A questão complexa do Corte das Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado nov 01, 2003 3:20 pm

moskitos Escreveu: na pre-história os seres humanos (homens e mulheres) cortavam partes do corpo, faziam tuneis nos labios, orelhas, nariz, sem falar nos banais piercing, tatuavam-se de formas brutais e sem qualquer tipo de meios tecnicos e de higiene. actualmente quem o faz, geralmente jovens ( e eu tb ja fiz um piercing, mas porque quis) faz de livre vontade e nao é por os pais dizerem para o fazer. mete-me muita confusao ver caes com as orelhas cortadas. se nao nascem de orelhas curtas, nao somos nós que as devemos cortar. alem de os boxers ficarem bem mais bonitos de orelhas naturais. alem disso, a forma standart de orelhas cortadas foi criado por nós. porque nao adoptar a forma standart de orelhas não cortadas.
digo NAO ao corte das orelhas. sao muito mais bonitos e com um ar muito mais meigo. cry
Boa tarde membro moskitos! ;)

Tal como qualquer opinião, deve ser sempre respeitada e como é evidente e como somos todos civilizados a sua será respeitada também... ;) E realmente é verdade que o cão não tem opção no corte das suas orelhas.... mas será que o cão tem opinião em qualquer uma das outras coisas da sua vida? Verificando as coisas por esses termos, será que o cão tem escolha no dono? na sua alimentação? na sua reprodução e criação? e resumindo e concluindo em alguma das coisas que faz na sua vida?

Dá que pensar não é?

E outra coisa, quando se trata de donos com CEREBRO, as cirurgias que são feitas ás orelhas são feitas pelos unicos profissionais de saúde dos animais, ou seja por veterinarios devidamente experientes e com conhecimento do estalão e dos varios tipos de corte existentes, sob devida anestesia geral e com um pós operatorio semelhante a qualquer outro tipo de cirurgia efectuada num cão. Para mim estou de acordo consigo quando fala de barbaries em relação a cortes que se vêm por aí que são feitos á mão por pessoas que por mim devem ter nascido acerebradas ou acéfalas, sem qualquer tipo de cuidados e sem qualquer tipo de regras que trazem um sofrimento horrivel ao cão! Isso sim deve ser condenado e proibido! E aí deveria entrar a parte da fiscalização.... mas como essa parte não existe em nada no nosso país essas barbaries continuam a ser colocadas no mesmo "saco" das cirurgias feitas por profissionais devidamente competentes para o efeito...

Em relação á beleza do animal, já vi cabeças de Boxers fabulosos com orelhas inteiras e vejo muitas cabeças fabulosas de Boxers de orelhas cortadase também já vi o contrario das duas coisas, acho que depende de exemplar para exemplar... ;)
E muito sinceramente não consigo associar o corte á agressividade... ;) mas como é evidente é a vossa opinião e só tenho que respeita-la!

Caro moskitos, seja bem vindo ao forum Boxer! ;)
Última edição por JoanaGoncalves em sábado nov 01, 2003 3:51 pm, editado 1 vez no total.
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado nov 01, 2003 3:39 pm

...
Última edição por JoanaGoncalves em sábado nov 01, 2003 3:47 pm, editado 2 vezes no total.
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sábado nov 01, 2003 3:41 pm

...
Última edição por JoanaGoncalves em sábado nov 01, 2003 3:48 pm, editado 2 vezes no total.
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sábado nov 01, 2003 3:42 pm

...
Última edição por JoanaGoncalves em sábado nov 01, 2003 3:49 pm, editado 2 vezes no total.
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sábado nov 01, 2003 3:43 pm

...
Arakinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm

terça nov 04, 2003 6:03 pm

Tenho andado desde ontem aqui a pensar se devo ou não escrever.....e pronto, vou meter a "colherada"

Uma coisa que tenho reparado ao longo dos anos de convivência com os meus Boxers, é que a de orelhas cortadas nunca teve uma otite....em contrapartida todos os outros têm tendência para as contrair com imensa facilidade

Arrependida estou eu de não ter feito o mesmo ao meu Arak....mas agora com quase 3 aninhos não há nada a fazer....a n ser ter pena de não ter pensado melhor na altura certa :(

Vera
Vera
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta nov 05, 2003 9:08 am

Arakinha Escreveu: Uma coisa que tenho reparado ao longo dos anos de convivência com os meus Boxers, é que a de orelhas cortadas nunca teve uma otite....em contrapartida todos os outros têm tendência para as contrair com imensa facilidade
Eu tb pensei nisso, especialmente porque a Riskas tinha otites crónicas...mas mudei de Vet e as otites crónicas pararam, agora parece a mesma cachorra que eu levei para casa à 5 anos atrás..
É que as otites têm cura, o corte não tem volta...
Eu olho para aqueles focinhos beiçudos, lindo e não consigo imaginá-las de orelhas cortadas.. :| Então a Zeta, tem umas orelhas que parecem veludo...nãaaaaaaaaa
JoanaGoncalves
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 1:05 pm

Arakinha Escreveu: Tenho andado desde ontem aqui a pensar se devo ou não escrever.....e pronto, vou meter a "colherada"

Uma coisa que tenho reparado ao longo dos anos de convivência com os meus Boxers, é que a de orelhas cortadas nunca teve uma otite....em contrapartida todos os outros têm tendência para as contrair com imensa facilidade

Arrependida estou eu de não ter feito o mesmo ao meu Arak....mas agora com quase 3 aninhos não há nada a fazer....a n ser ter pena de não ter pensado melhor na altura certa (

Vera
Pois, existe muita gente que realmente diz que não(veterinarios uns dizem que sim e outros não), que não previne as otites, mas a verdade é que realmente comparo a minha pepper que tem as orelhas caídas em triangulo(como o estalão manda) e realmente já teve bastantes otites e continua a te-las apesar de todos os cuidados e mais alguns.... O Czar nem uma teve! mas a questão é que depois comparo a Spooky que tem as orelhas em rosa(incorrectas)e inteiras e realmente nunca teve otites antes.... Será que tem a ver com a obstrução do canal auditivo? é que realmente é muita coincidencia.... A que tem as orelhas correctas e caidas em triangulo ou seja a que tem o canal auditivo sempre tapado farta-se de ter otites e os dois que o têm destapado, uma por ter as orelhas em rosa e outro por ter as orelhas cortadas nunca as têm...
Esquisito... mas é o que aconteçe... por isso é que acho que depende de cão para cão... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta nov 05, 2003 1:20 pm

Desculpem lá mas eu não concordo nada que se cortem as orelhas aos animais... Já sei, estou em minoria absoluta, mas não queria deixar de expressar a minha opinião... :oops:
Vejam lá bem as coisas, nós também não andamos aí a amputar os nossos dedos só porque fica mais bonito, pois não?!? :oops: Então porquê fazer isso aos animais? Acham que gostam mais deles se tiverem as orelhas ou as caudas cortadas? O amor não é igual?~Eu tenho um Dober de orelhas compridas e digo-vos uma coisa, ele fica mesmo com um ar patusco com as orelhas caídas!
Estas raças já têm má fama suficiente, não é preciso aparentar agressividade, as pessoas já temem estes cães de qualquer maneira, mas de orelhas cortadas pior ainda... :( (isto claro, falando dos dobermanns, dos boxers, dos amstaff, etc.)
Querem um conselho? Habituem-se ao que a natureza vos dá, ela é muito perfeita em tudo o que faz e se ela fez estes bicharocos de orelhas compridas é porque tem de ser assim, há outras raças que já por si têm as orelhas "de pé" como os Pastores Alemães, porque não mudar de raça? Assim já o problema do corte deixa de ser problema! :D

Abraços
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
JoanaGoncalves
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 1:26 pm

texuga Escreveu: Desculpem lá mas eu não concordo nada que se cortem as orelhas aos animais... Já sei, estou em minoria absoluta, mas não queria deixar de expressar a minha opinião... :oops:
Vejam lá bem as coisas, nós também não andamos aí a amputar os nossos dedos só porque fica mais bonito, pois não?!? :oops: Então porquê fazer isso aos animais? Acham que gostam mais deles se tiverem as orelhas ou as caudas cortadas? O amor não é igual?~Eu tenho um Dober de orelhas compridas e digo-vos uma coisa, ele fica mesmo com um ar patusco com as orelhas caídas!
Estas raças já têm má fama suficiente, não é preciso aparentar agressividade, as pessoas já temem estes cães de qualquer maneira, mas de orelhas cortadas pior ainda... :( (isto claro, falando dos dobermanns, dos boxers, dos amstaff, etc.)
Querem um conselho? Habituem-se ao que a natureza vos dá, ela é muito perfeita em tudo o que faz e se ela fez estes bicharocos de orelhas compridas é porque tem de ser assim, há outras raças que já por si têm as orelhas "de pé" como os Pastores Alemães, porque não mudar de raça? Assim já o problema do corte deixa de ser problema! :D

Abraços
Texuga

É evidente que a sua opinião é respeitada, somos todos civilizados, mas a minha irá sempre manter-se e também deve ser respeitada! ;)

Seja bem vinda ao forum boxer! ;)
<p>Joana Gonçalves</p>

Arakinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm

quarta nov 05, 2003 3:07 pm

[quote=texuga]
Desculpem lá mas eu não concordo nada que se cortem as orelhas aos animais... Já sei, estou em minoria absoluta, mas não queria deixar de expressar a minha opinião... :oops:

Abraços
Texuga
[/quote]

Tem todo o direito a ter uma opinião formada :lol: , mas se alguns actos se praticam é porque já tiveram um fundamento...em relação ás caudas por acaso já viu um Boxer c a cauda completa? São grossissimas e pegando no seu ex do P.A as (caudas) deles são revestidas com bastante pelo que ajuda a proteger a mesma....imagine a cauda de um boxer a bater em tudo o que é sitio sem a protecção devida, por outro lado não acho que as orelhas cortadas deêm ao cão um aspecto mais agressivo mas sim mais respeitoso mas tambem concordo consigo quando diz que ficam com um arzinho bonacheirão....mas lá está...ao olhar para os olhinhos deles tambem vê esse ar....

E Texuga nós não andamos a amputar dedos e zonas afins...mas desdes os primordios que furamos orelhas e não só, para nos embelezarmos (ou não) ou por uma questão de moda

Tudo existe por alguma razão...resta saber se essas mesmas razões se mantém ou já são descabidas nos tempos actuais...em relação aos "abanitos" acho que se devem cortar conforme os cães e aí não há problema nenhum porque se a natureza fosse assim tão perfeita não existiriam cães fora de estalão ou P.A com orelhas "partidas"...a Natureza dá...o Homem aperfeiçoa (nem sempre aconteçe...mas enfim)

desculpem o "testamento" :oops:

Vera
Vera
cgtorres
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 3:35 pm

Arakinha Escreveu: Quando o Homem olha bem fundo nos olhos do seu Boxer consegue ver neles um pouco do céu.
Isto é uma grande verdade...aquelas "meninas" são elas próprias um pedacinho de céu... 8)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta nov 05, 2003 7:05 pm

Tirando de fora a legalidade lembtava ao mosquito que o standard ( com d) deve-se devido aos cães serem animais de trabalho. O corte de orelhs tem razões funcionais, devidas em excusivo ao trabalho que os animais efectuavam, não era por uam questão de estética. Já o piercing que colocou é uma parvoíce, não tem nada de lógico nem de útil, isso sim, considerar o corte de orelhas como lixo sem respeitar a abordagem histórica é negar a evolução do cão e o aparecimento das diversas raças.
moskitos Escreveu: na pre-história os seres humanos (homens e mulheres) cortavam partes do corpo, faziam tuneis nos labios, orelhas, nariz, sem falar nos banais piercing, tatuavam-se de formas brutais e sem qualquer tipo de meios tecnicos e de higiene. actualmente quem o faz, geralmente jovens ( e eu tb ja fiz um piercing, mas porque quis) faz de livre vontade e nao é por os pais dizerem para o fazer. mete-me muita confusao ver caes com as orelhas cortadas. se nao nascem de orelhas curtas, nao somos nós que as devemos cortar. alem de os boxers ficarem bem mais bonitos de orelhas naturais. alem disso, a forma standart de orelhas cortadas foi criado por nós. porque nao adoptar a forma standart de orelhas não cortadas.
digo NAO ao corte das orelhas. sao muito mais bonitos e com um ar muito mais meigo. cry
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta nov 05, 2003 9:44 pm

[quote=texuga]

Abraços
Texuga
[/quote]

Pois, mas se gostam de raças com orelhas inteiras, em pé, ou para baixo, também têm a opção de scolhar raças onde esse corte não esteja previsto no estalão
cgtorres
Membro Veterano

quinta nov 06, 2003 10:58 am

yakov Escreveu: Pois, mas se gostam de raças com orelhas inteiras, em pé, ou para baixo, também têm a opção de scolhar raças onde esse corte não esteja previsto no estalão
Yakov, sem querer tomar partidos porque defendo o direito à opinião e escolha neste assunto, não é obrigatório no estalão o corte de orelhas pois não? Também podem ter as orelhas caídas, desde que com a forma correcta...e isso também só interessaria se o cão/cadela em causa fosse de exposições de beleza, ou realizasse trabalho, como referiu CasadeAnaval. Como hoje em dia, a maior parte dos boxers não realiza trabalho, sem ser por uma questão de preferência do dono, que bom motivo existe para sujeitar um cão ao corte de orelha? Atenção, isto é a MINHA opinião, respeito as outras. :)
Responder

Voltar para “Boxer”