Tartas semiaqua Uvb/a, termostato esclarecimento-actualizado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quarta ago 19, 2009 10:06 pm

AlunoBioGeo Escreveu:são dos raios mais fortes que existem... Apenas não atravessam vidro, mas olhem que mesmo assim existe vidro que é atravessado...

Não é bem assim Fred, dizer que os UV não atravessam o vidro está errado.

Um vidro de 3mm a 6mm reflete apenas 23% a 28% da radiação, ou seja, 77% a 72% atravessa o vidro.
O vidro isolante apenas reflecte 36% a 41%, deixando passar uma boa quantidade também.
Sendo vidros duplos, que há na maioria das casas, costumam ser 2 vidros de 4mm cada, é só fazer as contas, basicamente, passa uma quantidade muito grande comparada com a radiação das lampadas, uma vez que 12horas de lampada equivale a 1hora de sol directo.

Assino por baixo do Fred e do Cris, quanto á utilização da lampada.

PS: No inverno o tempo não está sempre nublado 8)
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta ago 19, 2009 10:11 pm

jorginho11 Escreveu:-a pois estimulam "o apetite"--- conseguem-se artificialmente(Sem acesso directo---sem vidros pelo meio,p/ex.---ao sol) com lampadas criadas p/ o efeito. Se não soubesse como captar UVas, também não era por aqui que ia perceber. O texto está confuso.

o fabricante refere explicitamente até um ano de duração, com o uso o espectro emitido vai "caindo", devem ser temporizadas em media 12h/ dia, dai ser frequente ouvir dizer que se deve mudar de 6 em 6 meses, não é nenhum absurdo é a meu ver excessivo, uma vez que na natureza não teremos seguramente 365 dias de sol e existem nuvens, sombras, etc... A minha pergunta é: Será correcto comparar valores de uma lâmpada que funciona menos bem com um dia com menos sol? É que os dias com menos sol também têm muita radiação...e parte dos animais submeter-se à radiação ou não no aquaterrário ou num terrário segundo o local (pela sua escolha) e parece-me que com uma lâmpada menos potente não o possam fazer...mesmo debaixo da lâmpada podem não captar a radiação que precisam...E se quiser falar em «dias de Inverno contínuo», elas normalmente na Natureza hibernam no Inverno...Portanto não percebo mesmo esta comparação.

quote]
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

quarta ago 19, 2009 10:13 pm

Ianarosh Escreveu:uma questao quanto ao termostato eu tenho um aquario de 50litros se comprar um de 100W aquece a agua em menos tempo? Ou causa problemas de aquecimento em demasia? e que pelo que li fiquei com a sensaçao que iria aquecer demais o.O
É desnecessario, compra uma resistencia de 50W pois chega, o ajuste desejado é rigorosamente o mesmo que numa de 100W, i.e.,se queres 25ºc queres c/ 50W e queres c/ 100W, certo? A de 50W vai trabalhar de vez em quando, a de 100 trabalharia muito pouco visto estar sobredimensionada.Não me leves a mal, mas relê, pf...
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta ago 19, 2009 10:15 pm

Ianarosh Escreveu:uma questao quanto ao termostato eu tenho um aquario de 50litros se comprar um de 100W aquece a agua em menos tempo? Ou causa problemas de aquecimento em demasia? e que pelo que li fiquei com a sensaçao que iria aquecer demais o.O
eu preferia um de 75W e sim como tem mais 'força' aquece a agua mais rapidamente
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quarta ago 19, 2009 10:15 pm

Nazgul93 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:são dos raios mais fortes que existem... Apenas não atravessam vidro, mas olhem que mesmo assim existe vidro que é atravessado...

Um vidro de 3mm a 6mm reflete apenas 23% a 28% da radiação, ou seja, 77% a 72% atravessa o vidro.
O vidro isolante apenas reflecte 36% a 41%, deixando passar uma boa quantidade também.
Sendo vidros duplos, que há na maioria das casas, costumam ser 2 vidros de 4mm cada, é só fazer as contas, basicamente, passa uma quantidade muito grande comparada com a radiação das lampadas, uma vez que 12horas de lampada equivale a 1hora de sol directo.

Epá, tens razão... Sim, os UV passam o vidro, mas parte é filtrada... Não o todo... Ao ler na diagonal os meus pdf de fisica, acabei por interpretar mal :oops:

Mas mantenho o que disse no resto, num dia totalmente nublado os UV estão presentes como num dia solarengo, as gotículas de água das nuvens filtram muito pouco os raios UV (são muito energéticos)...

Quanto à utilização da lâmpada e seu tempo de vida, nada mais a acrescentar... Fica na consciência de cada um.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

quarta ago 19, 2009 10:18 pm

Psynapse Escreveu:
jorginho11 Escreveu:-a pois estimulam "o apetite"--- conseguem-se artificialmente(Sem acesso directo---sem vidros pelo meio,p/ex.---ao sol) com lampadas criadas p/ o efeito. Se não soubesse como captar UVas, também não era por aqui que ia perceber. O texto está confuso.

o fabricante refere explicitamente até um ano de duração, com o uso o espectro emitido vai "caindo", devem ser temporizadas em media 12h/ dia, dai ser frequente ouvir dizer que se deve mudar de 6 em 6 meses, não é nenhum absurdo é a meu ver excessivo, uma vez que na natureza não teremos seguramente 365 dias de sol e existem nuvens, sombras, etc... A minha pergunta é: Será correcto comparar valores de uma lâmpada que funciona menos bem com um dia com menos sol? É que os dias com menos sol também têm muita radiação...e parte dos animais submeter-se à radiação ou não no aquaterrário ou num terrário segundo o local (pela sua escolha) e parece-me que com uma lâmpada menos potente não o possam fazer...mesmo debaixo da lâmpada podem não captar a radiação que precisam...E se quiser falar em «dias de Inverno contínuo», elas normalmente na Natureza hibernam no Inverno...Portanto não percebo mesmo esta comparação.

quote]
Ok, ajude a melhorar pf, mas tambem não percebi a duvida, a minha comparação deve ser entendida ao longo de um ano, tempo suposto de duração da lampada, e hibernam porquê? As Brasileiras hibernam? De que serve a lampada se as tartas tiverem num aqua como o meu p/ex. c/30 cm de aqua em cima?
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 10:21 pm

cris17 Escreveu:
eu preferia um de 75W e sim como tem mais 'força' aquece a agua mais rapidamente
Ok,para?...
<p>Paulo Jorge</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 10:22 pm

Estás a confundir alhos com bugalhos...

Termostato: Regula a temperatura da água, ligando e desligando a resistência. Se tiveres o termostato regulado para a temperatura certa, ela nunca aquece demais...

Resistência: É esta que te aquece a água, e não o termostato.

Se tiveres uma de 100W claro que te aquece mais rapidamente a água, só que talvez seja mesmo desnecessário tanta potência, pois talvez vás gastar mais electricidade para atingires a temperatura desejada...

Ou talvez não, só fazendo as contas que muito sinceramente era necessário um físico ou um electricista capaz de te fazer o calculo, uma vez que o tempo necessário para a aquecer seria menor!

A calcular... Brake, uma ajudinha? :lol:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 10:27 pm

Nazgul93 Escreveu:

Nota: de toda a radiação/energia solar só 7% são UV.
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 10:30 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Estás a confundir alhos com bugalhos...

Termostato: Regula a temperatura da água, ligando e desligando a resistência. Se tiveres o termostato regulado para a temperatura certa, ela nunca aquece demais...

Resistência: É esta que te aquece a água, e não o termostato.

Se tiveres uma de 100W claro que te aquece mais rapidamente a água, só que talvez seja mesmo desnecessário tanta potência, pois talvez vás gastar mais electricidade para atingires a temperatura desejada...

Ou talvez não, só fazendo as contas que muito sinceramente era necessário um físico ou um electricista capaz de te fazer o calculo, uma vez que o tempo necessário para a aquecer seria menor!

A calcular... Brake, uma ajudinha? :lol:
O consumo medido em Amperes é a potenci a : Voltagem, uma resist de 100W consome 100:230=0,43A instantaneos.
Quanto ao resto ámen.
<p>Paulo Jorge</p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta ago 19, 2009 10:34 pm

Poderia clarificar a parte do directo e do não directo, lâmpadas e sol.

Comparar o funcionamento de uma lâmpada em todo o seu espectro com dias com muito sol e gradualmente passar para dias com menos sol parece-me contranatura, subjectivo e muito duvidoso. Para além de não sabermos a 100% o efeito no animal com uma lâmpada de 7 meses (que pode não emitir uvB e emitir outro espectro) também nada sabemos da uniformidade desse mesmo espectro enquanto zona, pois decerto que vai apresentar zonas com mais radiação e outras com menos, facilitando lesões no tegumento do animal, que se continua a expor à lâmpada. Acho que não há melhor que jogar pelo seguro. Eu pelo menos não o recomendo a ninguém.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 10:49 pm

Psynapse Escreveu:Poderia clarificar a parte do directo e do não directo, lâmpadas e sol.

Comparar o funcionamento de uma lâmpada em todo o seu espectro com dias com muito sol e gradualmente passar para dias com menos sol parece-me contranatura, subjectivo e muito duvidoso. Para além de não sabermos a 100% o efeito no animal com uma lâmpada de 7 meses (que pode não emitir uvB e emitir outro espectro) também nada sabemos da uniformidade desse mesmo espectro enquanto zona, pois decerto que vai apresentar zonas com mais radiação e outras com menos, facilitando lesões no tegumento do animal, que se continua a expor à lâmpada. Acho que não há melhor que jogar pelo seguro. Eu pelo menos não o recomendo a ninguém.
Mais uma vez acho que não percebi a 100% vou tentar responder, a radiação chega até nos de 3 formas, directa-obvia, difusa,- filtrada p/ uma nuvem, pela chuva, etc, e reflectida- num predio espelhado,p/ ex, seria isto?
Não tentei ir contra natura, nem comparar o imcomparavel, ---lamp versus sol ?!?!?!?!?!--- repito para quem acredita em mudar de 6 em 6 meses que a minha analogia deve ter em conta 1 ano. Periodo que o fabricante refere, se o mesmo joga com tempos de utilização? possivel será sempre, não é?
<p>Paulo Jorge</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 10:59 pm

jorginho11 Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:

Por isso mesmo falo que em 6 meses, foi-se toda a radiação nos UV, seja numa lâmpada 2.0 ou numa 5.0...
jorginho11 Escreveu: O consumo medido em Amperes é a potenci a : Voltagem, uma resist de 100W consome 100:230=0,43A instantaneos.
Não te percebi bem...

O consumo em amperes? Desculpa, mas ou a tua frase é mesmo muito confusa ou estás um pouco baralhado...

A potência de um aparelho é medida em W (watt) "que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado." (wiki).

Ou seja, se um aparelho com 100W de potência estiver ligado durante uma hora, como Energia=potencia x tempo, vai gastar 100w de energia nessa hora, ou seja... esse aparelho vai gastar cerca de 0,1kw/h de energia.

O Ampere (A) é uma unidade de medida de intensidade de corrente, logo não percebi bem porque puseste ao barulho a intensidade de corrente...

jorginho11
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 11:18 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
jorginho11 Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:

Por isso mesmo falo que em 6 meses, foi-se toda a radiação nos UV, seja numa lâmpada 2.0 ou numa 5.0...
jorginho11 Escreveu: O consumo medido em Amperes é a potenci a : Voltagem, uma resist de 100W consome 100:230=0,43A instantaneos.
Não te percebi bem...

O consumo em amperes? Desculpa, mas ou a tua frase é mesmo muito confusa ou estás um pouco baralhado...

A potência de um aparelho é medida em W (watt) "que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado." (wiki).

Ou seja, se um aparelho com 100W de potência estiver ligado durante uma hora, como Energia=potencia x tempo, vai gastar 100w de energia nessa hora, ou seja... esse aparelho vai gastar cerca de 0,1kw/h de energia.

O Ampere (A) é uma unidade de medida de intensidade de corrente, logo não percebi bem porque puseste ao barulho a intensidade de corrente...
Aluno, a ideia deste meu topico está longe de ser demonstrar o que quer que seja em termos de conhecimentos pessoais, cada um sabe o que sabe e eu sei pouco, espero que esse pouco seja suficiente p/ ajudar quem sabe menos, e isto nada temm dae altruismo, tem mais a ver com uma panca forte c/ uniformização, repara que o enfoque está originalmente e gostaria que ficasse na forma de seleccionar a UVB correcta, não considera descabido 6/6 meses, só excessivo, fala da formula (simples,simples) p/ calcular as resistencias e logo a seguir manda-a as urtigas e explica o que é realmente o termostato, e a seguir a se perceber quantos L leva um aqua, vamos manter essa mensagem, ok?
Como sou humano, eu não meti a vertente tempo, ok? :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta ago 19, 2009 11:38 pm

jorginho11 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
jorginho11 Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:

Não te percebi bem...

Aluno, a ideia deste meu topico está longe de ser demonstrar o que quer que seja em termos de conhecimentos pessoais, cada um sabe o que sabe e eu sei pouco, espero que esse pouco seja suficiente p/ ajudar quem sabe menos, e isto nada temm dae altruismo, tem mais a ver com uma panca forte c/ uniformização, repara que o enfoque está originalmente e gostaria que ficasse na forma de seleccionar a UVB correcta, não considera descabido 6/6 meses, só excessivo, fala da formula (simples,simples) p/ calcular as resistencias e logo a seguir manda-a as urtigas e explica o que é realmente o termostato, e a seguir a se perceber quantos L leva um aqua, vamos manter essa mensagem, ok?
Como sou humano, eu não meti a vertente tempo, ok? :wink:
Oh Jorginho, mas de cada vez que responde lá vem outro disparate... Pergunto-lhe: Para que serve um tópico (para ajudar, como diz) se vem cheio de imprecisões e fica chateado se lhe corrigem? Explique-me isso que eu ainda não entendi como é que um tópico com erros e teses não demonstradas pode ajudar uma pessoa que nada percebe do assunto? Só lhe vai dificultar porque está a apreender coisas erradas como correctas... Acha isso sensato? Eu não acho!

Esqueceu-se de por a variante tempo?? Você assumiu que o consumo da energia (erradamente em Amperes) era o quociente entre potência e intensidade de corrente! Eu já não me lembrava do calculo e sabia que algo não batia certo no seu, por isso fui pesquisar antes de responder, para o corrigir de forma acertada!

Há pouco o Nazgul corrigiu-me uma imprecisão minha e depois de reler a minha fonte verifiquei que ele estava correcto e assumi o erro, pedindo desculpa... O que é que você fez, por duas vezes?

Mais uma coisa, se quer fazer um tópico útil, pesquise... Faça a selecção das fontes mais credíveis e depois escreva com clareza e com o mínimo de erros possível, para não levar as pessoas ao engano! Ah, e mostre alguma estrutura no tópico... Aconselho-o por isso a ir à zona das dicas e conselhos úteis e verifique como alguns desses membros fizeram bons trabalhos e tente seguir o mesmo espírito!

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”