Sobre os treinos com os cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

choque
Membro
Mensagens: 173
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

quinta ago 26, 2010 9:44 pm

os 4 quadrantes do condicionamento operante são tidos como um conceito científico não, porque Skinner era um cientista até porque ele não era nenhum cientista era um psicologo que fez experiências em psicologia experimental... :roll:
No meu entender é uma posição inteligente e não subordinada a dogmas.
claro que dogma não é, porque ciência não é uma religião nem doutrina, e não é de todo fundamentalista como algumas opiniões. Abertura de mente impera sobre aqueles que seguem a ciência porque admitem que esta é mutável conforme novos estudos e descobertas são feitas. Já quem se prende a conceitos também eles científicos (castigo positivo e reforço negativo) mas desnecessários é simplesmente alguém preso no tempo. Um treinador competente nunca faz uso de punições mesmo que elas possam ser uma opção (e são sempre está as nossas mãos escolher usá-las) ele nunca precisa de usá-las porque não são necessárias. Conheço vários treinadores que nunca usaram reforºo negativo ... :wink:
choque
Membro
Mensagens: 173
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

quinta ago 26, 2010 9:46 pm

enolamai Escreveu:estou mais esclarecida.

obrigada a ambos :)
de nada Enolamai :wink:
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta ago 26, 2010 11:24 pm

Bem polémicas ideológicas à parte... têm razão troquei-me.... ligo tanto a esses dois quadrantes que já me baralho.

Na minha humilde opinião qualquer um desses dois quadrantes limitam o treino porque deterioram a confiança do cão no dono e retiram entusiasmo no treino, para além de serem potencialmente cruéis quando aplicadas por pessoas com problemas de sensibilidade.

Até hoje não encontrei nada que não consiga sem recorrer a eles.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta ago 27, 2010 6:55 am

Um treinador competente nunca faz uso de punições mesmo que elas possam ser uma opção
os treinadores actualizados e competentes por norma não precisam usar reforço negativo
Há uma diferença substancial nos sublinhados das suas citações acima. Pessoalmente acho a última mais inteligente.

É apenas uma opinão pessoal e como disse não quero reaviar polémicas estéreis.

Bons treinos.
CSofiaMelo
Membro
Mensagens: 150
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm
Localização: Liz do Vale D' Huyo

sexta ago 27, 2010 9:18 am

Concordo com a opinião do zeca até porque cada caso é um caso, e há que ter sensibilidade para, de entre as "ferramentas" de que se dispõe, escolher as mais adequadas para o cão em questão com aquele(s) problemas em particular.

Na minha opinião a característica mais importante que um treinador deve ter e que não se aprende em lado nenhum é sensibilidade Ou se tem ou não se tem, não se aprende... Nasce conosco e é reforçada ao longo da vida pelas experiências que vamos tendo

Se houver sensibilidade, haverá discernimento e bom senso para averiguar e escolher o(s) método(s) mais adequados para cada situação.
enolamai
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sexta ago 27, 2010 10:35 am

sensibilidade e intuição. concordo.

sem querer diminuir a relevancia dos diversos metodos de treino, sinto-me tentada a dizer que o "jeito" para o treino (canino e outros ) advem muito da inteligencia e vocação de cada um.
o que depois se reflecte nos resultados, obvio.

professores sem vocação são tendencial e comprovadamente maus.

acredito que neste campo haja um certo paralelismo nas situações, embora tenha perfeita noção de que aqui a presença e participação do dono é crucial e determinante para o sucesso, então existe mais um elemento na equação.

um dono sem empatia pelo cão deve arrasar qualquer treino de excelencia, assim como um dono intuitivo e ligado ao seu animal deve com toda a certeza ser uma mais valia de ouro para qualquer treinador.
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta ago 27, 2010 10:55 am

Ou é:

[/quote]quem as "cunhou" foi um cientista chamado Skinner

Ou é:
até porque ele não era nenhum cientista
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta ago 27, 2010 3:16 pm

Pipocas? 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
CSofiaMelo
Membro
Mensagens: 150
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm
Localização: Liz do Vale D' Huyo

sexta ago 27, 2010 3:29 pm

Aceito 8)
enolamai
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sexta ago 27, 2010 10:17 pm

TheOne Escreveu:Pipocas? 8)
no need... :D finalmente um topico com opinioes serenas.... fundamentadas.

eu sou uma leiga (sempre me pautei pela tal intuição e instinto) nestas materias e estou a gostar imenso de ler.
Responder

Voltar para “Cães”