sábado set 12, 2009 2:35 pm
Olá,
Ressalvando os bons criadores que aparecem nas exposição, e, criam dentro de parâmetros éticos e honestos.
Cingindo-me somente ao caso do Pastor Alemão em exposição.
O que é que um criador, por muito ético e honesto que seja, vai fazer ao ver que um cão deformado, que se arrasta em pista, e é considerado o melhor por juízes, que se dizem defensores da raça perfeita?????
Todos sabemos que os filhos deste campeão atrofiado(para mim), vão valer muito €€€€£££££.
Ora como isto movimenta muito dinheiro, e como todos, ou parte, querem ganhar a sua quota parte, a tendência será tentarem criar os cães dentro do mesmo padrão.
Também sabemos que é uma reportagem facciosa, mas gostava de ouvir, também, os comentários daqueles que perderam o título para um cão atrofiado.
Assim como daqueles que têm ética e seriedade e não criam dentro dos mesmos padrões.
O mais escandaloso é que há pessoas que os defendem, alegando que outros problemas/doenças surgiriam; Não duvido, mas podíamos tentar fazer algo para alterar a situação, a começar pelos juízes que se não são capazes de ver um cão atrofiado à vista desarmada e desclassificá-lo, não devem ser juízes.
Desculpem a minha opinião, mas se ser "CRIADOR" é criar um cão daqueles, então prefiro ser BYB ou não criar nada.
Edit: Assim, sou obrigado a dar razão a quem afirma que o problema das raças não são os criadores mas a competição.
Um abraço