Alimentação Gato Junior

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 20, 2010 9:08 pm

Pelo contrário, catrules, as comidas secas desfazem-se em pó que se acumula nas gengivas junto aos dentes. A fruta que nos mandam comer tem uma enorme percentagem de água, o que ajuda a limpar. E pessoalmente creio que os problemas renais que os nossos felinos apresentam cada vez mais se devem ao uso exclusivo da ração seca. Afinal, gatos são bichos do deserto, raramente bebem água, extraem a que precisam dos alimentos; a ração seca obriga-os a beber, o que faz com que os rins tenham de trabalhar muito mais. A velha guarda vet defende o uso exclusivo da ração seca mas a verdade é que a húmida é essencial. E, por acaso, reparo que a maioria dos donos que alimenta os gatos de forma aconselhada por estes vets defensores da "comida de astronauta", passa a vida a levar-lhes o gato para tratarem. :twisted: A ração húmida também é processada industrialmente, mas apesar de tudo é mais benéfica que a seca - acho eu!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado nov 20, 2010 9:28 pm

Pois isto é tudo uma grande confusão, de facto ração seca ou humida é tudo menos o que os felinos comiam na natureza, seca então :roll: e verdade seja dita, o meu outro gato teve uma vida longa e foi do mais saudável que há, nunca teve qq problema de saúde e lá está não comia exclusivamente a seca, para além da humida comia sopa, peixe, carne, sei lá eu o que é melhor :oops:
Sónia
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 20, 2010 10:17 pm

[quote="catrules" verdade seja dita, o meu outro gato teve uma vida longa e foi do mais saudável que há, nunca teve qq problema de saúde e lá está não comia exclusivamente a seca, para além da humida comia sopa, peixe, carne[/quote]

Essa é que é essa! Já para não falar dos gatos que viveram anos na rua, a comer do que encontravam e, quando são resgatados e passam a ter conforto e "alimentação equilibrada e decente", ou seja, rações secas de gama vet para tratar os padeciemntos que aparecem, vão-se abaixo e ficam uns vidrinhos...

A mim dá-me um jeitaço a ração seca porque tenho muitos e é mais barato e cómodo, fácil de conservar, etc. Mas não dispenso a lata uma ou duas vezes por semana (3ª passada foram 2 quilos para quem quis comer :P) e gsoto imenso de cozinhar para eles. E, claro, insectos, ratos, passarinhos e outros bichos que eles próprios caçam, fazem também parte da alimentação. Acho que vou começar a obrigar o Gabriel, o meu "alérgico alimentar", a conhecer e apanhar bichinhos, trepara árvores e correr pelo telhado... aposto em como se cura num isntante das alergias todas! :twisted: (fora de brincadeiras, este gato, um siamês "dos chineses", é claramente uma vítima da alimentação actual e da porcaria de vida que levam nas cidades, seja na rua ou em casa...)
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sábado nov 20, 2010 10:34 pm

O meu siamês dos chineses até ver come de tudo não tem qualquer problema de alergias, é de boa boca e a mana é igual.

Não sou muito rigída na alimentação deles, se eles pedem para provar o que quer que seja dou, só um pouco obviamente, mas o que fazia com os outros animais que tive, mantenho com estes e acho que os torna até mais resistentes.
Leio aqui muitas vezes os donos a queixarem-se que se o animal come 1 grão que seja de outra ração, come uma fruta, uma carne, é vómitos, é diarreias, será que também não será por nunca variarem de comida? Nunca experimentarem mais nada que não a ração seca?
Sónia
DianaFr
Membro
Registado: terça set 07, 2010 9:35 pm

sábado nov 27, 2010 2:40 am

O Pulga quando veio cá para casa tinha apenas 4 semanas, vinha a comer comida húmida, eu tinha algumas dúvidas se lhe devia passar a dar comida seca,mas o vet disse que era preferivel ele comer humidos porque assim tinhamos a certeza de que se mantinha hidratado, entrentanto fomos intruduzindo a comida seca.

Actualmente come RC seca, mas a verdade é que pelo menos aos fins de semana são dias de festa e lá come as suas saquetas. É verdade que a comida seca quem tudo o que ele necessita, mas eu também me fartaria de comer todos os dias as mesma coisa.

Por isso de vez em quando lá leva uns miminhos =)
Chamarrita
Membro Veterano

sábado nov 27, 2010 3:57 am

catrules Escreveu:O meu siamês dos chineses até ver come de tudo não tem qualquer problema de alergias, é de boa boca e a mana é igual.
Lá boa boca tem ele, coitado. Adora comida, seja qual for, fica histérico, então se for lata ou comida da nossa, até grita. Mas tudo o que vá além da papinha intestinal ou hipoalergénica, acaba por dar bronca, e lá anda ele a vomitar e com diarreias de esguicho. O dr diz que é castigo divino por ser tão lambão. 8) :twisted:
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

sábado nov 27, 2010 5:59 pm

eu tambem dou seca e de latas ou saquetas, depois vario com peixe barato e frango cozido de vez em quando. Como os humanos os gatos tambem gostam de variedade.
Lu74
Membro Júnior
Registado: sexta dez 03, 2010 10:55 pm

sexta dez 03, 2010 11:20 pm

O meu gato come ração seca e dou-lhe uma latinha de comida humida uma vez por semana apenas como miminho, para nao se habituar demasiado e deixar de comer a ração seca. Recomendaçao da veterinaria.

E sim, a ração seca tem beneficios a nivel de dentes e gengivas, uma vez que diminui bastante a acumulaçao de tartaro.

Mas julgo que a raçao seca vs. raçao humida vai ter sempre opinioes divididas. Ninguem esta de acordo em relaçao a este tema...
Responder

Voltar para “Gatos”