Acho que já foram dados vários palpites, e qualquer que seja o cão que escolher, é preciso ponderar se está disposto a alterar a sua vida para o adoptar, porque ao início o cachorro vai-lhe exigir tanto como um filho, e não conte com as crianças para ajudar, pois o treino e a educação do animal vai ter de partir de si, assim como a supervisão das brincadeiras, pois os cachorros têm muito menos cuidado com as crianças do que os cães adultos, independentemente da raça.
Para além da convivência diária, existe ainda a questão das ausências como as férias, ou uma simples saída à noite para jantar em casa de uns amigos. Na sua vida vai surgir mais uma preocupação e despesa! Pense bem antes de ceder aos desejos dos seus filhos, e avalie se tem disponibilidade para ter um cão: física, emocional e financeira. Se a sua resposta fôr positiva, então boa sorte e escolha a raça que melhor se adapte ao seu estilo de vida. (para apartamento sugiro uma cadela de raça pequena, de preferência que não largue muito pêlo)
que raça escolher
Moderador: mcerqueira
Uma coisa boa é planear até quanto pode gastar com o cão anualmente.
Faça um orçamento das despesas, incluindo alimentação (não pode ser comida de supermercado ou gasta no vet...), vacinas, desparasitantes, anti pulgas, licença anual, chip, produtos extra (shampô, limpeza orelhas), etc. Mas inclua também o hotel para quando saiem (ou pet sitting) e eventuamente treinador, se acha que não tem prática para ensinar o cão.
Assim não há surpresas, pelo menos se o cão for saudável. Neste momento há muito cão de raça abandonado nos canis porque os gastos foram maiores do que os donos previam...
então raças grandes tem sido uma leva!
Faça um orçamento das despesas, incluindo alimentação (não pode ser comida de supermercado ou gasta no vet...), vacinas, desparasitantes, anti pulgas, licença anual, chip, produtos extra (shampô, limpeza orelhas), etc. Mas inclua também o hotel para quando saiem (ou pet sitting) e eventuamente treinador, se acha que não tem prática para ensinar o cão.
Assim não há surpresas, pelo menos se o cão for saudável. Neste momento há muito cão de raça abandonado nos canis porque os gastos foram maiores do que os donos previam...
então raças grandes tem sido uma leva!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 8:40 pm
O Perdigueiro Português é um cão muito afectuoso para com o dono e são de porte médio.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 8:40 pm
O Perdigueiro Português é um cão muito afectuoso para com o dono e são de porte médio.
Pêlo comprido ou pêlo curto convém saber que: vão sempre ter mais trabalho com as limpezas em casa do que sem cão...
Vai haver coisas destruidas.
Vai haver muita porcaria nos tapetes até ele aprender a fazer no sitio, não se consegue escapar a xixis, cócós, vomitados, etc. É bom que tenham paciência para isso.
Nem pensem que um cachorro aprende de um dia para o outro. Leva meses!
Quer chova, quer faça sol, com frio ou com calor, mesmo que estejam a cair de sono, vão ter de o levar à rua e mais do que uma vez por dia....
Vai chorar e fazer barulho. Podem ter vizinhos chatos a refilar.
Quando sairem, vão ter de o levar (se forem sitos que aceitem cães). Há pessoas muito esquisitas com cães no carro....e por vezes os cães pequenos enjoam e vomitam.
Nas férias se não o poderem levar vão ter de arranjar hotel para ele.
Uma varanda ou a cozinha, não são opções possíveis para ter um animal fechado todo o dia. Acho eu, há quem pense o contrário, eu acho que é crueldade e leva os animais a ficarem muito stressados.
Se estão com coragem para enfrentar tudo isto e não despejar depois todo o trabalho na dona da casa (que muitas vezes é quem paga as favas...), força!
Vai haver coisas destruidas.
Vai haver muita porcaria nos tapetes até ele aprender a fazer no sitio, não se consegue escapar a xixis, cócós, vomitados, etc. É bom que tenham paciência para isso.
Nem pensem que um cachorro aprende de um dia para o outro. Leva meses!
Quer chova, quer faça sol, com frio ou com calor, mesmo que estejam a cair de sono, vão ter de o levar à rua e mais do que uma vez por dia....
Vai chorar e fazer barulho. Podem ter vizinhos chatos a refilar.
Quando sairem, vão ter de o levar (se forem sitos que aceitem cães). Há pessoas muito esquisitas com cães no carro....e por vezes os cães pequenos enjoam e vomitam.
Nas férias se não o poderem levar vão ter de arranjar hotel para ele.
Uma varanda ou a cozinha, não são opções possíveis para ter um animal fechado todo o dia. Acho eu, há quem pense o contrário, eu acho que é crueldade e leva os animais a ficarem muito stressados.
Se estão com coragem para enfrentar tudo isto e não despejar depois todo o trabalho na dona da casa (que muitas vezes é quem paga as favas...), força!