BSL...o que mudou.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça mar 16, 2010 10:12 am

Além de tudo o que já foi dito, a BSL trouxe à tona de água raças que o português comum não conhecia, pelas piores razões, daí por exemplo o Paulo Santos ter referido num tópico qualquer que aqui há uns anos muitas pessoas se metiam com os cães dele, Rotts, incluindo crianças, e hoje em dia, as mesmas pessoas, olham para os cães de lado, temendo-os. Os cães são os mesmos, o dono também, mudou apenas a Lei e o histerismo.

Deu a muitos leigos, daqueles que sabem que um cão tem focinho, pêlo e 4 patas, a hipótese de opinar e criticar o que desconhece, só porque tem uma BSL atrás, são as chamadas costas quentes...

Deu muitas dores de cabeça aos donos cumpridores.

De resto continua tudo na mesma, ou pior...
Ivonegodoi
Membro Júnior
Registado: segunda mar 15, 2010 6:29 pm

terça mar 16, 2010 10:19 am

um desabafo .....

e nao quero que me levem a mal se levarem que a outra me bana....

eu lido quase diariamente com N donos de pits (maioria) e o que se devia fazer, era andar em cima(os que devem) do que fosse bairro social( nada contra) porque o problema esta no gueto, ate ja me vieram pedir cães nao fazia mal estarem doentes que eram pa lutas,,,, ora esta gente a meu ver é que dá "mau fama" aos pits no geral

mas quem sou eu.....
<strong><u>Renasci do mundo dos mortos!</u></strong>
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

terça mar 16, 2010 10:25 am

Ivonegodoi Escreveu:um desabafo .....

e nao quero que me levem a mal se levarem que a outra me bana....

eu lido quase diariamente com N donos de pits (maioria) e o que se devia fazer, era andar em cima(os que devem) do que fosse bairro social( nada contra) porque o problema esta no gueto, ate ja me vieram pedir cães nao fazia mal estarem doentes que eram pa lutas,,,, ora esta gente a meu ver é que dá "mau fama" aos pits no geral

mas quem sou eu.....
concordo.

e este estigma de cão de luta, cão de marginal, vai custar a ultrapassar pelo cidadão comum.
pelo sr. joaquim da mercearia que até conhece dois ou três casos desses, pela d. manuela que quando vai trabalhar passa no bairro x e tem um medo de morte dos cães... enfim.

sem duvida que os media empolaram isto de tal forma que a legislação acompanhou a histeria.

há que dar o circo ao povo! enquanto andarem entretidos com os jogos de arena não se apercebem dos problemas a sério.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça mar 16, 2010 11:27 am

Segue uma pequena notícia sobre o tema que saiu hoje no JN ;)

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Socieda ... id=1520036
TheOne
Membro Veterano

terça mar 16, 2010 11:54 am

CasadelMar Escreveu:Segue uma pequena notícia sobre o tema que saiu hoje no JN ;)

Teremos aqui um infiltrado do JN? 8) Espionagem... :twisted:
CasadelMar
Membro Veterano

terça mar 16, 2010 12:08 pm

TheOne Escreveu:
CasadelMar Escreveu:Segue uma pequena notícia sobre o tema que saiu hoje no JN ;)

Teremos aqui um infiltrado do JN? 8) Espionagem... :twisted:
Nada disso ;)

Só venho ver a batatada, quer dizer, só venho ver a bola :lol:
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

terça mar 16, 2010 12:35 pm

TheOne Escreveu:Além de tudo o que já foi dito, a BSL trouxe à tona de água raças que o português comum não conhecia, pelas piores razões, daí por exemplo o Paulo Santos ter referido num tópico qualquer que aqui há uns anos muitas pessoas se metiam com os cães dele, Rotts, incluindo crianças, e hoje em dia, as mesmas pessoas, olham para os cães de lado, temendo-os. Os cães são os mesmos, o dono também, mudou apenas a Lei e o histerismo.
Quanto a mim, a comunicação social tem sido a grande responsável pela mudança de atitudes e comportamentos das pessoas, levando-as a ter medo de qualquer cão parecido com aqueles que vêem na televisão.
Os jornalistas, à revelia da sua tão auto-apelidada "obrigação de informar", não são isentos na escolha das notícias, divulgam de forma sensacionalista e omitem o que não serve esses propósitos.
Como formadores de opinião que são, tinham a obrigação de informar bem as pessoas ao invés de correrem atrás das audiências...
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

terça mar 16, 2010 12:56 pm

Pausanias Escreveu:cada vez mais vejo gente com mau aspecto com animais de raças perigosas...

Hoje vi uma senhora dos seus 60 anos com o cabelo cheio de laca com um Pitt... Conta?
8)

Desculpe Pausanias... :oops:
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça mar 16, 2010 1:14 pm

cockinhas Escreveu:
TheOne Escreveu:Além de tudo o que já foi dito, a BSL trouxe à tona de água raças que o português comum não conhecia, pelas piores razões, daí por exemplo o Paulo Santos ter referido num tópico qualquer que aqui há uns anos muitas pessoas se metiam com os cães dele, Rotts, incluindo crianças, e hoje em dia, as mesmas pessoas, olham para os cães de lado, temendo-os. Os cães são os mesmos, o dono também, mudou apenas a Lei e o histerismo.
Quanto a mim, a comunicação social tem sido a grande responsável pela mudança de atitudes e comportamentos das pessoas, levando-as a ter medo de qualquer cão parecido com aqueles que vêem na televisão.
Os jornalistas, à revelia da sua tão auto-apelidada "obrigação de informar", não são isentos na escolha das notícias, divulgam de forma sensacionalista e omitem o que não serve esses propósitos.
Como formadores de opinião que são, tinham a obrigação de informar bem as pessoas ao invés de correrem atrás das audiências...
Infelizmente acho que os telejornais há MUITO tempo que deixaram de publicar somente notícias. Eles têm de publicar na generalidade tudo o que inclua desgraça e seja passível de incutir MEDO ou uma boa choradeira. Mas acima de tudo medo para manter o povinho controlado. Assim, pequeno acidentes são elevados a catástrofes, acidentes isolados são enfatizados até entrarem numa estatística sempre manhosa, e depois surgem notícias como a das mortes por gripe A na América, que continuam a se inferiores ás mortes por reacção alérgica a amendoins, por exemplo.
No entanto, eu não nego que haja raças com necessidades diferentes umas das outras. Não sei quão antigos são os staffs ou os pits, nem consigo precisar a manipulação genética a que foram submetidos, mas o famoso bull terrier que supostamente era assim: http://farm1.static.flickr.com/70/17376 ... 3cfd2d.jpg / http://clearlakeallbreedrescue.org/imag ... errier.jpg, hoje em dia é assim: http://bullterrierpuppiesblog.com/files/bullterrier.jpg / http://animais.jcle.pt/fotos/19106_7312.jpg . Acho que estes factos também não podem nem devem ser ignorados. A manipulação humana (selecção, inbreeding, etc) na minha opinião vai afectar também o comportamento dos animais, mas claro, mais uma vez a culpa não é senão nossa. Por isso para mim, e como em tudo na vida, a solução é o equilíbrio. E parar de brincar «de ser Deus».
O resto acaba sempre por ser uma consequência directa ou indirecta disso. E as reais catástrofes continuam a passar despercebidas.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 16, 2010 1:29 pm

Há 3 anos atrás, mais coisa menos coisa, até pode ser 4 anos, foi aqui abatido a tiro o ultimo pitbull que vindo à solta matou um cão de pequeno porte que estava preso à porta do supermercado, enquanto a dona foi comprar pão.

Estas cenas eram uma constante. Perdeu-se a conta ao nº de animais mortos, gravemente feridos, a minha cadela incluída, que foi utilizada como saco de porrada em plena rua, como tantos outros por aqui. Vi um caniche ser cortado ao meio em segundos.

As pessoas a partir das 5 da tarde não saíam com os seus animais à rua. A rua e jardins eram campo de treino para os animais de luta. Corriam atrás das bicicletas para exercício e ao Sábado era vê-los desfilar algures para os bairros sociais.

Chamava-se a policia que quando chegava já não encontrava nem cães, nem donos, apenas animais esfrangalhados, pneus pendurados nas árvores e donos cada vez mais zangados com a violência constante. Muitas vezes os "marginais" limitavam-se a prender os animais e ficavam incumbidos de ir mostrar licença à esquadra, mas claro, sem documentos nenhuns, com moradas falsas e no meio do bla bla bla e sem prova de qualquer crime nada se fazia.

A Policia sempre disse que pouco podia fazer, não tinha por onde pegar a não ser em flagrante delito, ou seja, ataque.

Pois bem, há 3/4 anos que não há chatices. Que assim continue. Os PPs da rua, são cães normais, do ponto de vista dos vizinhos. Já um desconhecido talvez seja olhado com alguma desconfiança.

Deixei de ver "marginais" a ostentar o cão. Se estão escondidos ou apenas saiem de madrugada não faço ideia. Pelo menos, à vista, deixaram de andar. E a vista melhorou imenso.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 16, 2010 1:37 pm

Já viram o CORREIO DA MANHA hoje?

Notícia sobre apreensões de cães pela BEFA, "nomeadamente da raça pitbull, considerada altamente perigosa"...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CasadelMar
Membro Veterano

terça mar 16, 2010 1:39 pm

LuMaria Escreveu:Pois bem, há 3/4 anos que não há chatices. Que assim continue. Os PPs da rua, são cães normais, do ponto de vista dos vizinhos. Já um desconhecido talvez seja olhado com alguma desconfiança.

Deixei de ver "marginais" a ostentar o cão. Se estão escondidos ou apenas saiem de madrugada não faço ideia. Pelo menos, à vista, deixaram de andar. E a vista melhorou imenso.
Sendo assim, então essa lei acabou por ter o seu lado positivo :wink:

Ok, os cumpridores donos de PP tem que fazer seguros, usar açaimes mas, tirando isso, acabam por estar mais descansados, certo?
TheOne
Membro Veterano

terça mar 16, 2010 2:13 pm

dinodane Escreveu:Já viram o CORREIO DA MANHA hoje?

Notícia sobre apreensões de cães pela BEFA, "nomeadamente da raça pitbull, considerada altamente perigosa"...
Link please...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mar 16, 2010 2:17 pm

CasadelMar Escreveu:
LuMaria Escreveu:Pois bem, há 3/4 anos que não há chatices. Que assim continue. Os PPs da rua, são cães normais, do ponto de vista dos vizinhos. Já um desconhecido talvez seja olhado com alguma desconfiança.

Ok, os cumpridores donos de PP tem que fazer seguros, usar açaimes mas, tirando isso, acabam por estar mais descansados, certo?
Sim. Teve resultados positivos. Acabou a violência com animais de luta para com quem não tinha culpa nenhuma. E isto são factos concretos, não são divagações.
Não coloco em causa a injustiça da lei tanto para os animais como para os seus donos, mas as coisas ultrapassaram todos os limites por aqui. Em relação a outras zonas não faço ideia. Que cada um fale por si.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça mar 16, 2010 2:24 pm

LuMaria Escreveu:
CasadelMar Escreveu:

Sim. Teve resultados positivos. Acabou a violência com animais de luta para com quem não tinha culpa nenhuma. E isto são factos concretos, não são divagações.
Não coloco em causa a injustiça da lei tanto para os animais como para os seus donos, mas as coisas ultrapassaram todos os limites por aqui. Em relação a outras zonas não faço ideia. Que cada um fale por si.
isso é muito engraçado, o problema é que a violência e as lutas continuam, e crescem. Braga por exemplo mantém um grande núcleo de cães de luta (que eu desconhecia por completo porque funcionam á socapa). Eu não me sinto minimamente descansada só porque as coisas deixaram de acontecer «á frente dos meus olhos». Os cães continuam a ir parar ao canil todos esfaçalhados, e as lutas continuam, bem como as criações no vão de escada.
Responder

Voltar para “Cães”