PEDIDO DE AJUDA

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo set 12, 2010 11:53 pm

da experiência que tenho, venha FIV e FELV... PIF é que me deixa de rastos. :( Um gatinho FIV ou FELV positivo, adulto, pode ter uma vida longa e saudável, a seropositividade não obriga à sintomatização.

38 graus é uma excelente temperatura, nos gatos o normal é entre 37,5 e 39. Depois depende do gato, há animais mais quentes que outros. Fico contente por o gatinho reagir ao antipirético mas estou a estranhar não fazerem análises...

continuação de melhoras! :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
galarta1
Registado: quinta set 09, 2010 10:11 am

segunda set 13, 2010 9:17 am

Chamarrita já fizeram análises 2 vezes: neste momento rins e fígado tá OK, o hemograma(globulos brancos e vermelhos) tá OK, já tinha feito teste fiv instantaneo noutro vet e é negativo, o felv n pode agora fazer porque como tinha tomado vacinas antes da febre os anticorpos podiam levar a um falso positivo. Tenho medo é desse PIF (corona virus) que, pelo que li é mortal, contagioso para o meu outro gato e tem estes sintomas de febre e falta de apetite.
O curioso é que o Tomás NUNCA na vida saiu à rua, só de veio da sua mãe...
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda set 13, 2010 9:20 pm

galarta1 Escreveu:como tinha tomado vacinas antes da febre os anticorpos podiam levar a um falso positivo. Tenho medo é desse PIF (corona virus) que, pelo que li é mortal, contagioso para o meu outro gato e tem estes sintomas de febre e falta de apetite.
O curioso é que o Tomás NUNCA na vida saiu à rua, só de veio da sua mãe...
Não tem nada a ver, os anticorpos da vacina não aparecem nos testes FELV. Já fiz essa pergunta. :)

PIF é diferente de coronavírus... é um corona que sofre uma mutação. Coronavírus é contagioso e normalmente assintomático. A maioria dos gatos é portador, muitos de nascença e jamais desenvolvem a mutação que origina o PIF; o PIF em si NÃO é contagioso. Se partilham liteiras, taças, caminhas, e caso se trate de coronavírus, ambos o têm. Quanto aos sintomas que apresenta, poderão ser de PIF mas também de muitas outras doenças... qualquer coriza pode dar febre e prostração, emagrecimento, etc.

Não vá em conversas de "testes PIF", é deitar dinheiro à rua e não adianta nada. Mesmo uma alta titulação pode apenas significar que o gato é positivo à presença de um de mais de 300 espécies de coronavírus, e apenas uma dúzia desenvolve mutações. O teste não indica o tipo de coronavírus nem se ocorreu alguma mutação; a única antagem é que, se for negativo, pode não ser PIF (ou os anticorpos estarem agregados ao vírus, não sendo detectados no teste...).

O melhor a fazer é a medição das proteínas totais e ver a relação albumina/globulinas - a par com outros sintomas , é um bom indicador.

Se puder, leia o site da dra Addie. Veja também este tópico http://www.felinus.org/forum/viewtopic.php?t=11784 no fórum vizinho. Deixo-lhe um excerto esclarecedor. Atenção que não estou a sobrepôr-me aos vets, mas muitos não têm qualquer experiência com casos de PIF e recomendam a eutanásia só pela presença do FCoV (Feline Corona Virus), que NÃO É o mesmo que PIF (peritonite infecciosa felina), e mandam separar os animais, provocando-lhes ainda mais stress... e podendo até provocar PIF no animal saudável!

aqui fica o excerto:

" Este assunto de Coronavírus é um assunto muito debatido aqui no forum, e com o qual eu tenho imenso interesse em debater, e em me informar. Tenho feito imensas pesquisas sobre este assunto, porque tenho igualmente um gato portador de Coronavírus, com uma titulação de 1/200, que a vet referiu não ser significativo, e poder vir a eliminar, ou a aumentar, daí ela aconselhar a repetição dos testes daqui a algum tempo.
Quanto ao seu gatinho não acho que o facto dele ter uma titulação de 1/1000 signifique que tenha PIF seca, até porque segundo alguns sites, as estatísticas só consideram que o gato tenha PIF seca a partir de 1/1600, E SINTOMÁTICO. Importante também é fazer hemograma para ver quais os resultados, e bioquímicas, para se detectar o valor da proteínas totais, e a relacção Albumina/Globulina, em que a Albumina deverá ser sempre superior à Globulina.
Como vê, a titulação elevada de Coronavírus nada significa por si só, até porque nada garante que esse valor seja da presença do Coronavírus que dá origem a PIF, ele poderá ter outra tipo de Coronavírus, e daí a elevada titulação, e aí não existe nenhuma forma de deferenciar.
Quanto aos seus outros gatos, o que pode acontecer é virem a ser portadores também de Coronavírus, mas pelo que sei a maioria dos gatos o são, e se não estou em erro, o PIF em si não é contagioso, mas sim o Coronavírus.
Sendo assim não vejo razão para os separar, até porque como disse, e muito bem, seria bastante prejudicial para o outro gatinho, que certamente iria deprimir, e aí sim, poder vir a desenvolver PIF.
Uma outra coisa que aprendi, e que desconhecia, é que para além de haver gatos com uma titulação elevadíssima de Coronavírus nunca virem a desenvolver PIF, também existem situações de gatos com uma baixa titulação, ou até negativos, e virem a desenvolver a doença. Por isso, este é um assunto muito delicado, há poucas certezas nesta matéria (..) "

Infelizmente, já me faleceram 3 gatinhos com PIF (fiz sempre necrópsia, pois só após a morte se pode diagnosticar PIF), daí ter-me "especializado" nesta doença terrível... Os tr~es casos que tive foram de PIF efusiva, no entanto apenas um teve uma ligeira ascite. Todos mantiveram o apetite até poucos dias antes de morrer, dois deles nunca tiveram febre... apenas começaram a emagrecer e a ficar paradinhos, deixaram de brincar, e tiveram anemia e plaquetas baixas, de resto todos os sintomas foram diferentes. O único cuidado que pode ter é com a higiene, deve mudar totalmente a areia todos os dias e desinfectar com lixívia. Só a lixívia é eficaz contra a maioria dos vírus, alcool e outros desinfectantes não adiantam nada.

Mas pode ser que não seja PIF. Enquanto há vida há esperança. :)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
galarta1
Registado: quinta set 09, 2010 10:11 am

terça set 14, 2010 12:36 pm

Obrigada Chamarrita.
A tua mensagem foi muito esclarecedora.
O Tomás teve alta e vai ser medicado em casa com Tofledine (antipiretico) e um protector gastrico. Não estou a conseguir monitorizar a febre.
Não é o mesmo, come um pouco de paté, bebe, fezes e urina OK, brinca um pouco tem interesse na comida mas cheira-a e vira as costas, mete-se debaixo da cama. O mesmo cenário de antes de ter sido internado...
Pelo menos está confortavel e ao pé dos "pais" em casa.
Não sei o que mais posso fazer. Ele proprio já deve estar tão cansado destas andanças!!!
Acho que só me resta rezar, dar-lhe o melhor e procurar ir ganhando resistências para uma dor que neste momento me esmaga a alma e bloqueia os pensamentos e me absorve todo o tempo porque o adoro tanto e nunca pensei ter de passar por isto tão cedo.
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

terça set 14, 2010 9:22 pm

galarta1,

Lamento imenso o que está a passar. Mas o veterinário não lhe disse qual é a doença do bichano e se ele irá melhorar?
Responder

Voltar para “Gatos”