Quando muito se discute sobre tipos de treino...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
- Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel
Hehehe foi assim que treinei o meu e por acaso aprendi isso pelo youtube... muito útil... há vários objectos que eu peço que mo traga dizendo lhe por exemplo "busca a trela" e la vai ele busca-la ao sitio do costume e as vezes não esta no sitio e ele procura ate encontrar.. ou ás vezes para os objectos que estão á vista eu simplesmente aponto e digo busca...doglover80 Escreveu:Fitinhas Escreveu:Então, tenho o tlm numa bolsa tipo almofadada...
Eu brinco com ela e a respectiva bolsa, atiro e tal, ela vai buscar, até ai td bem!![]()
De manhã qd acordo, ainda na cama, peço lhe que vá buscar o trrim (), e ela fica meio desorientada
![]()
![]()
![]()
Existem duas formas de ensinar a trazer objecto:
1.Usando o instinto de presa
2.Não usando o instinto de presa
1. Mexe um objecto, excita o cão e lança-o e por causa do instinto de presa o cão persegue e agarra o objecto e então nós chamamos o cão para ele dar ... é como 90% das pessoas ensinam a trazer objectos e leva a muitos problemas (é como você está a ensinar)
2. Coloca o telefone no chão e marca e reforça o tocar ou agarrar no objecto, do estilo ... ela olha para o telefone, você diz "bem" e dá uma recompensa ... faz isto 30 vezes, depois aumenta a dificuldade para tocar com o focinho e quando ela toca diz "bem" e dá recompensa, repete 30 vezes, depois dá só quando agarra e depois quando traz até si. (isto é o que pede à cadela quando restá deitada)
Para um cão faz toda a diferença ir agarrar uma coisa que está a fugir dela e ir buscar uma coisa que está parada... treine com o telefone no sitio onde costuma estar sem lhe mexer... toque no telefone para ela perceber e diga-lhe para trazer ... pode ser que resulte.
Na obedience não se ensinam cães a trazer o apport com instinto de presa ... senão não era fiável o suficiente ... os cães que agarram objectos por instinto de presa têm roletância em dar esses mesmos objectos.
Procure "shaping retrieving" no youtube ou o meu video "bomcaopanheiro - cobro por shaping" no youtube.
Deu trabalhinho a treinar isto...

<p>Cumprimentos</p>