Fishers com ovos e que nao eclodem
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
NiArCtAa Escreveu: Os bebes que morreram ja estavam mesmo completamente desenvolvidos nos ovos e ate ja tinham aquelas peninhas com que eles nascem.
Não descartando a possibilidade de serem salmonelas, mas a verdade é que, quando estas são a causa da morte no ovo, as crias não se costumam desenvolver na totalidade.
Emboram existam outras causas para a morte das aves dentro o ovo, além das salmonelas, outras duas situações muitos frequentes são a falta de humidade e o excesso da mesma.
Quer num caso, quer noutro, as crias desenvolvem-se na totalidade.
Nesta altura do ano, humidade excessiva é algo a ter em conta., mas também não sei onde estão as aves e quais os niveis de humidade do local onde se encontram.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
- Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..
As aves estao dentro de casa, por isso muita humidade nao pode ser.
Zahn antes de ver o que tinhas postado ja tinha comprado Corizpex. Sera que faz mal? era o unico que encontrei na loja.
Desta vez ja terei tudo em casa, vou entao dar o antibacteriano, ja tenho folhas de palmeira e espero que depois resulte
Zahn antes de ver o que tinhas postado ja tinha comprado Corizpex. Sera que faz mal? era o unico que encontrei na loja.
Desta vez ja terei tudo em casa, vou entao dar o antibacteriano, ja tenho folhas de palmeira e espero que depois resulte
Pelo que sei, esse medicamento é sobretudo recomendado para problemas respiratórios....o que não será o caso. Se de facto quer combater salmonelas aconselho a não dar à ave esse medicamento e a dar aquele que o forista Zahn lhe recomendou. Esse sim é o mais indicado para salmonelas. Não se esqueça que o final de tratamento com antibiótico pressupõe que depois dê complexo B, por isso é melhor comprar já também.
-
- Membro Veterano
- Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..
eu comprei este antibacteriano pois tinha sido o unico que encontrei em que nas instruçoes dizia que era contra as salmonelas. Nas lojas onde fui nao tinham esse que referiram. entao acham que este nao tera o mesmo efeito?
e o complexo B que faz?
obrigado
e o complexo B que faz?
obrigado
-
- Membro Veterano
NiArCtAa Escreveu:As aves estao dentro de casa, por isso muita humidade nao pode ser.
Ok
Fico satisfeito por ter tanta certeza, especialmente numa altura do ano em que a humidade é bastante elevada e que, face à temperatura mais baixa que se tem feito sentir, os niveis de condensação (especialmente dentro de casa) são bastante acentuados.
Face a toda a sua experiência e ao facto de fazer criação e selecção de hamsters desde 2003, só fiquei com uma pequena dúvida:
Não sabe o que é complexo B ?
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
PauloC1 Escreveu: Saiba que os pais passam muitas vezes salmonelas aos ovos, o que embora permita o desenvolvimento doe embriões, pode resultar na sua morte ainda durante o desenvolvimento ou até mesmo poucos dias depois já da eclosão.
Paulo
Embora existam algumas hipóteses de isto acontecer, ou seja, aves infectadas com salmonelas no ovo, virem a nascer e morrer passados 2 ou 3 dias, isto não é a regra, é a excepção.
A regra é que, nos ovos infectados com salmonelas, o embrião quase não se desenvolva e morra logo nos primeiros dias.
Nestes casos, o ovo fica com uma cor escura, fora do normal. Se o abrirmos, encontramos um embrião pouco desenvolvido cujos vasos sanguineos estão destruidos.
Quando o ovo eclode e as crias morrem nos primeiros dias de vida, a regra é que a infecção por salmonelas, tenha tido origem nos seus progenitores, especialmente durante o processo de alimentação/regurgitação e as pequenas aves, face às poucas defesas que dispõem nesta altura, acabam por morrer.
Por vezes culpamos as salmonelas por todas estas situações, seja por desconhecimento, seja porque, por vezes, parece mais fácil encher uma ave de antobióticos em vez de procurar quais os verdadeiros motivos e se possivel, precaver-mos situações futuras.
Como já havia referido anteriormente, quando as crias se desenvolvem por completo dentro do ovo e morrem antes de sairem para fora, as causas prováveis são a falta ou o excesso de humidade.
A falta de humidade, além de ser mais fácil de contornar, permite-nos uma maior margem de manobra para salvar as aves.
Quando existe pouca humidade, a ave pica a casca, mas como a membrana se encontra seca, esta, não conseguindo sair, acaba por morrer dentro do ovo.
O que fazer ?
Ao detectarmos niveis de humidade abaixo da média, há que a proporcionar, borrifando ninhos e se necessário, também os ovos.
Caso se detecte que a ave quebrou a casca mas não consegue sair, poderemos, com uma seringa ou conta gotas e um pouco de água morna, humedecer a zona bicada e com a ajuda de um alfinete ou palito, levantar um pouco da casca em redor, sem nunca correr a tentação de a retirar totalmente, já que os vasos sanguineos ainda se encontram colado à membrana.
Infelizmente, o excesso de humidade é mais dificil de combater.
Os ovos não perdem a humidade que necessitam perder no processo de desenvolvimento do embrião e este acaba por morrer afogado quando tenta romper a casca.
Esta situação ocorre com alguma frequência em alturas do ano em que a humidade relativa é elevada e sobretudo em aves que constroem o ninho em caixas fechadas.
O ideal é criar aberturas (diversos buracos) nas caixas de ninho que permitam a circulação do ar e a dissipação da humidade.
Os tratamentos contra as salmonelas, devem ser efectuados antes do periodo de criação, evitando expor as aves a um desgaste desnecessário, sem que consigam atingir o seu objectivo.
Efectuar um tratamento contra salmonelas logo após uma ave que fazer 2 ou 3 posturas, parece-me desgastante e desnecessáriamente "violento".
É necessário não esquecer, que uma postura e respectivo choco, debelita, por sí só, uma ave. Ministrar antibióticos "em cima" deste desgaste...
Há um tempo para preparar... há outro para criar

<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Eu sei o que é complexo B nao percebi foi o porque de dar apos o antibacteriano, pois falei com alguns criadores e referiram-me que davam primeiro desparasitante, depois vitaminas e so depois o antibiotico.
Eu dou certezas que a humidade nao é em excesso pois a primeira postura foi em Março (mas esta os ovos partiram-se pois a minha gata deitou a gaiola ao chao), a segunda em Agosto e agora esta e nenhuma delas eclodiu. Na postura de Agosto o que ocorrei foi que eu borrifei tambem a volta e duas crias partiram o ovo mas nao sairam de lá. Alem disso, tenho-os numa divisao onde tenho termometro e hidrometro.
Eu nao borrifei os ovos pois tinha medo que lhes causasse uma diferença de temperatura e matasse o embriao. Apenas borrifei ao redor e com cuidado para nao lhes cairem pingas.
Em relaçao ao ter dito ha tempo para preparar e outro para criar eu preparei as minhas aves a maneira que achei mais conveniente, ou seja com um desparasitante e com vitaminas. Nao acho boa politica dar antibioticos pelo sim e pelo nao, so quando ha casos dessa necessidade.
Eu dou certezas que a humidade nao é em excesso pois a primeira postura foi em Março (mas esta os ovos partiram-se pois a minha gata deitou a gaiola ao chao), a segunda em Agosto e agora esta e nenhuma delas eclodiu. Na postura de Agosto o que ocorrei foi que eu borrifei tambem a volta e duas crias partiram o ovo mas nao sairam de lá. Alem disso, tenho-os numa divisao onde tenho termometro e hidrometro.
Eu nao borrifei os ovos pois tinha medo que lhes causasse uma diferença de temperatura e matasse o embriao. Apenas borrifei ao redor e com cuidado para nao lhes cairem pingas.
Em relaçao ao ter dito ha tempo para preparar e outro para criar eu preparei as minhas aves a maneira que achei mais conveniente, ou seja com um desparasitante e com vitaminas. Nao acho boa politica dar antibioticos pelo sim e pelo nao, so quando ha casos dessa necessidade.
-
- Membro Veterano
Começando por aqui.NiArCtAa Escreveu: Eu dou certezas que a humidade nao é em excesso pois a primeira postura foi em Março (mas esta os ovos partiram-se pois a minha gata deitou a gaiola ao chao), a segunda em Agosto e agora esta e nenhuma delas eclodiu. Na postura de Agosto o que ocorrei foi que eu borrifei tambem a volta e duas crias partiram o ovo mas nao sairam de lá. Alem disso, tenho-os numa divisao onde tenho termometro e hidrometro.
Se assim foi, peço desculpa, mas assumi que, tendo em conta que o tópico foi aberto agora, a situação seria actual.
Idependentemente disto e face ao que relatou, continuo a achar que não se trata de salmonelas, mas sim de problemas com humidade... e se estamos a falr em tempo seco, falta dela.
ah... é Higrómetro
NiArCtAa Escreveu:Eu sei o que é complexo B nao percebi foi o porque de dar apos o antibacteriano, pois falei com alguns criadores e referiram-me que davam primeiro desparasitante, depois vitaminas e so depois o antibiotico.
Se há regra que se deve seguir é a de se dar um complexo vitaminico após um tratamento com antibioticos.
Se alguém faz ao contrário, faz mal.
Um antibiotico destroi tanto as bactérias "más" como as "boas", debilitando obviamente a ave, daí a necessidade de um bom complexo vitaminico
NiArCtAa Escreveu: Em relaçao ao ter dito ha tempo para preparar e outro para criar eu preparei as minhas aves a maneira que achei mais conveniente, ou seja com um desparasitante e com vitaminas. Nao acho boa politica dar antibioticos pelo sim e pelo nao, so quando ha casos dessa necessidade.
Não dúvido que o tenha feito, mas um desparasitante mata somente (quando mata) parasitas.
Espero que tenha melhor sorte na próxima vez.
<p> </p>
<p> </p>