenas os meus pontos de vista, valem o que valem...
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
É compriensivel que queiram que nós anexemos os fundamentos as nossas teses, mas é muito dificil, porque não temos como o comprovar, o que eu tenho descrito aqui foi tudo através das esperiências que tive com os meus cães ate a data, agora cada pessoa tem a sua maneira de ver o que é ou não ate que haja algo a comprovar e demonstrar os factos!
Eu continuo a dizer que os cães sem culpa, medo, pena etc.
Cumps
Eu continuo a dizer que os cães sem culpa, medo, pena etc.
Cumps
Eu pela minha parte só consigo fundamentar com aquilo que observo com os meus canitos.
E cá vai mais uma :
O Simão é um cão , posso dizer, bem comportado. Nestes 6 meses comigo, ainda não fez nenhuma asneira. Tirando a vez em que fugiu , mas isso foi logo no inicio do nosso relacionamento, não conta.
Mas certo, certo é que se vê algum de nós zangado, nervoso ou irritado com alguma coisa, vai deitar-se na cama dele...
Penso que seja porque lê em nós esses sinais. E acha melhor dar espaço...
Ou será que se acha responsavel por tudo de mal que nos aconteça ??????
E cá vai mais uma :
O Simão é um cão , posso dizer, bem comportado. Nestes 6 meses comigo, ainda não fez nenhuma asneira. Tirando a vez em que fugiu , mas isso foi logo no inicio do nosso relacionamento, não conta.
Mas certo, certo é que se vê algum de nós zangado, nervoso ou irritado com alguma coisa, vai deitar-se na cama dele...
Penso que seja porque lê em nós esses sinais. E acha melhor dar espaço...
Ou será que se acha responsavel por tudo de mal que nos aconteça ??????
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
Não me parece...
Penso realmente que ele foge com medo... como tentou fugir logo ao principio e como foi apanhado ( imagino
a tareia) ele agora deita-se logo na cama.
Os sinais são faceis de detectar é logico que o animal quando ve as tuas costas a ficarem cheias de pelos e andares a babar-te pela casa toda o animal sente logo que vem mais aí alguma coisa ( garras, etc)...
Penso realmente que ele foge com medo... como tentou fugir logo ao principio e como foi apanhado ( imagino
Os sinais são faceis de detectar é logico que o animal quando ve as tuas costas a ficarem cheias de pelos e andares a babar-te pela casa toda o animal sente logo que vem mais aí alguma coisa ( garras, etc)...
</p>
Enganas-te !!!!! Geralmente fico canininha. Tão canininha que nem consigo subir degraus. Foi técnica que um canito me contou,utiliza-a para escapar ás sovas que a dona lhe dá..... 
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson