NOVIDADES DO KIKO e uma questão que me preocupa...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Marmag
Membro Veterano
Registado: quarta jun 02, 2010 1:05 pm

quinta jul 15, 2010 8:50 am

obrigada a todos pelas respostas, mas achi que vou manter o KIKO em casa para não correr riscos.
Já agora mais uma questã:

É POSSIVEL EDUCAR O KIKO A NÃO SALTAR PARA CIMA DA MESA DA COZINHA ENQUANTO JANTAMOS??????????????
COMO????????????
o meu marido já começa a resmungar e por mais que eu dga NÃO ao kiko ele insiste e uma distracção lá volta ele.
Já para não falar que os miudos estão a tomar o pequeno almoço com as pernas em cima das cadeiras (pernas à chinês) porque ele tem uma tara por morder pés.

:D
OhLinda
Membro
Registado: sexta jan 30, 2009 1:06 pm

quinta jul 15, 2010 9:02 am

Olá bom dia,
Pude ler que tem imenso carinho e preocupação com o seu gato :wink: Ainda bem!
Tenho 6 gatuchos, e geralmente ou de manhã muito cedo/ou ao fim do dia quase noite, sobre a minha vigilância, os deixo ficar à janela (a minha janela cobre uma extensão enorme da casa/é térrea). Eles ali ficam um pouco, a cheirar o ar/a ver os passarinhos/insectos que pairam no ar. Adoram estes bocadinhos.
No entanto, como têm a casa toda à sua disposição, são gatos felizes que brincam e dormem onde lhes apetece.
Não acho que gatos de casa sejam infelizes, pelo contrário, sendo bem tratados e acarinhados, é o melhor que lhes pode acontecer :!:
Vejo que o seu é muito brincalhão, ainda é novinho, tudo é curiosidade e brincadeira para ele. Porque não lhe arranja uma companhia (não é preciso ser bébé, antes pelo contrário!) :?: :?:
Sabe que os gatinhos adoram ter a companhia de outro gato, e assim já não se distraía a atirar-se aos pés das crianças :wink: Há ai tantos gatinhos a precisar duma casinha :arrow:
petnanda
Membro Júnior
Registado: sexta mar 12, 2010 12:49 pm

quinta jul 15, 2010 11:06 am

Marmag Escreveu:obrigada a todos pelas respostas, mas achi que vou manter o KIKO em casa para não correr riscos.

É POSSIVEL EDUCAR O KIKO A NÃO SALTAR PARA CIMA DA MESA DA COZINHA ENQUANTO JANTAMOS??????????????
COMO????????????
o meu marido já começa a resmungar e por mais que eu dga NÃO ao kiko ele insiste e uma distracção lá volta ele.
Já para não falar que os miudos estão a tomar o pequeno almoço com as pernas em cima das cadeiras (pernas à chinês) porque ele tem uma tara por morder pés.

Também já me tinha posto essa questão. Mas cheguei à conclusão que a minha gata gosta muito de estar no conforto da casa. Ela só sai quando vai ao veterinário.
Moro num 2º andar e tenho uma pequena varanda, e ela gosta muito de andar por lá a cheirar e a esgravatar os vasos, adora quando apanha algum insecto para brincar, deita-se ao sol, espreita para a rua mas tem de ser ela a espreitar porque uma vez lembrei-me de lhe pegar ao colo para ver melhor a rua e ficou logo toda apavorada até me arranhou para fugir do colo. Também gosta muito de sair porta fora quando a abrimos e arranhar os tapetes dos vizinhos e de olhar com curiosidade as pessoas que vêm à porta.
A minha gata no início também gostava muito de saltar para cima da mesa, quando estávamos a jantar. Ela saltava, havia um coro de protestos e um de nós punha-a no chão, esta cena repetiu-se vezes sem conta e agora ela já não o faz (mas de vez em quando lá se esquece).
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

quinta jul 15, 2010 11:23 am

Marmag Escreveu:obrigada a todos pelas respostas, mas achi que vou manter o KIKO em casa para não correr riscos.

COMO????????????

Marmag, não tenho boas notícias para lhe dar: pode não ser possível. Ao princípio de ter gatos, tinha dois (e tenho, felizmente) que não andavam por cima de coisa nenhuma, e eu pensei ter um talento inato e abrir uma escola de treino de gatos... :lol: até vir a terceira, a Flea. Está comigo há oito anos e nunca consegui que deixasse de fazer o que bem lhe apetece! :twisted:

Mas pode tentar. Tenha à mão um borrifador daqueles das plantas e, quando ele subir para cima da mesa, dê-lhe uns borrifitos, (não com muita força). Pode ser que ele comece a associar o subir para cima da mesa (ou o mordiscar os pés) com o desagradável dos borrifos e deixe de ter esses comportamentos devido ao reflexo condicionado.

Mas com a Flea nem isso resultou... :twisted: :lol:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jul 15, 2010 1:13 pm

eles sabem muito. podem sair se virem os donos por perto, mas logo a seguir voltam ao mesmo. da comida nem se fala. os meus, por vezes, dão-se ao luxo de ir roubar comida enquanto está a ser cozinhada. é um perigo :cry:
anjjazul
OhLinda
Membro

quinta jul 15, 2010 1:21 pm

Porque é que será que os gatos, alguns têm uma 'taradeira' por mesas da cozinha ?? Eu não leio muita gente a queixar-se com eles nas mesas das salas ?? Também passamos algum tempo na cozinha, não é verdade ?
Isto é assim, ou deixamos, ou não.. passo a explicar, tenho 1 gata (a mais franzina, também teve uma história triste/hoje é uma gatinha saudável e feliz !!) que adora saltar para a mesa da cozinha para roer/ratar guardanapos ou sacos papel com o pão. Só faz isso quando não estamos a comer. Eu até deixo os sacos sem nada na fruteira para ela ir ratar/acho graça. Mas quando estamos na hora da refeição nenhum deles salta para a mesa, costumam 1 ou outro, por-se nas cadeiras com o nariz levantado a farejar a comida/ficam giros (só se vê a cabecita) parece que se estão a sentar à mesa para comer também.
O meu truque é dar-lhes de comer antes de nós, assim comem todos e saem dali para não terem tentações.
Enfim, são levados da breca. Mas a sugestão da IHaveADream é boa, borrifá-la suavemente. Talvez a afaste/até porque ela começa realmente a associar maroteira com borrifo. O pior é quando eles gostam de ser borrifados :wink:
OhLinda
Membro

quinta jul 15, 2010 1:23 pm

OhLinda Escreveu:Porque é que será que os gatos, alguns têm uma 'taradeira' por mesas da cozinha ?? Eu não leio muita gente a queixar-se com eles nas mesas das salas ?? Também passamos algum tempo na cozinha, não é verdade ?
Isto é assim, ou deixamos, ou não.. passo a explicar, tenho 1 gata (a mais franzina, também teve uma história triste/hoje é uma gatinha saudável e feliz !!) que adora saltar para a mesa da cozinha para roer/ratar guardanapos ou sacos papel com o pão. Só faz isso quando não estamos a comer. Eu até deixo os sacos sem nada na fruteira para ela ir ratar/acho graça. Mas quando estamos na hora da refeição nenhum deles salta para a mesa, costumam 1 ou outro, por-se nas cadeiras com o nariz levantado a farejar a comida/ficam giros (só se vê a cabecita) parece que se estão a sentar à mesa para comer também.
O meu truque é dar-lhes de comer antes de nós, assim comem todos e saem dali para não terem tentações.
Enfim, são levados da breca. Mas a sugestão da IHaveADream é boa, borrifá-la suavemente. Talvez a afaste/até porque ela começa realmente a associar maroteira com borrifo. O pior é quando eles gostam de ser borrifados :wink:
(peço desculpa, estava a tratar o Kiko por menina - é um ele, não é uma ela)
Marmag
Membro Veterano

quinta jul 15, 2010 2:09 pm

bem..pelo que leio existem muitas mesas a serem assaltadas..vou tentar com o burrifador como disse a Ihaveadream.
Fico na esperança que a tara passe como aconteceu com a gata da Petnanda.
Ohlinda...já tentei adoptar um outro gatinho...até disse aki que o ia buscar e fui realmente...foi uma desgraça e como não mando sozinha em casa tive que o dar na mesma hora á minha cunhada... :(
Ainda hoje sonho em ter outro gato apesar da 1.º experiência ter sido horrivel..a minha casa parecia um campo de batalha.
Um dia com tempo conto-vos tudo
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

quinta jul 15, 2010 2:28 pm

OhLinda Escreveu: O pior é quando eles gostam de ser borrifados :wink:
É o caso da minha!!! LOL
Eu normalmente o que faço é: se for a mesa da sala, nunca fica comida em cima da mesa com ela lá sozinha!!!!!
se for em cima do lava loiça ou bancada da cozinha, que não tem muito hábito mas já aconteceu, se la tiver comida nos tachos ou assim, e tiver de sair de la fecho a porta!!!

Porque água?! Sustos? ZERO!!! Água é ela própria que se mete debaixo das torneiras. Uma vez salta-me para dentro da banheira depois de eu tomar banho e deita-se de barriga para baixo ali dentro de água! :o :o
Sustos? LOL Quantas vezes eu me ponho a fazer macacadas para ela fugir, e ela se põe a olhar para mim muito séria do tipo: "O que é que este parvo está a fazer?"!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
MariaTeresa
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2010 9:21 am

quinta jul 15, 2010 3:00 pm

Olá Marmag,

Eu tenho duas gatas, vivo num T1 e tenho a certeza q são felizes :) cd uma tem a sua personalidade e gostos diferentes e como n lhes podemos dar td o espaco do mundo podemos pelo menos tentar perceber-lhes alguns caprichos :D e claro aceitar de uma forma clara q os gatos são teimosos q nem portas!!! :o a minha Mia por ex adora ver-me a lavar a loica e sempre q eu a tirava da bancada meio segundo dps lá estava ela outra vez e eu sei q se entrar neste jogo do tira- põe n tenho hipótese por isso fui buscar uma revista (ela adora sentar-se em papeis) arranjei-lhe um cantinho na bancada onde ela consegue ver tudo e pronto, remedio santo, fica ela descancada e fico eu! :D e como esta situacão existem muitas! Mas c um bocadinho de imaginacao arranja-se (quase!) sempre uma solucao!!

Em relacão a ir p a mesa... pois é daquelas coisas q vai ter q ter paciência.. nós tb n somos perfeitos :lol: a Mia (claro está!) até a comida roubava dos pratos!! Agora só salta p a mesa :D

Vai ver q corre td bem! É só preciso ter muito amor e um bocadinho de paciência :)
Marmag
Membro Veterano

quinta jul 15, 2010 3:55 pm

Pois Cuze..o kiko um dia destes pegou nas costeletas e foi para de baixo da mesa lambê.las enquanto eu tomava banho e o sr. meu marido assistia a um jogo de futebol na sala... :evil:
è mesmo mt teimoso o meu gato.
Maria teresa quem me dera ter 2 gatos...quando leio aki no forum pessoas que têm 2 gatinhos fico cheia de "inveja"...gostava tanto...
Mais uma coisa...(eu e as minhas coisas) o kiko tem agora 3 meses e eu não o acho um gato muito meigo...
Quando chegamos a casa ele mia, dou-lhe colo e ele cala-se, fico cheia de pena dele porque sei que é de estar o dia todo sozinho.(que não espancasse o outro gato que lhe trouxe)
Passado 2 minutos...foi-se... só quer é brincadeira :o
Só arranha as pernas, morde os pés, tenta comer o cobertor da minha cama, corre pela casa fora, salta para a mesa, ...enfim
O meu marido adora-o..costuma dizer que é o n/ 3.º filho, mas ontem estava tão zangado que lhe disse..ai kiko um dia destes vais á tua vida (não se assutem ele tava a brincar). Mas ele é mesmo traquina. Fico a pensar: bem..isto é da idade ele é pequeno ainda, depois vai crescer e tornar-se mais docil ..será??????
MariaTeresa
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2010 9:21 am

quinta jul 15, 2010 4:20 pm

Oh isso é pq ele ainda é pequenino :) é a melhor altura a sério!!
Por exemplo a Mia (a mais pequenita da casa) era um terror! Ela até roubava os cachecois das pessoas q vinham cá a casa e escondia td atrás da porta do quarto! Meias, roupa interior td!! Um dia num meio de um jantar até um soutien trouxe p a sala a desgracada! Ia morrendo de vergonha :oops: é claro q ela agora está muito melhor mas continua traquinas!! N há cortinas q se salvem!! Mas eu tb sei q faz parte da personalidade dela... ela está sempre perto de mim mas n gosta de beijos, n gosta q eu a agarre ao colo... de vez em qdo lá me passo e espeto-lhe um beijo no nariz e ela detesta! Mas eu tb n a tento mudar pq a Mia vai ser sempre assim e eu adoro-a da forma como ela é :) apesar de ser uma terrorista põe-me um sorriso nos lábios todos os dias!!

As minhas garotas fazem parte da familia e n são vistas como animais de estimacão, p mim são apenas "pessoas diferentes". Eles têm manias, medos, gostos diferentes, tal e qual como nós :) e se comecar a ver o Kiko assim fica td mais fácil e se arranjar uma companhia melhor ainda!! :)
PatRocky
Membro Júnior
Registado: sexta jul 09, 2010 2:52 pm

quinta jul 15, 2010 4:31 pm

Pois, lá vem o dito de que os gatos são ladrões... e é verdade! Tenho sorte de que os meus nunca foram muito apegados à nossa comida... o meu rocky, que já tem 11 anos, a única coisa que o faz tripar é marisco, e já o apanhei várias vezes a roer as cascas que deixamos para fazer creme de marisco :P Quando fazemos gambas, descascamos sempre umas quantas para o menino :wink:

Quanto ao não sair de casa, não se preocupe mesmo, os gatos habituam-se mais às casas do que aos donos! O que não gostam é de mudar de casa... se for de férias, não o deixe em casa de alguém, deixe-o na sua casa e peça a alguém para ir lá uma ou duas vezes por dia dar-lhe comer, água e mudar o caixotinho. O Rocky fica amuado (porque os gatos amuam e não é pouco) umas duas horas depois de voltarmos de férias, mas depois passa-lhe e vem logo pedir colo :P Quando nos vê fazer malas (e às vezes nem é para ir de férias, pode ser só para arrumação) fica com aqueles olhinhos de dar dó, já nem apetece sair de casa :oops:
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

quinta jul 15, 2010 10:05 pm

Cá está um tópico daqueles que eu gosto, que é como quem diz, daqueles em que me posso babar dos meus pequenos :D .
O Yuri e a Sakura estão sempre em casa, excepto nas idas ao vet e~nas férias em que os podemos levar connosco. Adoram cheirar o ar da rua, quando abrimos uma fresta da janela para fumar, mas nunca damos espaço para que algum deles possa passar. E saem porta fora quando chegamos a casa para cheirar as paredes do hall do 2º andar e o tapete do vizinho. Enfim... pancas dos meus gatos!

Relativamente à comida, a Sakura sempre se portou muito bem, e eu, como a Tassebem, achava-me a maior. Volta e meia miava um pouquinho ao pé de nós ou punha-se em duas patas, a d«tocar com uma das patitas da frente no nosso braço a pedinchar e de vez em quando lá lhe saía a sorte grande. Depois chegou o Yuri e foi o fim do mundo em cuecas :P . Aminha mãe quando cá veio e viu o Yuri pela 1ª vez, fartou-se de me gritar: "O teu gato é ladrão!" Rouba tudo. Já disse aqui noutro tópico que escondo comida em todos os sítios que consigo. E ele é capaz de saltar à mesa e roubar o que estamos a comer enquanto o diabo esfrega um olho. Quando temos visitas temos de os fechar fora da divisão em que estamos, senão passamos vergonha. E a menina Sakura aprendeu com ele.

Ah! E isto passa-se em qualquer mesa, aliás, em qualquer coisa que tenha mais de 20cm.

Apesar de às vezes me chatearem com isto, é por estas coisas todas que eu adoro os meus pequenos. :wink:
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

sábado jul 17, 2010 9:29 am

Os gatos (como as pessoas) são todos diferentes. Uns são "ladrões" outros não. Há os que saltam para cima de tudo e os que não saltam. Já tive de todos os géneros. A maioria salta, pq faz parte da índole do gato (em liberdade andam pelas árvores, em casa não há árvores...)Mas, claro, temos que os "educar" de pequenino para que o mal seja o menor possível... Os salpicos é uma boa ideia, pq eles geralmente não gostam de água.
Responder

Voltar para “Gatos”