A minha sincera opinião é que a maioria desses animais deveria ser sacrificada(morta) à nascença, o seu futuro será de sofrimento, e curto.
Anteriormente disse que a maioria deveria ser sacrificada, pois há alguns que se alguém os tratar adequadamente podem ter uma vida razoável, referi-mo por exemplo a um cão com apenas 2 patas, no mesmo lado, e incrivelmente corria , brincava e saltava

Mas há que ser realista!, não são muitas as pessoas que gostariam de ter um cão cego, um gato com o rabo todo torcido, um hamster sem uma perna, um peixe sem um olho, etc.
Como já disse, estes animais podem ter uma vida razoável, mesmo quase normal, contudo... quem os quer?... quase ninguém, e muitas vezes são rejeitados após algum tempo.
Por isso, é a minha opinião, mais vale sacrificar estes animais à nascença do que dar-lhes um futuro de abandono e/ou sofrimento.
Ia-me esquecendo!, para mim aqueles peixes roliformes que demoram quase minutos para ir comer ao outro lado do aquário, e aqueles que nadam feitos parvos a olhar para cima à procura de comer enquanto ele está no fundo estão incluídos na mesma lista que as tartarugas com cabeças múltiplas e afins.