"Cães-biólogos" ajudam estudos de impacte ambiental

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça dez 15, 2009 12:59 pm

c_saraiva Escreveu:
Wikipedia Escreveu:Contrairement aux tentatives antérieures et étrangères, l'origine de l'épizootie française résulte d'une initiative privée. Il s'agit d'une action initiée par le docteur Armand-Delille, membre de l'Académie de Médecine et Vice-président de la Société de Biologie. Ce dernier possède un domaine de 300 hectares situé en Eure-et-Loir. Il en exploite les parties non boisées. Les préjudices portés à ses cultures par les lapins sont énormes. Pour éviter un désastre complet, il chasse les lapins et en tue jusqu'à 4 000 par an. Ayant eu l'occasion de rencontrer le descripteur de la maladie, Armand-Delille espère trouver une solution définitive à ses problèmes grâce à la myxomatose. Le 19 janvier 1952, il reçoit de Suisse un échantillon de cultures du virus de la myxomatose. Quelques semaines plus tard, il réalise une inoculation sur deux lapins. Moins de deux mois plus tard, près de 90 % des lapins de son domaine sont morts ou présentent des symptômes de la maladie.
E depois a culpa ainda é dos caçadores... 8)
:o :o :o Arre... Que bela peça, esse monsieur!
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça dez 15, 2009 1:41 pm

Acho que ele não teve bem a noção do que estava a fazer :?
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

terça dez 15, 2009 2:35 pm

Em tudo tem de haver bom senso, e a gestão dos recursos naturais não é excepção à regra.

Quando falei nos caçadores estupidos falei de uma realidade que infelizmente continua a existir, realidade essa que os próprios caçadores (os que são responsáveis) reconheçem. A falta de legislação em PT no que diz respeito à actividade sinergética vai permitindo que essas pessoas que caçam indiscriminadamente ao kilo continuem a contribuir para o declínio de populações das mais variadas espécies. Obviamente que quando as populações são atngidas por patologias graves, como foi o caso do coelho bravo, o cenário piora substancialmente.

Quanto à minha cocker julgo que devo a existência dela a verdadeiros caçadores; aqueles que precisavam mesmo de caçar para comer :)
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça dez 15, 2009 2:46 pm

CSofiaMelo Escreveu:Em tudo tem de haver bom senso, e a gestão dos recursos naturais não é excepção à regra.

Quando falei nos caçadores estupidos falei de uma realidade que infelizmente continua a existir, realidade essa que os próprios caçadores (os que são responsáveis) reconheçem. A falta de legislação em PT no que diz respeito à actividade sinergética vai permitindo que essas pessoas que caçam indiscriminadamente ao kilo continuem a contribuir para o declínio de populações das mais variadas espécies. Obviamente que quando as populações são atngidas por patologias graves, como foi o caso do coelho bravo, o cenário piora substancialmente.

Quanto à minha cocker julgo que devo a existência dela a verdadeiros caçadores; aqueles que precisavam mesmo de caçar para comer :)
A mim ( leiga absoluta em caça ) parece-me que já não será tanto assim. Já não se caça assim tão indescriminadamente no nosso país.
c_saraiva
Membro Veterano

terça dez 15, 2009 2:54 pm

A actividade cinegética está muito bem legislada, tanto em especies que se podem caçar como no numero de individuos que cada caçador pode abater...no entanto, e como em todo lado, há os que cumprem a lei e os que nem por isso...

CSofiaMelo Escreveu:Quanto à minha cocker julgo que devo a existência dela a verdadeiros caçadores; aqueles que precisavam mesmo de caçar para comer :)
Olhe que se calhar julga mal, o cocker foi inicialmente criado para caça a galinhola, e uma vez que esta é uma ave bastante dificil de caçar não me parece que fosse caçada por necessidade mas sim por desporto...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça dez 15, 2009 3:01 pm

c_saraiva Escreveu:A actividade cinegética está muito bem legislada, tanto em especies que se podem caçar como no numero de individuos que cada caçador pode abater...no entanto, e como em todo lado, há os que cumprem a lei e os que nem por isso...

Esses do " nem por isso ", às vezes ,vejo-os eu, lá no Alentejo, a fazer corta mato , com salto de barreiras e tudo... :lol: Geralmente, uns minutos depois, vêm uns senhores fardados atrás deles... :lol:
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça dez 15, 2009 3:02 pm

CSofiaMelo Escreveu:Em tudo tem de haver bom senso, e a gestão dos recursos naturais não é excepção à regra.

A actividade cinegética está bem regulamentada. Existe um calendário venatório e limites no número de peças, e não quilos, que podem ser abatidas, bem como a discriminação das especies com interesse cinegético.
Existe fiscalização.
Os caçadores não são os maus da fita, obviamente que os existem com mais ou menos sentido de ética, mas isso é comum à população em geral.
É graças aos 'caçadores estúpidos' que pagam a manutenção das espécies cinegéticas que algumas ainda existem, como é o caso dos coelhos bravos.
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
c_saraiva
Membro Veterano

terça dez 15, 2009 3:06 pm

tarasofia Escreveu:É graças aos 'caçadores estúpidos' que pagam a manutenção das espécies cinegéticas que algumas ainda existem, como é o caso dos coelhos bravos.
Ora aqui está uma grande verdade.
LuluB
Membro Veterano

terça dez 15, 2009 3:09 pm

c_saraiva Escreveu:Acho que ele não teve bem a noção do que estava a fazer :?
Bem, quando um vice-presidente de uma Sociedade de Biologia não tem bem noção do que faz, não sei quem mais a possa ter... :evil:

São "cientistas" desses que dão cabo do pouco equilíbrio ecológico que ainda possa haver nas regiões em que vivem, mas que depois crucificam os ignorantes que matam inadvertidamente um exemplar de uma espécie protegida - como o lince ibérico, por exemplo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

terça dez 15, 2009 3:30 pm

LuluB Escreveu:
c_saraiva Escreveu:Acho que ele não teve bem a noção do que estava a fazer :?
Bem, quando um vice-presidente de uma Sociedade de Biologia não tem bem noção do que faz, não sei quem mais a possa ter... :evil:
Wikipedia Escreveu:Contrairement aux tentatives antérieures et étrangères, l'origine de l'épizootie française résulte d'une initiative privée. Il s'agit d'une action initiée par le docteur Armand-Delille, membre de l'Académie de Médecine et Vice-président de la Société de Biologie. Ce dernier possède un domaine de 300 hectares situé en Eure-et-Loir. Il en exploite les parties non boisées. Les préjudices portés à ses cultures par les lapins sont énormes. Pour éviter un désastre complet, il chasse les lapins et en tue jusqu'à 4 000 par an. Ayant eu l'occasion de rencontrer le descripteur de la maladie, Armand-Delille espère trouver une solution définitive à ses problèmes grâce à la myxomatose. Le 19 janvier 1952, il reçoit de Suisse un échantillon de cultures du virus de la myxomatose. Quelques semaines plus tard, il réalise une inoculation sur deux lapins. Moins de deux mois plus tard, près de 90 % des lapins de son domaine sont morts ou présentent des symptômes de la maladie.
As datas não são tão irrelevantes quanto isso. Já parece a miudagem que acha que sempre houve internet e televisão a cores 24h por dia :lol:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
c_saraiva
Membro Veterano

terça dez 15, 2009 3:45 pm

Naquela altura a microbiologia ainda estava a dar os primeiros passos... :?
LuluB
Membro Veterano

terça dez 15, 2009 10:49 pm

Pronto, está explicado o desfasamento em relação às práticas actuais, mas continuo a achar que o homem é (era, foi) uma besta.
<p>&nbsp;</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sexta dez 18, 2009 11:39 pm

LuluB Escreveu:Pronto, está explicado o desfasamento em relação às práticas actuais, mas continuo a achar que o homem é (era, foi) uma besta.
Por essa ordem de ideias vamos julgar os homens da pré história ou do tempo da revolução francesa pelos padrões actuais...

Absurdo. :roll: 8)
Responder

Voltar para “Cães”