Pela Raça, contra o negócio!
Moderador: mcerqueira
Concordo que os criadores tenham conhecimento do paradeiro dos cães e tenham o máximo de informação actualizada sobre o seu estado, tudo dentro do razoável.
Acho que as palavras não foram muito bem escolhidas porque empurrou tudo para o mesmo lado, dando a ideia que vender cães é algo proibido mesmo para quem trabalha pela raça, o que provavelmente não era o intenção.
Há muita gente que não percebe nada de canicultura e gosta muito de cães, eu conheço muita gente e dou boas referências do seu carácter, enquanto terceira pessoa
Acho que as palavras não foram muito bem escolhidas porque empurrou tudo para o mesmo lado, dando a ideia que vender cães é algo proibido mesmo para quem trabalha pela raça, o que provavelmente não era o intenção.
Há muita gente que não percebe nada de canicultura e gosta muito de cães, eu conheço muita gente e dou boas referências do seu carácter, enquanto terceira pessoa

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
É impressão minha, ou tenho aqui mais um fã?-Tambor- Escreveu:Como é que sabe que não falou?texuga Escreveu:Não não falou, eu li o artigo todo.Acha mesmo que os repórteres usam toda a conversa que têm com os entrevistados?
A mim o que me interessa é o que está ESCRITO na dita revista, não o que não está escrito... parece-me óbvio...
Toda a gente sabe que a Texuga é um portento da Canicultura nacional e se a Texuga não conhece ponham-se a pautexuga Escreveu:E se o afixo é bem conhecido, só se for para si, eu nunca tinha ouvido falar em tal nome...Eu sou uma enciclopédia, muito melhor que a Wikipédia...
Quem não está dentro da Canicultura é o Zezinho que acha que todos os cães de raça são iguais, e que quando se fala em defeitos, ou que os cães da mesma ninhada não são iguais, acha que os cães não são puros. Deve-lhes dar um abalo esta reportagem ...texuga Escreveu:O debate que lancei foi:Quando as pessoas lerem este artigo, quem não está dentro do mundo da canicultura, não irá achar que os "outros" Criadores são todos uma cambada de capitalistas à espera de enriquecer à custa da venda de cães, pois afinal de contas, criar cães é apenas uma questão de "amor", sem custos inerentes?
Sendo um artigo tão genérico e tão superficial sobre o que é o mundo da Canicultura, não será altamente falacioso e enganoso?Dá o abalo do interesse, as pessoas agarram-se àquilo que lhes interessa, por isso é que os pitbulls são comedores de criancinhas...

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Não avaliei em parte alguma a competência dessa sra. como criadora, nem tão pouco a conheço, apenas fiz referência ao que ela apregoa que pode, e acredito que afecte, os "outros" criadores.-Tambor- Escreveu:Está a dizer que a Mercedes Geraldes não é uma verdadeira criadora?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Se calhar a si interessar-lhe-ia saber coisas sobre exposições e etc, mas se calhar a 90% das pessoas que lêem a Visão isso passa-lhes completamente ao lado e o repórter achou por bem não referir nada sobre issotexuga Escreveu: A mim o que me interessa é o que está ESCRITO na dita revista, não o que não está escrito... parece-me óbvio...

Nota-setexuga Escreveu: Eu sou uma enciclopédia, muito melhor que a Wikipédia...

E...? Acha mesmo que se vai deixar de vender cães?texuga Escreveu:Dá o abalo do interesse, as pessoas agarram-se àquilo que lhes interessa, por isso é que os pitbulls são comedores de criancinhas...

texuga Escreveu:Não avaliei em parte alguma a competência dessa sra. como criadora, nem tão pouco a conheço, apenas fiz referência ao que ela apregoa que pode, e acredito que afecte, os "outros" criadores.

Desiluda-se, não é assim tão importante quanto se julgatexuga Escreveu:É impressão minha, ou tenho aqui mais um fã?

Por falar em fãs (ai essa vaidadezinha despropositada...):É impressão minha, ou tenho aqui mais um fã?
Esgotados os temas sobre exercício, a Texuga resolveu trazer a debate um tema tão despropositado como a avaliação de uma entrevista dada por uma criadora de cães de água...
Tirando essa história dos criadores com C gande e C pequeno (criador é o dono da fêmea que pare), retive alguns comentários que, por minha vez, comentarei...
Que eu saiba, a Visão não é uma revista de canicultura, muito menos virada para a raça em questão... daí que a senhora devia falar em lnhas de sangue e quejandos me pareça totalmente descabido. Mesmo quem está dentro da cinofilia por certo desconhece linhas de sangue do CAP, imagine-se, então, o peso que essa descrição teria para u público generalista como o da Visão...
Dar não é realmente a mesma coisa que pôr em co-propriedade, esse assunto já foi tratado aqui na Arca e não compreendo que tipo de dúvidas pode alimentar.
Quanto às condiçoes exigidas aos futuros co-prorietários a coisa é muito simples - cada um tem toda a legitimidade para pôr as condições que lhe derem na real gana...os interessados aceitam-nas ou não, caso não estejam de acordo. A não ser que a Texuga estivesse também a bater-se à condição de co-proprietária, custa-me a entender essas críticas aos critérios que a senhora utiliza para dar os seus cães em co-propriedade. Cada um utiliza os que achar mais apropriados.
Dito isto, acharia mais adequado que expusesse as suas dúvidas à pessoa em questão (embora pense que não iria ter pachorra para lhe responder...) em vez de ocupar aqui espaço com filosofias da treta.
-
- Membro Veterano
Está na parte final do post inicial...dinodane Escreveu:Texuga, não percebi qual o "point" do teu tópico...
Edit: mas se quiserem continuar a falar no cão a fazer xixi fora do sítio, ou no cão que ladra dia e noite, ou mesmo nas melhores rações de supermercado, estão à vontade... só achei que poderia ser interessante lançar uma conversa "diferente", sobre um artigo que vai ser lido por milhares de portugueses...

-
- Membro Veterano
Vamos então simplificar as coisas, para quem não percebeu, ou não quis entender
Revista Visão -> milhares de leitores, na maioria completamente leigos relativamente à canicultura.
Artigo -> Venda de cães é absurdo, a criação deve ser apenas e só por "amor à raça".
Opiniões dos leigos relativamente à venda de cães -> "É um absurdo", "os preços são exorbitantes", "é uma vergonha fazer dinheiro à custa dos animais de estimação", etc...
Agora misturem os pontos em cima mencionados todos num só bolo...
Que impacto acham que vai ter este artigo para os ditos "leigos" que o lêem? Não terá o mesmo impacto daqueles artigos do pitbull que "ataca" alguém, dando a tão desejada razão a quem afirma a pés juntos, que o pitbull é comedor de criancinhas?
Só responde quem quiser...

Revista Visão -> milhares de leitores, na maioria completamente leigos relativamente à canicultura.
Artigo -> Venda de cães é absurdo, a criação deve ser apenas e só por "amor à raça".
Opiniões dos leigos relativamente à venda de cães -> "É um absurdo", "os preços são exorbitantes", "é uma vergonha fazer dinheiro à custa dos animais de estimação", etc...
Agora misturem os pontos em cima mencionados todos num só bolo...
Que impacto acham que vai ter este artigo para os ditos "leigos" que o lêem? Não terá o mesmo impacto daqueles artigos do pitbull que "ataca" alguém, dando a tão desejada razão a quem afirma a pés juntos, que o pitbull é comedor de criancinhas?
Só responde quem quiser...

Olhe ainda ontem ou o que foi referi que o meu rico cão adora a purina one (deve ser a melhor do super mercado)texuga Escreveu:Está na parte final do post inicial...dinodane Escreveu:Texuga, não percebi qual o "point" do teu tópico...
Edit: mas se quiserem continuar a falar no cão a fazer xixi fora do sítio, ou no cão que ladra dia e noite, ou mesmo nas melhores rações de supermercado, estão à vontade... só achei que poderia ser interessante lançar uma conversa "diferente", sobre um artigo que vai ser lido por milhares de portugueses...

Não se enerve, estou a brincar consigo.
Respondendo ao seu tópico, sim concordo consigo, pois a maioria das pessoas não tem noção dos custos envolvidos e do trabalho e dedicação que está inerente à reprodução canina feita com as devidas condições.
Agora cada um é livre de fazer aquilo que quer, e se essa senhora é empresária em África, "papel" não lhe deve faltar (presumo eu) como tal pode-se dar ao luxo de ter a criação do Cão de Água Português sem que tenha que ter alguma amortização dos custos com a sua venda.
Cumprimentos,
Adolfo Caldeira
Ps: Em relação à comparação com as noticias sensacionalistas dos Pit Bulls, não sei se chegará tão longe assim pois como já referi não é de conhecimento comum os preços reais de um bom criador enquanto que cães "assassinos" já move massas e audiências tornando-se assim do conhecimento comum.
O impacto vai ser zero. A opinião dos "leigos", como lhes chama, já é precisamente a de que "É um absurdo", "os preços são exorbitantes", "é uma vergonha fazer dinheiro à custa dos animais de estimação", etc... Quem não é "leigo" sabe bem que a qualidade custa caro
E então, quem eram os pais da ninhada C de Vallverde?
Já viu, que eu saiba foi o primeiro criador de Dobs por cá a pôr nomes "próprios" duplos começados pela mesma letra. Há gente muito copista, não acha? 

E então, quem eram os pais da ninhada C de Vallverde?

-
- Membro Veterano
E onde é que quer chegar?-Tambor- Escreveu:O impacto vai ser zero. A opinião dos "leigos", como lhes chama, já é precisamente a de que "É um absurdo", "os preços são exorbitantes", "é uma vergonha fazer dinheiro à custa dos animais de estimação", etc... Quem não é "leigo" sabe bem que a qualidade custa caro![]()
E então, quem eram os pais da ninhada C de Vallverde?Já viu, que eu saiba foi o primeiro criador de Dobs por cá a pôr nomes "próprios" duplos começados pela mesma letra. Há gente muito copista, não acha?

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata
Não percebe? é para quebrar a monotonia...Acaldeira Escreveu:Indo Off Topic: Não entendo esta hostilidade entre os usuários da Arca de Noé, em vez de discutirem construtivamente....

Quanto à sua questão (que, devo dizer, ficou bem explicita logo de inicio), Texuga, percebo-a... quem não qualquer noção sobre canicultura (e não falo só daqueles que defendem que "os preços são exorbitantes", "é uma vergonha fazer dinheiro à custa dos animais de estimação", falo daqueles que, precisamente por não saberem nada de canicultura, não têm uma opinião formada), ao ler este artigo, pode sim ficar com a ideia de que os criadores podem dar as ninhadas e não o fazem por que querem é "sacar o dinheiro ao pessoal"...
Filipa Costa
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Mas essa grande parte de pessoas não precisa ler esse artigo para chegar a essa conclusão porque mesmo antes desse artigo sair, elas já pensava assim, que os criadores é só "sacar dinheiro ao pessoal".ao ler este artigo, pode sim ficar com a ideia de que os criadores podem dar as ninhadas e não o fazem por que querem é "sacar o dinheiro ao pessoal"...