Novato em chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sábado out 30, 2010 12:59 pm

Acho que a gaiola está bastante boa. Tem todos os acessórios necessários (excepto o suporte para o feno, que terá de comprar) e é espaçosa o suficiente para 1 chinchila. Com o tempo pode ir acrescentando brinquedos de madeira, que as chinchilas adoram.

Boa sorte na busca pelo seu amiguinho de 4 patas ;).
abrenozes
Membro
Registado: sexta out 29, 2010 9:49 am

sábado out 30, 2010 6:29 pm

E "prontos" !!! Tenho de confessar que sou um fraco. Não resisti! :lol:

É um macho Black Velvet com cerca de 2 meses... Espero estar à altura da responsabilidade.

Imagem
Imagem
Imagem
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado out 30, 2010 6:59 pm

Vamos querer ver as fotos da pequena :D
GSfanatic
Membro Veterano

sábado out 30, 2010 7:29 pm

Parabéns! Ele é mesmo lindo! Como se chama?

Já vi que tem ali o suporte para o feno. Será que já o tinha e eu não vi? :?

Vai ver que vocês serão grandes amigos ;)
abrenozes
Membro

sábado out 30, 2010 7:41 pm

Confesso que ainda não o baptizei. Vou-lhe chamando chichilo e esperando o regresso da minha filha para resolvermos isso.

Agora vem a parte mais incómoda e peço ajuda se alguém tiver informações úteis. Depois de chegarmos a casa e instalar tudo, comecei a sentir alguma irritação e obstrução nasal derivado ao feno. Acontece isso a toda agente? Haverá substitutos ao feno? Agradeço partilha de experiências semelhantes.

P.S.- Não viu mal, não. Veio com ele.
GSfanatic
Membro Veterano

sábado out 30, 2010 7:57 pm

Isso acontece comigo, que tenho uma certa alergia ao feno. Descobri recentemente que o feno da montanha da Versele-Laga não me provoca alergias. O feno da Vitapol é também muito bom, pois tem menos pó.

É uma questão de experimentar ;). Não há substitutos ao feno. É uma parte muito importante da dieta das chinchilas.

Ah, mais uma coisa. Após colocar o feno no suporte, vá logo lavar as mãos.
abrenozes
Membro

sábado out 30, 2010 8:14 pm

O feno que tenho é este http://www.allpet.it/happy_snacky_port.htm. E por acaso ele não lhe liga nenhuma... mas também só passaram umas horitas. No início ainda andou a vasculhar e cheirar a gaiola toda, agora fica na prateleira do meio a olhar para a televisão.
GSfanatic
Membro Veterano

sábado out 30, 2010 9:13 pm

Não conheço esse feno. Sempre usei da Versele-laga ou da Vitapol.

Ah, que você já está a ensinar o menino a ser lambão! Ler um livrinho, jogar à bola... isso não! Agora ver televisão já vê! Esta juventude! :roll:

8)
abrenozes
Membro

sábado out 30, 2010 9:16 pm

Vou continuar a chatear...

No site Clinicão-Hospital veterinário http://www.clinicao.pt/main.php?srvacr= ... d_page=106 encontrei esta frase:
Feno: deve ser oferecido diariamente e deixado sempre à disposição do animal. Existem vários tipos de feno no mercado. O de alfafa é o feno mais rico em nutrientes e calorias. Pode-se utilizar o feno de mistura de ervas.

Por aqui deduzo que a alfafa é uma espécie de feno. Eu tenho feno de ervas e alfafa... estou a duplicar a alimentação?

O que tenho lido indica-me que além da mistura comprada em lojas, a alfafa e o feno, apenas restam umas guloseimas para dar e mesmo essas muito esporadicamente.
Então, no mesmo site leio:
Alimentos frescos: os alimentos frescos devem ser oferecidos diariamente, em quantidades moderadas. Se a chinchila não está habituada a comer alimentos frescos, estes novos alimentos devem ser introduzidos gradualmente na sua dieta diária. Os alimentos frescos que se podem incluir na alimentação da chinchila são: maças, bananas, pão, bróculos, cenouras, pimento, kiwi, laranjas, espinafres, tomates.

Fiquei um pouco confuso...
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

sábado out 30, 2010 9:59 pm

Bom, Parabens pelo seu Chinchilo, pois é lindo! :D Sabemos como é dificil resistir a estes animais. :D

A GSfanatic já esclareceu algumas dúvidas. Quanto ao último post, deve escolher feno da Versele Laga ou da vitapol. Eu uso o da VL. É apenas feno mas fundamental para elas. Que ração comia na loja e qual come agora? Qualquer mudança deve ser gradual, tanto no feno como na ração. Quanto à alfafa, há quem use dia sim dia não. Há alfafa fresca, desidratada e em cubos. Pessoalmente, aconselho alfafa em cubos, dia sim dia não ou de 2 em 2 dias. A alfafa faz bem, nos dias recomendados, e se for em cubo serve para desgastar os dentitos, o que também é fundamental.

NÃO dê alimentos frescos à sua chin. Dê ração (dependendo da ração, algumas até trazem as tais guloseimas), feno sempre à disposição, alfafa em cubos dia sim dia não ou de 2 em 2 dias, água (pode mudar todos os dias ou dia sim dia não, vela se bebedouro funciona bem) e deve colocar pedras de cálcio próprias para roedores. Já tem uma casota para ela dormir?

Qualquer dúvida é só...escrever. 8)

Mais uma vez relembro: não dê alimentos frescos ao seu chin e veja como estão os cócós. :wink:
chinchilavis
Membro Veterano

sábado out 30, 2010 10:06 pm

Esqueci-me:

Se tiver em casa uns arames pequenitos só para prender as portas, era boa ideia. :wink: Algumas abrem as portas das gaiolas. :lol:
abrenozes
Membro

sábado out 30, 2010 10:17 pm

Obrigado a todos pela ajuda!! :)

Amanha vou repensar a questão do feno, as marcas, ler um pouco mais.

Quanto à ração, penso não haver problema porque ele tem comido bem (no feno é que não tocou) e também não vi ainda a beber, não sei se porque não teve sede, se por má colocação do bebedouro... coisas que com tempo se resolvem.

os cócós são sólidos e, para meu espanto, são demasiados. Não percebo como se pode limpar a gaiola uma vez por semana com tantos cócós. :roll: Dá-me a impressão que amanhã já vou ter de fazer limpeza...

Quanto ao abrigo, tem aquele que se vê nas fotos, uma fiada de troncos pequenos simulando um túnel. Acha que não será o ideal?
GSfanatic
Membro Veterano

sábado out 30, 2010 10:28 pm

Na minha opinião esse túnel é suficiente. Ele consegue esconder-se bem lá dentro, não?
abrenozes
Membro

sábado out 30, 2010 10:42 pm

Sim, sim. Por vezes tenho uns movimentos mais bruscos (também eu estou em fase de adaptação) e ele pira-se logo para lá. Não é o sítio preferido dele, mas usa-o.

Passa algum tempo como que estando pensativo, mas não lá. Fica numa das prateleiras, aquela onde está a comida, e chega a parecer que está ali a dormir de olhos abertos. Parece que se esconde por traz do comedouro... passa ali quieto muito tempo.
Imagem

Amanhã verei como evoluiu.
chinchilavis
Membro Veterano

sábado out 30, 2010 10:51 pm

Comprei algo parecido para o meu Teco e ele nunca para lá foi....
O meu chin tem uma casota onde eles mais gostam: no último "andar" bem pendurada. Tudo o resto está no rés do chão. comedouro de um lado, bebedouro do outro. Eles gostam de se pendurar em tudo. Evite movimentos bruscos perto dele e sons muito altos. Pelos vistos é dos que gostam de tv. :lol:
Fale com ele, vá metendo a mão na gaiola para ele sentir o seu cheiro. Ele esconde-se para estar protegido.
Não se preocupe com a quantidade de cócós, pois é bom sinal. :wink: Pode mudar o fundo uma vez por semana, pois os cócós não cheiram mal, mas se quiser mudar 2 vezes por semana não há problema. 8)
Tem areia para o banho?

Mandei mp.
Responder

Voltar para “Exóticos”