Uma pergunta muito importante, que teste é que foi realizado na sua cadela? Se está a estudar veterinária sabe o que é a lâmpada de wood???
Esta doença é causada mais comummente por Microsporum canis ou Trichophyton mentagrophytes. É uma zoonose, mas não significa obrigatoriamente que nos vai afectar, a nossa defesa imunitária é diferente da das outras pessoas, existem factores predisponentes. Para além de que o período de incubação in vivo é de 14 a 28 dias. O tratamento passa por uma medicação local, uma medicação adjuvante em casos de carência ou problemas de higiene, e, nem sempre utilizada, a terapia sistémica ( a que foi dada oral). Porque não passa com solução de lavagem de iodopovidona, é o mais simples e mais barato a fazer, pode não resolver, mas ajuda.
Já agora que é estudante de medicina veterinária, porque não perguntar aos professores? Quer melhor???
Dermatofitose
Moderador: mcerqueira
-
leoa_nova_
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
-
jclarinos
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Também já pensei nisso..especialmente a demodécica, pois ela de ter sido mal tratada por ter tido alturas de stress ou quedas imunitárias o que poderá também ter causado o aparecimento da sarna demodécica, não lhe fizeram raspagem, o vet simplesmente tirou-lhe pêlo junto das peladas e mandou para análise, DTM o teste feito. Passado duas semanas ligaram-me a dizer que o teste deu super positivo para fungos.LucNun Escreveu:O vet fez alguma raspagem nas patas para mandar para o laboratório e também verificar ao microscópio se é realmente tinha ou se será sarna?jclarinos Escreveu:...A Mancha tem as patas completamente encarnadas e três peladas mais ou menos redondas na zona pélvica, mas ontem caiu-lhe mais um bocado de pêlo perto da orelha. Nas patas ainda não vejo melhoras nenhumas, mas nas peladas já vejo pêlo a crescer. Só que por vezes cai-lhe pêlo noutro sitiu qualquer, penso que devem ser locais onde o fungo ainda está activo.
Obrigada
É que, na volta, ela pode ter as duas coisas...![]()
Cachorros com sarnas (sarcóptica e demodécica) foram o meu pão de cada dia enquanto fui FAT, e a pele deles apresentava-se quase sempre assim, vermelha, enrugada, etc. Também muitos deles tinham as duas coisas em simultâneo...
-
jclarinos
- Membro Veterano
Olá sim sei o que é. Foi utilizado o DTM. Pode-se usar a iodopovidona para lavagem de feridas? Não atrasa o processo de cicatrização?leoa_nova_ Escreveu:Uma pergunta muito importante, que teste é que foi realizado na sua cadela? Se está a estudar veterinária sabe o que é a lâmpada de wood???
Esta doença é causada mais comummente por Microsporum canis ou Trichophyton mentagrophytes. É uma zoonose, mas não significa obrigatoriamente que nos vai afectar, a nossa defesa imunitária é diferente da das outras pessoas, existem factores predisponentes. Para além de que o período de incubação in vivo é de 14 a 28 dias. O tratamento passa por uma medicação local, uma medicação adjuvante em casos de carência ou problemas de higiene, e, nem sempre utilizada, a terapia sistémica ( a que foi dada oral). Porque não passa com solução de lavagem de iodopovidona, é o mais simples e mais barato a fazer, pode não resolver, mas ajuda.
Já agora que é estudante de medicina veterinária, porque não perguntar aos professores? Quer melhor???
Como lhe disse o meu problema não é falta de veterinários para falar, só aqui vim para saber opiniões de outras pessoas que tenham passado pelo mesmo e se fizeram o mesmo tratamento ou não e se deu resultado e etc..ela já está a ser medicada nem é por aí, eu agora continuei a dar o itrafungol pois a diarreia parou ontem e pelos vistos não foi devido ao medicamento, por isso o vet disse para continuar a dar e se ela voltar a ter diarreia, aí terei realmente de mudar de tratamento.
-
jclarinos
- Membro Veterano
LucNun, esquecime de lhe dizer.. quando eu fui pela primeira vez ao vet com ela, o vet achou aquilo estranhissimo, pois ela tem uma pele no pescoço optima mas depois na zona pélvica a pele é fina, o pêlo muito baço e estranho. Ele também fartou-se de dizer que aquilo podia ser tudo, que nada apontava claramente para alguma coisa e que não havia nada simétrico..enfim assustou-me um bocado confesso e foi aí que me receitou a pomada antifungica e receitou-me também aquelas pipetas advocate para ácaros que também dá para demodex, e fez os testes para fungos mais nada..
vai na volta ela realmente também tem sarna. Eu também agora vou ver como ela reage novamente ao tratamento e como vou lá novamente na segunda para ele ver se ela está melhor, falo-lhe nisso.
Obrigada
Obrigada
Pois, os meus conhecimentos não são assim tão vastos, apenas posso falar pela experiência de tratar casos das duas sarnas e alguns de fungos. E o que diz da sua cadela não corresponde ao que me tem passado pelas mãos. A sarna demodécica costuma manifestar-se em locais definidos e muito caracteristicamente na face. A sarcóptica é bastante diferente.jclarinos Escreveu:LucNun, esquecime de lhe dizer.. quando eu fui pela primeira vez ao vet com ela, o vet achou aquilo estranhissimo, pois ela tem uma pele no pescoço optima mas depois na zona pélvica a pele é fina, o pêlo muito baço e estranho. Ele também fartou-se de dizer que aquilo podia ser tudo, que nada apontava claramente para alguma coisa e que não havia nada simétrico..enfim assustou-me um bocado confesso e foi aí que me receitou a pomada antifungica e receitou-me também aquelas pipetas advocate para ácaros que também dá para demodex, e fez os testes para fungos mais nada..vai na volta ela realmente também tem sarna. Eu também agora vou ver como ela reage novamente ao tratamento e como vou lá novamente na segunda para ele ver se ela está melhor, falo-lhe nisso.
Obrigada
Mas aguarde, a loba_lua esclareceu bastante bem o assunto e o seu veterinário não está a dormir em serviço e está a atacar em todas frentes. De qualquer das maneiras, prepare-se para tratamentos muito prolongados...
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
Gypsfulvus
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm
Jclarinos, você cometeu o erro crasso de dizer neste fórum que estuda medicina veterinária e claro que leva com isso na cara.
Ua sugestão, não faça essas perguntas neste fórum, faça-as na faculdade aos professores, o que não falta aqui são aprendizes de feiticeiro, já devia saber disso.
Ua sugestão, não faça essas perguntas neste fórum, faça-as na faculdade aos professores, o que não falta aqui são aprendizes de feiticeiro, já devia saber disso.