Os cães hoje em dia não podem ficar sozinhos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

segunda nov 15, 2010 5:57 pm

Recomendo a leitura do livro "Marley e Eu", à CarlotaM (se ainda não o leu). :wink:

Eu tenho duas cadelas que juntas não pesam 9 kg (nem digo 10) e elas destruíram-me DOIS sofás e um colchão. Uma delas deu cabo de uma porta. Só não roeram os móveis do meu quarto porque quando saía para trabalhar deixava a porta do quarto fechada. O resto, tudo roído. Durante 18 meses foi um terror. Mas depois passou.
Felizmente falo de uma pinscher e uma mestiça de pinscher com chihuahua.
O meu marido teve um rottweiler e ainda está lá, na porta da casa de banho, a 'lembrança' que ele nos deixou: toda arranhada. A da cozinha foi destruída. Foram tempos terríveis, pelo que ouvi dizer. Mas vá lá, passou, e o cão tornou-se num Lord. Grande Furst do Alto do Castelo!

Nem falo do nosso Amstaff, o Fred. Estivemos a ponto de enlouquecer. Mas também passou, e hoje ele é um cão maravilhoso, excelente guarda, amoroso e leal. Continua lambão, e adora fazer cocó nos vasos de flores da Avó, mas pronto, dos males o menor. :roll:

Muitas vezes o preço que pagamos por ter os cães sozinhos durante muito tempo é muito, muito alto. E superar ou não os momentos maus vai depender da nossa tenacidade, do nosso sentido de responsabilidade pelo animal, mas principalmente do amor e respeito que lhe temos. O ideal era que não ficassem sozinhos, ou que o ficassem por pouco tempo. Mas quem é que se pode dar ao luxo de não trabalhar, de não se ausentar de casa, hoje em dia? Penso que muito poucos.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
CarlotaM
Membro
Registado: segunda nov 15, 2010 1:03 pm

segunda nov 15, 2010 6:20 pm

Obrigada, Kaminaru. Apenas condeno pensar-se que o crate é opção de vida para um cão ficar em casa sozinho. Acho que não faz sentido dizer que um cão não pode ficar sozinho em casa mas que pode ficar num crate. É nesse sentido que opino, acho irónico. De resto, acho que quem gosta do seu cão, tem bom senso, não irá tratá-lo mal e cada um sabe de si. Logo, ter que ter recorrido ao crate como solução temporária não se aplica quando eu digo que abomino a utilização de crates.
Nicasxi, compreendo que tenho que estar preparada para alguns acidentes, faz parte da vida ao ter-se um cão, aliás, faz parte da vida, ponto final, (mas com um cão a vida torna-se muito mais divertida)! Sobre o “cão como pessoa” conheço e já vi quem faz festas de aniversário com o cão com chapéu de festa e bolos à frente com velinhas, desculpem a quem o faz, mas se a mim me confunde, imagino ao cão!!
Obrigada, Condessa, vou comprar o livro pois já tinha visto um pouco sobre a história nas minhas pesquisas cibernauticas e deve ser muito engraçado de se ler, e didáctico!
Quando adolescente, tive um caniche, (sempre acompanhado em casa, por sinal) que me destruiu dois pares de óculos de sol, uns rayban e uns dragon fly, ambos novinhos em folha, sei que não é muito mas como deve imaginar não me deixou muito contente (eram peças fulcrais naquela idade)!
Sei que um cão não o faz por mal e muito menos por vingança por ficar sozinho, e vou ter que arranjar maneira que não volte a acontecer (tanto!). Provavelmente vai, por muito que me prepare. O máximo que consigo fazer é tentar que o cão faça o menor estrago possível, dentro das suas capacidades de cão e dentro das minhas capacidades de o evitar. Crate é que não. Ele vai ficar no pátio, ( e confesso que já tenho visões de o cão a roer a piscina desmontável que lá temos!). O meu marido, especialmente, ia “adorar” que tal acontecesse!

Agradeço os vossos conselhos. Penso que o que me estão a dizer é que, por um lado, temos um cão em casa, por outro lado, temos que nos preparar para o que isso nos pode trazer. Seja como for, um cão em casa, sozinho ou sem estar sozinho implicará sempre alguns acidentes de percurso, não é?
Faz parte do ter-se um cão.
(Se forem 10 cães, supostamente mais contentes pois têm a companhia uns dos outros, mesmo assim, certamente farão muito mais estragos do que um cão sózinho).
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 15, 2010 7:41 pm

O lab é um cão muito energético.
E como cachorro, naturalmente, ainda mais.
Para mim, funcionou dar grandes passeios diáriamente e com brincadeira com a bolinha.
Tem de pensar em dar escape à enorme energia dos labs.
Dê-lhe também, ossos grandes para roer.
Joelhos e rótulas de vaca/porco não se desfazem em bocadinhos (perigosos para o bicho) e duram muito tempo.
Já agora aconselho a trazer o bicho o mais tarde possível.
Assim ficam mais tempo com a sua matilha (mães e irmãos) e não faz diferença alguma na ligação com os donos.
A minha veio com 4 meses e posso-lhe garantir que foi melhor para ambas as partes.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
dolfa
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 7:21 pm

segunda nov 15, 2010 8:08 pm

Olá :D
Eu pratico a antropomorfização com os meus cães, é superior a mim :lol:
Desde logo o nome deles, claramente "humano", Rudolfo e Matilda, ás vezes Dolfinho e Tildinha, tb comemoro os anos deles, tudo datas inventadas por mim mas n é com grandes festas, é cantando-lhes os parabéns e repartindo alguns petiscos, lá está, dos humanos com eles, adoram croquetes e afins.
No Natal, recebem sempre um presentinho, habitualmente uma mantinha nova.
Costumo falar muito com eles, graças a isso ele ficou espertissimo e entende muitas palavras, acho até que é mais esperto que o Border Collie mais esperto mundo :lol: mas eu sou suspeita :roll: A Tilda com muita pena minha n é tão esperta, isto porque foi adoptada (em sentido humano) resgatada (em ambos os sentidos: Humano e animal) dum canil de abate e veio cá para casa com 9 meses ao contrário da outra criatura rafeira que pôs a patinha cá dentro com 2 mesinhos.

Não aprecio vesti-los, embora aceite quem o faz, sobretudo agasalhos quentinhos porque eles tb têm frio se forem velhinhos, doentes, pequeninos, etc.
Não os trato como filhos porque tenho uma filha, ela tinha 5 anos quando trouxemos o Dolfo da mata, aliás ela é que o carregou ao colo com muita rapidez para a mãezinha cadela dele n perceber, ainda me lembro do colocar nos bracinhos dela e ela a berrar para o pai: Paiiiiiiii...tá aqui o Rudolfooooo :lol:

Basicamente aquilo que eu acho é que acabamos sempre por humanizar, ou como a CarlotaM diz antropomorfizar os animais, quando falamos com eles, estamos a falar n nos pomos a ladrar e é bem mais interessante para eles e para nós falar com eles do que simplesmente dizer: Deita! Senta! etc além de que é terapeutico, por vezes o meu marido nem ouve o que digo mas se eu olhar para o Rudolfo e lhe disser: Olha Rudolfo...capto logo a atenção dele, pena é que n me responda que eu tou coberta de razão, era isso que eu precisava ouvir :lol: mas como ele é cão n se pode esperar mais...

Apesar de tudo tou plenamente convencida que eles são cães e por isso, ás vezes chamo-lhes Cães e outras vezes, Meus "Meninos" :D

O que interessa é o respeito, o amor, o carinho, a protecção, a dedicação, a lealdade que temos por eles e eles por nós e sobretudo a dignidade que eles merecem!

Boa sorte com o pequeno Lab e sobretudo muita tolerância porque ele é bébé mas isso já deve saber uma vez que foi habituada desde cedo a cães. E, se mais tarde lhe disser: És o meu menino lindo!... n se preocupe que ele n vai pensar que é pessoa nem a CarlotaM se vai sentir incomodada com isso, são só palavras :wink:
<strong>Se voc&ecirc; for capaz</strong> de perdoar quando descarregam em si,por motivos pelos quais n&atilde;o tem culpa nenhuma, de aceitar criticas e censuras sem ressentimentos,<strong>ent&atilde;o meu amigo voc&ecirc; &eacute; quase t&atilde;o bom quanto o seu c&atilde;o. _______________________________________________________________ Nunca s&atilde;o demais os amigos dos animais&nbsp; By Dolfa :) :) :) Tufinho, meu gatinho querido...a tua aus&ecirc;ncia &eacute;&nbsp; t&atilde;o dolorosa, meu amigo, meu companheiro :((( &nbsp;</strong><a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=mzMW3_M3 ... M3NeU&nbsp; </a> Animais de Barcelos <strong>

Os animais n&atilde;o s&atilde;o como n&oacute;s, mas s&atilde;o...suficientemente parecidos connosco para que sejam inclu&iacute;dos na comunidade moral.</strong>
Condessa
Membro Veterano

segunda nov 15, 2010 10:15 pm

CarlotaM Escreveu:Obrigada, Condessa, vou comprar o livro pois já tinha visto um pouco sobre a história nas minhas pesquisas cibernauticas e deve ser muito engraçado de se ler, e didáctico!
Oh, oh! :lol: É divertidíssimo e sim, muito didático! :wink:
<p>&nbsp;</p>
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda nov 15, 2010 10:28 pm

Olá Carlota!
Aconselho a leitura tb do "Marley e eu", é divertido e ternurento. Tb vi o filme, mas o livro não tem comparação. No entanto, ao ler (ou ver), please não fique com a ideia de que os labradores são todos por norma destruidores, porque não são. Nem acompanhados, nem deixados sozinhos, nem todos são destruidores, pelo menos a esse ponto.
Gostei de ler o comentário da Condessa, chiça que ela tem dois minis Marleys. lol...Vê, não são só os labs, os destruidores, até chiuhahas... Tive um pinscher quando era pequena, fez das suas em cachorro e não foi por estar sozinho porque ele passava mesmo pouco tempo sozinha, questões de 1h ou 2h nem isso. Havia sempre gente em casa, um dia, roeu um sapato uma vez. A minha mãe ralhou-lhe, voz mais autoritária e desde daí, nunca mais estragou nada.
A minha Kyara, labradora, portou-se lindamente até aos 8 meses, depois dos 8 aos 10 meses, foi a fase da adolescência rebelde. Fez algumas das suas, mas dá para contar nos dedos duma mão e nada de insubstituível ou em que gastasse muito como colchões ou sófas...lol...Roeu foi o contorno quadrado de 4 tomadas, o bordo duma mesa velha e de dois bancos velhos. Os bordos da cama dela, mas isso acho que têm todos essa tara de redecorar a cama, repicando-a... A minha gata fez piores em bebé: roeu o bordo dum móvel pintado à mão, da escrevaninha e da mesinha de cabeceira da minha cama, o fio do carregador do pc (teve de ser substituído)... Juro, foi a minha gata que hoje tem 9 anos. Só fez essas asneirolas em bebé e não era deixada sozinha, era é curiosa à brava. Ainda é, mas com consciência.lol

Jocas caninas e felinas
CarlotaM
Membro

terça nov 16, 2010 1:03 pm

Olá todos,

É perfeitamente natural que nos dê vontade de mimar imenso os nossos animais, dolfa, porque gostamos muito deles. Por isso, talvez a dificuldade em traçar um limite entre tratar o nosso cão como “gente” e como “cão”.

Apenas acho que se calhar se o tratarmos como cão, obviamente com os mimos e amor que merece, se calhar será melhor na perspectiva em que conseguiremos obter dele maior obediência e “compreensão” para o que é esperado dele (e também do que ele não pode fazer).

Como diz o aisd, o lab provavelmente precisa de um escape para a sua energia e acho que exercício físico e mental (e manter a mente ocupada com o cumprimento das suas regras) funcionará melhor do que ele “achar que é pessoa” e agir como uma pessoa em ansiedade quando sozinho. Digo eu(…).
Aisd, não vou ser capaz de adiar a entrega do meu lab, ainda esta manhã recebi umas fotos dele e já sinto um vazio em ainda ter que esperar 22 dias (sim estou a fazer contagem decrescente) para o ter.

Eu coloquei esta duvida de porque razão se fala tanto hoje no facto de se deixar os cães sozinhos – talvez porque os precisamos de treinar para estarem aptos para tal, (como "antigamente" estavam), ao invés de fazermos de tudo para não os deixarmos sozinhos, e como privarmo-nos das obrigações que nos fazem ausentar de casa me parece impossível, queria saber como cumpriam esta "tendência/voga/moda".

Chego á conclusão que esta problemática - do cão sozinho em profundo sofrimento enquanto trabalhamos - se calhar não existe da forma que se "progandeia" mas antes reconhecemos que ele prefere companhia, preocupa-nos actualmente mais isso, mas apenas lhe podemos oferecer as "ferramentas" para que ele o consiga fazer com naturalidade, é isso que se espera dele, como cão.

O cão enquanto cachorro a destruir a casa é uma outra problemática - todos os cachorros o fazem em maior ou menor grau.

Tweenie, ao ler o livro, acho que não vou ficar com essa ideia, que os labs são todos uns destruidores. Como disse tive um lab mas era já adulto e pacholas, portanto não assisti à sua fase mais “complicada”.

cumprimentos a todos.
PS. Cheguei a ler casos nos EUA em que os donos oferecem aos seus cães animais de companhia, uns foram gatos e dizia-se os gatos "do cão" e não deles..!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 16, 2010 1:23 pm

Essa questão de nunca se dever ou poder deixar um cão sozinho durante longas horas é mais uma bizantinice de obcecados do que propriamente uma questão fulcral no tratamento de um cão. Por isso é que "técnicas" como deixar o cão fechado numa crate se assemelham mais a tortura nazi do que a uma real educação do cão.

Cão é cão, tem de ser tratado como tal, e isto não é sequer discutível. E, quanto a mim, a CarlotaM tem razão, sim, quando diz que tantos apuros acabam por ser uma "humanização" do cão, embora feita ao contrário (e isto acrescento eu). Porque uma tão grande preocupação com a psicologia canina (que de facto existe) e em fazer tudo "bem" só se equipara à que havia em décadas passadas com o tratamento das crianças pequenas, que não podia ser "traumatizadas" com as condicionantes da vida quotidiana...

Claro que o cão não gosta de ficar sozinho, que quando o fica por longo tempo tende a procurar distracções à sua maneira e segundo a sua lógica, fazendo coisas que prejudicam ou incomodam os donos. E quanto mais novo é, mais isto pode acontecer. Mas acontece que os donos, para o poderem alimentar e manter a sua própria casa, têm de trabalhar. Portanto, têm de se ausentar por períodos que podem ser longos. Mas o cão pode ser habituado a essas ausências, e quanto mais cedo o for, melhor. Chama-se a isto estabelecer regras e rotinas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 16, 2010 1:25 pm

CarlotaM Escreveu:...

PS. Cheguei a ler casos nos EUA em que os donos oferecem aos seus cães animais de companhia, uns foram gatos e dizia-se os gatos "do cão" e não deles..!
Passou cá uma série, Dharma e Greg, em que havia um cão que tinha um cão... :lol:

Só os americanos para tais invencionices! :roll:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Condessa
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 4:31 pm

LuluB Escreveu:Essa questão de nunca se dever ou poder deixar um cão sozinho durante longas horas é mais uma bizantinice de obcecados do que propriamente uma questão fulcral no tratamento de um cão. Por isso é que "técnicas" como deixar o cão fechado numa crate se assemelham mais a tortura nazi do que a uma real educação do cão.

Cão é cão, tem de ser tratado como tal, e isto não é sequer discutível. E, quanto a mim, a CarlotaM tem razão, sim, quando diz que tantos apuros acabam por ser uma "humanização" do cão, embora feita ao contrário (e isto acrescento eu). Porque uma tão grande preocupação com a psicologia canina (que de facto existe) e em fazer tudo "bem" só se equipara à que havia em décadas passadas com o tratamento das crianças pequenas, que não podia ser "traumatizadas" com as condicionantes da vida quotidiana...

Claro que o cão não gosta de ficar sozinho, que quando o fica por longo tempo tende a procurar distracções à sua maneira e segundo a sua lógica, fazendo coisas que prejudicam ou incomodam os donos. E quanto mais novo é, mais isto pode acontecer. Mas acontece que os donos, para o poderem alimentar e manter a sua própria casa, têm de trabalhar. Portanto, têm de se ausentar por períodos que podem ser longos. Mas o cão pode ser habituado a essas ausências, e quanto mais cedo o for, melhor. Chama-se a isto estabelecer regras e rotinas.
Completamente de acordo.
<p>&nbsp;</p>
CarlotaM
Membro

terça nov 16, 2010 4:53 pm

Obrigada, luluB e Condessa e todos.

Ajudaram, porque, com as pesquisas que tenho feito, já estava a ficar um bocado preocupada em pensar se havia algo que me estivesse a escapar desde a última vez que tive cães.
Os textos que tenho lido de diversas fontes Internet parecem-me um pouco neuróticos, pois vejo pessoas a dizerem que “não, não podem ter um cão embora tu e o teu marido trabalhem por turnos, o cão fica sozinho mais de quatro horas por dia, é impensável”.

Bom, acho que estamos esclarecidos, é pena é que se constatem estes exageros que chegam a ser doentios e quem não se informar acaba se calhar por desistir de ter um bichinho seu e a felicidade que daí advém! E não é ser-se egoísta, é ser-se sensato e realista. Como dizem, tudo em exagero..cheira mal.

Cumprimentos,
Última edição por CarlotaM em terça nov 16, 2010 4:58 pm, editado 1 vez no total.
CarlotaM
Membro

terça nov 16, 2010 4:57 pm

Marley & Eu
"Rabo destruidor"
"Marley estava crescendo a uma velocidade assustadora. Seu rabinho de filhote estava se tornando grosso e poderoso. Todos os objetos da altura do joelho para baixo foram derrubados pela arma louca e balançante de Marley. (...) Marley não sacudia o seu rabo. Ele sacudia o corpo todo. E em nenhum momento ele se sacudia mais do que quando tinha alguma coisa em sua boca. Sua reação em qualquer situação era a mesma: agarrar o sapato, travesseiro ou lápis mais próximo e sair correndo com ele. Uma voz em sua cabeça deveria lhe sussurrar: 'Pegue isto! Babe bastante em cima dele! Agora, saia correndo!'"

:wink:
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça nov 16, 2010 5:34 pm

Também sou da opinião de que não é necessário ser reformado ou doméstica para se poder ter um cão, há cães muito equilibrados e felizes e passam algumas horas sozinhos, tem de ser.

Agora verdade seja dita que, inicialmente na educação do cachorro, quanto mais tempo se dedicarem melhor.

O meu pai só se decidiu em oferecer-nos um cão quando achou que as condições estavam reunidas, tinhamos na altura 10, 13 e 16 anos e preparou-nos para o facto de que seriamos responsáveis pelo cão e pelos seus passeios na rua, correu muito bem, eramos 5 ao todo em casa e o cão logo aprendeu logo muito cedo a fazer as necessidades só na rua, nunca tivemos problemas como por vezes leio por aqui de animais já com 1 ano, 2 anos, por vezes até mais, que ainda fazem as necessidades pela casa toda, a destruição de que falam da casa toda (não falo do roer normal quando são pequenos) do ladrar e ganir/uivar durante o dia todo quando estão sós, com os problemas com os vizinhos associados, da agressividade, enfim uma série de problemas que parece que se agravam cada vez mais.

A vantagem de quando se existe mais do que uma pessoa em casa é que se partilha a educação e as responsabilidades, o cão tem companhia e é ensinado mais facilmente.

Adoro cães, mas neste momento nunca traria um cão para minha casa sabendo que não lhe poderia dedicar muito tempo, temos horários complicados e na minha opinião, um cão só com dois passeios no máximo por dia é muito pouco e seria mesmo uma violência para um cachorrinho.
S&oacute;nia
CarlotaM
Membro

terça nov 16, 2010 6:28 pm

Concordo plenamente, Sónia.
Nós também esperámos até ser oportuno ter um cão em casa, de forma a poder recebê-lo bem. Se assim não fosse, sem esta preocupação, eu nunca teria deixado de ter cães em casa, afinal, sempre os tive antes de casar. Sou da opinião que temos que reunir condições para o bem estar do cão, e nosso também ao ter um cão em casa. Daí termos esperado (faz agora 10 anos que estamos casados).
Somos 3, e o cão vai poder contar com os 3 no seu melhor esforço. Sei que a responsabilidade vai ser maioritariamente minha (o meu filho é pequeno ainda, o meu marido tem horas de trabalho mais difíceis).
Equacionei as coisas.
Para levar o cão á rua, em princípio, não vejo grandes dificuldades. Quando estiver bom tempo, ele ficará no pátio que tem espaço suficiente para ele se esticar à sua vontade. Quando estiver mau tempo, opto por deixá-lo dentro de casa, na cozinha que também é espaçosa. Trabalho perto de casa, e almoçarei lá com ele.
Acho que pensei em tudo o que me pareça sensato fazer-se. A não ser que alguém se lembre de algo que me pareça ter escapado(?)
Condessa
Membro Veterano

terça nov 16, 2010 10:37 pm

CarlotaM Escreveu:Obrigada, luluB e Condessa e todos.

Ajudaram, porque, com as pesquisas que tenho feito, já estava a ficar um bocado preocupada em pensar se havia algo que me estivesse a escapar desde a última vez que tive cães.
Os textos que tenho lido de diversas fontes Internet parecem-me um pouco neuróticos, pois vejo pessoas a dizerem que “não, não podem ter um cão embora tu e o teu marido trabalhem por turnos, o cão fica sozinho mais de quatro horas por dia, é impensável”.

Bom, acho que estamos esclarecidos, é pena é que se constatem estes exageros que chegam a ser doentios e quem não se informar acaba se calhar por desistir de ter um bichinho seu e a felicidade que daí advém! E não é ser-se egoísta, é ser-se sensato e realista. Como dizem, tudo em exagero..cheira mal.

Cumprimentos,
Essas neuroses e esquisitices são tipicamente americanices.... quando eu descobri que a minha cadela tinha linfoma, há quase dois anos, fui participar de um fórum de pessoas que têm cães com cancro. Saí de lá a correr, por causa das esquisitices daquele povo, dos exageros. Tratam os cães como se fossem filhos, e fazem cada coisa de bradar aos céus.
E o mesmo aconteceu ao meu marido, quando foi participar num fórum americano para papagaios cinzentos (quando comprámos a nossa papagaia Lolita). Cada coisa que aquele povo diz e faz...... como se diz no Brasil: "Ninguém merece!". :lol:
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”