Prémio Nobel da Literatura 2010

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

sexta out 08, 2010 11:17 pm

Charlie2 Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Charlie2 Escreveu:bahhh...
Ah sim? Que interessante...
mesmo, ia nomear um autor até ter entendido que tinha de ser dos últimos 20 anos... Daí o baah. De facto de interessante não tem nada :wink: as minhas desculpas sobaka.
não tem que pedir desculpa, eu simplesmente não percebi por isso reagi assim.
mas quem era o escritor que queria nomear?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta out 08, 2010 11:25 pm

E porque é que Saramago é escolha óbvia ?
Para mim não é , por exemplo.

" Nobelizado " ? Gunter Grass :lol: :lol:

Gabriel García Márquez
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
sobaka
Membro Veterano

sexta out 08, 2010 11:58 pm

não quis ofender :) é que reparei que de vez em quando o patriotismo fala demasiado alto e não quis que isso estragasse a conversa :)

Gabriel García Márquez
obrigada :)
nicasxi
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 12:08 am

Peço desculpa se ferir susceptibilidades mas não tenho patriotismo suficiente para apreciar Saramago. E o dele tambem deixava um bocadinho a desejar .... mas isso são outros quinhentos.
E agora e antes que me pintem para aqui com alguma cor politica ( erro crasso, que cada vez mais me vejo apartidária ou em branco ) deixo aqui esclarecido que a minha escolha de Gunter Grass assenta no facto de gostar do modo irónico com que este escritor escreve. Acho piada ao absurdo ... :lol:
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
sobaka
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 12:23 am

nicasxi Escreveu:Peço desculpa se ferir susceptibilidades mas não tenho patriotismo suficiente para apreciar Saramago. E o dele tambem deixava um bocadinho a desejar .... mas isso são outros quinhentos.
E agora e antes que me pintem para aqui com alguma cor politica ( erro crasso, que cada vez mais me vejo apartidária ou em branco ) deixo aqui esclarecido que a minha escolha de Gunter Grass assenta no facto de gostar do modo irónico com que este escritor escreve. Acho piada ao absurdo ... :lol:
Eu gosto de algumas obras do Saramago. Mas, confesso, gostei mais das traduções do que dos originais, é um fenómeno curioso...

Cor política? Refere-se ao facto do Gunter Grass ser membro da Waffen-SS durante a II-a Guerra Mundial?
nicasxi
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 12:49 am

Sim. A isso e ao facto de não apreciar Saramago.

— Emily Dickinson

VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

sábado out 09, 2010 8:53 am

sobaka Escreveu:
Cor política? Refere-se ao facto do Gunter Grass ser membro da Waffen-SS durante a II-a Guerra Mundial?
Na altura em que ele esteve nas SS estas já eram compostas por voluntários e ele foi forçado juntamente com outros a reforçar a décima Divisão SS.Daí que é completamente sem sentido falar de cor politica do Gunther GRass recorrendo a falar das SS. Se ele tivesse entrado nas Allgemeine SS de livre vontade...seria outra coisa.

O papa igualmente entrou na Juventude Hitleriana porque se o não fizesse a familia teria graves sanções.Muitos pais foram despedidos ou denunciados por vizinhos por os seus filhos não aderirem. Até o movimento escutista foi destruído e os escuteiros forçados a esconderem quem eram sob pena de serem presos.

Não falamos de uma democracia...falamos de uma ditadura quase tão má quanto a Soviética sob Estaline( sim, esses ainda conseguiram involuir mais)
sobaka
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 3:31 pm

nicasxi Escreveu:Sim. A isso e ao facto de não apreciar Saramago.
Bem, o Gunter Grass não deixa de ser um escritor brilhante :)
Eu tento distanciar a obra do autor, pode-se ser uma pessoa horrível e um génio ao mesmo tempo.
Quanto ao Saramago não entendi, peço desculpa. Não apreciar as obras dele deve significar qualquer coisa política?
sobaka
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 3:32 pm

VascoMV Escreveu: Na altura em que ele esteve nas SS estas já eram compostas por voluntários e ele foi forçado juntamente com outros a reforçar a décima Divisão SS.Daí que é completamente sem sentido falar de cor politica do Gunther GRass recorrendo a falar das SS. Se ele tivesse entrado nas Allgemeine SS de livre vontade...seria outra coisa.

O papa igualmente entrou na Juventude Hitleriana porque se o não fizesse a familia teria graves sanções.Muitos pais foram despedidos ou denunciados por vizinhos por os seus filhos não aderirem. Até o movimento escutista foi destruído e os escuteiros forçados a esconderem quem eram sob pena de serem presos.

Não falamos de uma democracia...falamos de uma ditadura quase tão má quanto a Soviética sob Estaline( sim, esses ainda conseguiram involuir mais)
1. A pergunta concreta foi feita à pessoa concreta para esclarecer a afirmação dela. O senhor poderia evitar fazer figura de urso se visse o contexto, mas, como sempre, dispensou esta oportunidade.
2. "Quase tão má" - esta foi brilhante. Vejo que o senhor é da geração que até hoje conjuga amor árduo aos nazis com a convicção que os soviéticos comiam as crianças e violavam as velhotas (ou vice versa, não sou muito boa em memorizar absurdos mitos urbanos).
3. Haviam pessoas, (na União Soviética em maior quantidade, na Alemanha Nazi em menor), que optaram pela luta aberta ou resistência passiva. Alguns sobreviveram, muitos dos sobreviventes eu conheço pessoalmente, incluindo os da minha própria família.
4. Faça me um grande favor: não se dirija a mim nunca mais nem directa nem indirectamente. Se há uma coisa que me mete nojo mesmo no espaço virtual (que costuma ter o impacto muito mais "soft") são os amantes de nazis e as pessoas que falam com a presunção ridícula sobre as coisas das quais não fazem mínima ideia.
Obviamente, estando nós num fórum aberto, pode ignorar este meu pedido, mas não lhe vou responder, para mim o senhor não existe.
Passe bem.
nicasxi
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 3:53 pm

sobaka Escreveu:
Eu tento distanciar a obra do autor, pode-se ser uma pessoa horrível e um génio ao mesmo tempo.
Quanto ao Saramago não entendi, peço desculpa. Não apreciar as obras dele deve significar qualquer coisa política?
Não forçosamente. Mas sendo Saramago um assumido comunista e sendo Grass um assumido nazi o facto de não apreciar um e preferir o outro é que pode induzir a ideias erradas sobre a minha cor politica.
Não é nem uma nem outra ! Sou completa e absolutamente em branco ! :lol:

— Emily Dickinson

cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado out 09, 2010 4:04 pm

Descobri Saramago nos anos 80 e gostei tanto, mas tanto, que li tudo o que ele já havia escrito e veio a escrever durante bastante tempo. Passados uns anos e outras tantas obras acabei por desgostar-me, claro, dado que começou a repetir-se à exaustão. Quando recebeu o Nobel já tinha deixado de ler os livros dele. O meu marido, que nunca gostou da sua obra costumava dizer que ele "só escreveu um livro". Não deixa de ser um pouco verdade. De qualquer forma, há quatro ou cinco livros dele que gostei mesmo muito, com o "Levantado do Chão" à cabeça.

Quanto à conotação política, o José Saramago sempre foi do PCP e manteve-se fiel à Editora "Caminho", acho que pelas mesmas razões.

Eu também tento separar o autor da sua obra mas às vezes é difícil.
sobaka
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 7:52 pm

nicasxi Escreveu:
sobaka Escreveu:
Não forçosamente. Mas sendo Saramago um assumido comunista e sendo Grass um assumido nazi o facto de não apreciar um e preferir o outro é que pode induzir a ideias erradas sobre a minha cor politica.
Não é nem uma nem outra ! Sou completa e absolutamente em branco ! :lol:
Entendo e apoio :) Tenho certeza que a obra literária (ou, alias, qualquer obra) deve ser avaliada e apreciada não pelas convicções políticas do autor mas por aquilo que vale a própria obra.
sobaka
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 8:18 pm

Eu creio que a grande parte dos verdadeiramente bons escritores são uma espécie de "transmissores", uns "aparelhos" que conseguem apanhar algo do "espaço informacional" e transmitir para o resto do mundo. Pode parecer um loucura, mas conheço bem muitos escritores e poetas cuja obra não tem nada, decididamente nada com aquilo que eles próprios são, até é dificil acreditar que as obras são realmente deles :lol:

Eu não li "Levantando do chão" :oops: , só li "Memorial do Convento", "O ano da morte de Ricardo Reis", "A jangada da pedra", "Evangelio segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a segueira"... Tenho que ler.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado out 09, 2010 8:19 pm

nicasxi Escreveu:E porque é que Saramago é escolha óbvia ?
Para mim não é , por exemplo.

Gabriel García Márquez
Assino por baixo.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sobaka
Membro Veterano

sábado out 09, 2010 8:21 pm

Por favor, só mais um :) Para distinguir as opiniões :)
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”