Esterilzação de gata

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

JuSi
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 9:31 am

quinta out 08, 2009 12:02 pm

Compreendo perfeitamente o que está a sentir... confesso que também me senti assim no ano passado quando a Luna foi esterilizada... mas vai ver que corre tudo bem..

e não se preocupe qd a for buscar se ela tiver mais em baixo e mais calminha porque ainda terá de recuperar... tenha consciencia que ela foi submetida a uma cirurgia (simples mas é sp uma cirurgia)

não tenha vergonha de se sentir assim pq todos passamos por isso e aproveite o forum para fazer todas as perguntas (mesmo relacionadas com a recuperação) por mto envergonhada que se sinta...

eu fiz perguntas mto "parvas" qdo a minha Luna foi esterilizada e obtive uma grande compreensão e muitos esclarecimentos aqui na ARCA... estamos aqui para ajudar!

depois conte-nos como está a menina... e não se acanhe (que eu até fotos da Luna com o vestido coloquei)! :D
zuenapoleao
Membro
Registado: quinta jun 04, 2009 2:29 pm

quinta out 08, 2009 1:17 pm

não tenho vergonha nenhuma de colocar questões... :)
Até porque é a primeira gatinha que tenho... sempre tive cães, e as dúvidas são mais que muitas.. :D
Antes de ir buscar a cleo li imenso sobre o assunto e registei-me no fórum por isso mesmo.

As ultimas notícas que tenho é que ela ficou bem e que logo vão nos dar as instruções para cuidarmos dela, assim como, amostras da nova ração. Nós tivemos essa preocupação, para agora a ração ser adequada as necessidades dela de forma a evitar a obesidade e problemas futuros.

Acho que estou a ter todos os cuidados necessários... para o bem dela.
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

quinta out 08, 2009 1:59 pm

pathelen Escreveu:
KittensLover Escreveu:Peço desculpa por "entrar de rompão" neste assunto, mas como a minha também está a escassos dias de ser esterilizada, é um tópico que me interessa bastante.

Tenho imenso receio que algo corra mal... :( Deverei deixa-a longe da pequena durante as primeiras horas? Ela nem pode comer? Ai meu deus, falta-me imensa informação... :oops:
Calma.. :)

Nada vai correr mal... e de certeza que a sua vet lhe vai dar toda a informação necessária!

Sim, deve deixá-la separada da outra gatinha durante as primeiras horas e talvez nesse dia e noite... e não pode comer na véspera nem beber... e no pós-operatório só pode comer depois de algumas horas... deve mantê-la num local quente e não a incomodar... :wink:

Mas não deve estar assim tão nervosa... e antes de mais penso que deve voltar a falar com o vet antes do dia, para que ele lhe dê as instrucções necessárias... :wink:

Já está marcada a operação?

A operação ainda não está marcada, mas quero ver se na próxima semana o faço. O problema é que estou um pouco mal de finanças, pois acabei de ter uma despesa extra com a pequena, na sequência do tratamento para a questão da falta de pêlo nas orelhas...

Começaram a aparecer umas borbulhas de formato redondo muito estranhas no meu marido e na minha irmã. Após uma visita ao médico, aconselharam levar novamente a gatinha ao vet e este receitou um anti-fungico, pois ao que parece a gatinha tem um fungo, que normalmente se cura sozinho, mas como já teve reacções no meu marido, optamos por trata-la, claro. Devo dizer que eu não tenho qualquer problema e a minha irmã nem vive comigo...mas ao que parece foi mesmo da gatinha... :?

Adiante, peço desculpa por fungir ao assunto do tópico...marcarei a cirurgia para dia 23, que é quando recebo... :oops: Mas ainda estou a pensar marcar para uma segunda que estou de folga e fico lá à espera!! :P
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta out 08, 2009 3:14 pm

KittensLover Escreveu:...marcarei a cirurgia para dia 23, que é quando recebo... :oops: Mas ainda estou a pensar marcar para uma segunda que estou de folga e fico lá à espera!! :P
Mas não é preciso ficar lá à espera! Acaba por se enervar mais e a meu ver o animal nem deve vir para casa logo que acorde... deve deixá-la lá ficar mais um pouco de tempo, para que venha completamente acordada e o vet a possa observar após ela acordar... :wink: é mais seguro para quem não tem experiência, que foi precisamente o meu caso, quando esterilizei a minha gata... :)

Deixei-a lá por volta das 13h e só a fui buscar às 19h... mesmo assim ainda vinha grogue da anestesia...
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

quinta out 08, 2009 3:35 pm

Pois experiência também não tenho nenhuma :P

Realmente ainda sou capaz de demonstrar a ansiedade à gatinha e não deve ser benéfico para ela. O vet já me tinha dito que iria deixa-la e depois me dá uma previsão para a hora de ir busca-a. :D

O bom é que já estou treinada para a Zara que também há-de ser esterilizada! :D
CrisChaves
Membro
Registado: segunda out 22, 2007 8:56 pm

quinta out 08, 2009 8:21 pm

Para mim foi stressante, estava cheia de medo que aconteçe-se alguma coisa, ainda para mais Shiva em casa é um doce e quando vai veternario fico tão agressiva que nem eu posso toca-la.
Na ultima noite, apareçeu cio, fui pesquisar e li que era muito arriscado esterlizar com cio, começei logo fazer filmes. Na manha seguinta pensei mesmo em desistir, em ligar para e cancelar,mas depois pensei vou la pessoalmente e levo Shiva e explico que se passa, quando cheguei la contei ao vet, ele disse me que era mais arriscado se ela ja andasse a uns dias com cio e ele proprio não esterlizava. Ao final da tarde fui buscar la super ansiosa , fiquei aliviada tinha tudo corrido bem e ela estava com efeito da anestecia.
Levei para casa, mas ela não parava de dormir, por minutos sai da sala, quando voltei estava tonta a comer, não se aguentava muito bem em pé ,mas fiquei contente por ver que ela estava comer.
De manha, já se mexia como nada tivesse aconteçido, fiquei assustada com medo que pontos abrissem mas felizmente correu tudo bem. Já não precisei voltar ao vet, porque de inicio falamos do temperamento da Shiva quando vai veternario e ele colocou uns pontos que proprio organismo absorve e até cicatrizou muito rápido.
zuenapoleao
Membro

sexta out 09, 2009 8:13 am

Olá a todos,

Já tenho a minha princesa em casa. Correu tudo bem.... A minha amiga vet diz que ela tá linda ( imaginem a baba na cara do meu marido quando ela disse aquilo) e muito mimada ( porque a caixa de transporte dela não é a tipica de gatos é uma transportadora de animais e eu mandei-lhe o boneco dela e a almofada dela lá dentro para não se sentir tão estranha) :D
Ontem tava meio sonolenta mas mesmo assim não parou de andar a trás de mim como costuma fazer... mas desta vez mais cautelosa.. não subiu nada e qd quis ir para cima do sofá miou a pedir...
Comeu muito bem e dormiu sossegadinha a noite toda....
Tem uma medicação para fazer e já não é preciso ir novamente ao vet... os pontos são obsorvidos pelo organismo....

Já estou muito mais aliviada... confesso.
Apesar de estar lá em casa a apenas 5 meses, a casa já não é a mesma sem ela. :D
pathelen
Membro Veterano

sexta out 09, 2009 8:27 am

Bom dia Zuenapoleao :)

Estou muito feliz com a notícia e foi a primeira coisa que fiz, foi vir espreitar as suas notícias!

Ainda bem que correu tudo bem com a gatinha! :D

Felicidades e não deixe de vir dar novidades!
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

sexta out 09, 2009 10:56 am

Olá a todos, sem querer preocupar ninguem, vou aqui contar as historias la de casa :)
Tenho 4 gatos, 2 meninas e 2 meninos. As meninas tem 2 anos e pouco e andei a adiar para as esterilizar mas como os meninos um tem 1 ano e o outro 7 meses, tive mesmo de esterilizar as meninas.

A minha Mathilde, que eu achava que ia ser mais sensivel, reagiu muitissimo bem, deixei a de manha na clinica e fui busca la ao fim da tarde, a noite ja andava normalmente como se nada tivesse acontecido.

A Maria, que as vezes é mazinha e tem um feitio que ao fim de um ano cmg ainda se esta a adaptar, portou se muito bem na clinica, as dras disseram que ela era um doce (ate perg se tinham esterilizado a minha ou outra por engano lol). O processo de ida e volta foi o mesmo, mas no regresso ela estava mais "murchinha" que a Mathilde, so no dia seguinte ja começava a agir normalmente.

Na semana seguinte levei o Mookie, com 10 meses na altura e correu tudo bem ate ao regresso a casa. Ele nao comia, nem andava bem... Vomitava e nao estava mesmo nada bem.
Conclusao: estava com uma gastrite devido a medicaçao!!! Entretanto fui administrando medicaçao prescrita pela vet para resolver esssa situaçao, ele tinha ja perdido 300grs. Ao fim de 3 dias finalmente começara a reagir a medicaçao.

Esta experiencia nao foi das que correu melhor mas mesmo assim eu nao hesitei e mal o Martim fez os 6 meses, foi ele para a clinica para ser castrado. Claro que eu tinha receio que acontecesse o mesmo que ao Mookie, mas isso é muito relativo...

O Martim foi castrado, regressou bem, e na altura o meu receio era de que a versao Mookie se pudesse repetir. O Martim andava muito bem, comia bem, tudo normal, mas demorou uma semana para começar a trepar para cima da cama. Sempre que queria subir, miava baixinho para o colocarmos em cima do sofa, da cama, ou nos sitios que ele queria. Mas na realidade ele nao tinha dores, deve ter ficado assustado com o desconforto anormal...

O que quero dizer com isto tudo é que cada gato é um gato, e que na maioria das vezes nos surpreende, isto é, reage precisamente da forma que nao esperariamos.

O importante é termos um vet de confiança, e seguirmos todos os conselhos do mesmo... à risca :) quer seja antes como depois da cirurgia:)

Boa sorte para todos os meninos e meninas :)

Com tudo isto, estao todos muito bem la em casa, continuam com as suas personalidades, e todos brincam... ate a Maria :).

A reacçao mais positiva deles veio da Mathilde, que nunca tinha passado dos 2,600grs e esta nos 4kilos quase, com um pelo mais fantastico ainda e sem os cios frequentes que tinha:). Aumentaram todos de peso, ajustei a raçao à condiçao deles. E se eles ja eram lindos e maravilhosos, o pelo deles melhorou muito mais e estao com umas jubas que as vezes nem sabemos se sao gatos ou leoes :)
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
zuenapoleao
Membro

segunda out 12, 2009 8:48 am

Então as noticias da cleo é que ela voltou a ser traquinas....lololol

Ainda não está 100% mas está optima... :D

Na sexta feira demos-lhe mais um presentinho... e ela adorou...
ela já tinha um colchão para dormir... mas não achava muita piada... e nós apercebemo-nos que lhe faltava um sitio aconchegado para dormir...
Depois de procurar encontrei uma cama em formato de casa que ela ADOROU.... Já não sai de lá... sente-se aconchegada ...
Depois ponho uma foto dela no novo "apartamento"... :D
pathelen
Membro Veterano

segunda out 12, 2009 2:56 pm

Ainda bem que tudo corre às mil maravilhas! :wink:

A minha gata por mais camas e apartamentos que lhe compre, continua a preferir a minha cama... :) Já pensei em experimentar uma vivenda... mas será que vale a pena a despesa?! :lol:
zuenapoleao
Membro

segunda out 12, 2009 3:52 pm

tb tive receio mas resolvi arriscar... a minha intuição dizia que sim... :D
Tb pode ser por ser só novidade...lololol

A nossa quando era mais pequenina só dormia connosco mas agora já não, só de vez enquando é que lá aparece..e acaba por dormir. Mas mal o despertador toca lá vem ela... dar o Bom dia. :D
Responder

Voltar para “Gatos”