Displasia da Anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

segunda set 22, 2003 6:55 pm

Com o criador tenho a total confiança e no k toca à hereditariedade n vejo problemas! Agr so tenho k ser educado no k toca aos ditos factores ambientais!

Obg pelo esclarecimento fora do contexto do topico! ;)
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda set 22, 2003 7:07 pm

[quote=Pedra]

José Carlos,
Faço, e não faço só despiste de displasia da anca, e por coincidência até faço no HVP com o Dr. Mário Santos.
O que se está aqui a falar é em grau de displasia severa, e graus Cs, que não é a mesma coisa, segundo as normas da FCI, que é pelas quais nós nos regemos.
Ou seja, não podemos comparar as opções de tratamento de um cão com grau C, com outro com 6 meses a quem foi diagnosticado HD severa.
Pode não ter ajudado a pessoa em questão, mas tb não estamos cá para isso, ou estamos? Apenas para dar a nossa opinião e dar conselhos, na maioria do possivel correctos. O meu eu já dei.
Cumprimentos,
Isabel
[/quote]

Ora bem, Isabel:

nós estamos aqui precisamente para ajudar dentro daquilo que soubermos e sem nos imiscuirmos em esferas que não são as nossas, não é verdade?

Você é que me "corrigiu" quanto à terminologia que utilizei. Você segue uma designação para a HD severa, e eu sigo outra, mas tenha a designação que tenha, a HD continua a ser severa. Aliás tive o cuidado de dizer no meu post que a terminologia que referi era utilizada nos pastores alemães...

Foi nesse sentido que disse que esta discussão sobre designações não tinha possivelmente interesse para o/a amg, e também não falei na resposta que lhe dei em "ajudar" ninguém, como pode confirmar.

Cumprimentos

José Carlos
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda set 22, 2003 11:28 pm

jcsousa Escreveu: [
Ora bem, Isabel

nós estamos aqui precisamente para ajudar dentro daquilo que soubermos e sem nos imiscuirmos em esferas que não são as nossas, não é verdade?

Você é que me "corrigiu" quanto à terminologia que utilizei. Você segue uma designação para a HD severa, e eu sigo outra, mas tenha a designação que tenha, a HD continua a ser severa. Aliás tive o cuidado de dizer no meu post que a terminologia que referi era utilizada nos pastores alemães...

Foi nesse sentido que disse que esta discussão sobre designações não tinha possivelmente interesse para o/a amg, e também não falei na resposta que lhe dei em "ajudar" ninguém, como pode confirmar.

Cumprimentos

José Carlos
José Carlos,
A designação que eu sigo para uma displasia severa, penso que é a que todos, pelo menos a maioria, segue, segundo o que está internacionalmente reconhecido pela FCI, que é:
A - Sem sinais de displasia
B - Articulações quase normais
C - Ligeira
D - Moderada
E - Grave ou Severa

Não fui eu que inventei. Que o Dr. Alemão, considere um grau C, displasia severa, isso, só perguntando a ele qual a razão, e já agora gostaria de saber o que consideraria ele um grau D, ou E.
Tanto quanto eu sei, esta terminologia é utilizada na FCI para todas as raças.
SE me disser que considera que um grau C, não é coisa que qualquer criador mais deseje, segundo os seus critérios e opções, aí já estamos de acordo.
Agradeço que não pense que a minha "correcção" foi com a intenção de deitar abaixo, de forma alguma, apenas não achei correcto. E como muita gente só lê tudo á pressa daqui a nada um cão com grau C era um cão com displasia gravissima, pronto a entrar no bloco operatório.
E não se esqueça que houve um membro que disse ter um cão com HD C, cuja hipotese de operação foi colocada de lado, talvez aqui esteja a diferença entre uma displasia ligeira e uma severa.
Como já disse, penso que a única forma que aqui poderemos ajudar seja quem for é aconselhar, ou na melhor das hipoteses dizer o que fariamos no seu lugar. Isso eu fiz logo no meu primeiro post.
Penso que sobre este assunto poderiamos estar aqui os 2 a bater o pé o resto da noite, e muito sinceramente, tenho que ir
;)
Uma boa noite para si,
Isabel
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça set 23, 2003 8:10 am

jcsousa Escreveu:
Em nenhum destes casos deveria exigir-lhe a devolução do cachorro. Para que quereria eke um cachorro displásico? Se fizer essa exigência (devolução do cachorro) estará apenas a tirar partido do carinho que você já tem pela cachorra - normalmente não a devolverá, e ele fica assim livre de lhe devolver o dinheiro ou de lhe dar outro cachorro.
José Carlos
Porque não?
Qual carinho? Se o cachorro não estiver apto deve ser de imediato recolhido pelo criador para se responsabilizar pelo abate.
Se há criadores desonestos ou mal preparados existem muitos mais donos desonestos e bestialmente mal preparados.

A criação de cães é um acto de entrega, dá trabalho para burro e se o fazemos é , acima de tudo, porque nos dá gozo, mas acaba aí.
Quando passamos a fase seguinte que é a venda das ninhadas encetamos uma actividade puramente mercantil , aí ou somos sérios e responsáveis e, independentemente da importância pedida pelos cachorros, cumprimos ou não os compromissos assumidos com o novo proprietario, com serviço após venda e tudo.
Se um dono entende accionar uma garantia deve ser com a mesma lógica de um qualquer produto , seja aspirador ou varinha mágica.
Um abraço
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça set 23, 2003 8:55 am

Como aqui já foi dito, um cachorro displásico (dependendo do grau de displasia e da qualidade de vida que o tratamento lhe possa dar) pode não necessitar de ser abatido.
Quanto ao resto, totalmente de acordo
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça set 23, 2003 9:16 am

Olá de novo, Isabel

Fosse qual fosse a intenção da "correcção", não tenho nenhum problema em admitir que essa seja a designação da FCI (disse-o desde o princípio).

Só referi a nomenclatura utilizada pelo Clube Alemão do Pastor Alemão, sublinhando que haveria outras, daí que não tenha induzido ninguem em erro, ao que julgo.

Realmente a discussão não é de molde a ocupar-nos tanto tempo, uma vez que sempre concordei consigo quanto à designação que utiliza.

Cumprimentos

José Carlos
Pedra
Membro Veterano

terça set 23, 2003 4:05 pm

jcsousa Escreveu: No diagnóstico oficial nos Pastores Alemães, o grau C é realmente displasia severa, mas as terminologias podem variar de raça para raça.
José Carlos,
Uma vez mais, e isto quando há dois teimosos a coisa fica complicada ;) , mas o que o José Carlos disse foi o que acima transcrevo.
OU seja Grau C é displasia severa. Ora ou das 2 uma, não é grau C, ou não é severa! Ponto final.
Se os rx são feitos cá e alguém lhe diz que é grau C, e depois chega a Alemanha e eles classificam de severa, então isso já é outra coisa. Significa que o que lhe disseram cá provavelmente está mal e não é um grau C, mas um E. Pode informar-me se é isso que acontece? È que na realidade só estou a ver esta hipotese.
Nunca em lado nenhum e em nenhuma raça um grau C foi considerada HD severa, pelos que não vejo que o PA seja excepção.
AS terminologias são diferentes sim, mas não segundo cada raça, são diferentes segundo o sistema adoptado (FCI, OFA, BVA).
Será que a Sealords sumiu :?: ;)
Isabel
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça set 23, 2003 4:38 pm

Isabel:

Não precisa invocar a Sealords - já lhe disse que a sua argumentação é válida e se é essa a classificação dada pela FCI, óptimo! Como vê não sou teimoso, sempre admiti que havia outras classificações. Teimosia aqui só vejo a sua (sem ofensa!).

Não lhe minto quando digo que a classificação utilizada pelos clubes de pastor alemão (os inscritos na WUSV e que seguem as normativas de cria estabelecidas) é a que lhe referi. Tenho-a no pedigree dos meus cães!!! Fará o favor de não duvidar da minha palavra, como eu não duvido da sua...

Para que a coisa fique devidamente esclarecida faço-lhe a seguir uma comparação entre as duas classificações, espero que não lhe mereça reparos:

SV FCI
- Livre de displasia A "normal" A
- Quase normal A "fast normal" B
- Displasia ligeira A "noch zugelassen" C
- Displasia média B D
- Displasia grave C E

Verá que a diferença nas letras significa apenas que o SV englobou o A,B e C no A da sua classificação. Quando eu refiro uma classificação não estou a pôr em causa a da FCI - é isto que lhe estou a dizer desde o princípio...

Já agora, uma referência final acerca do dr.Brass ( o dr. Alemão, como você lhe chamou...). É SÓ o médico que examina e classifica TODAS as radiografias de PAs enviadas de todo o mundo (salvo, creio, o caso italiano e possivelmente mais um ou dois países) pelos clubes de raça federados na WUSV... Graças a ele e à política seguida pelo clube alemão os casos de displasia de PAs na Alemanha desceu, em duas décadas, de cerca de 30% para 3% e nos países onde os clubes seguem as mesmas normativas de cria o decréscimo é também significativo. Daí que eu me atreva a dizer que ele é pelo menos tão competente como outros dres. não alemães.

Penso ter sido desta vez bastante claro quanto a uma discordância que da minha parte não existiu. Se tiver qualquer dúvida - e para não chatearmos os foristas com esta questão colateral - terei muito gosto em debatê-la consigo por pm.

Aqui no fórum, dou por terminado o debate.

Cumprimentos

José Carlos
Pedra
Membro Veterano

terça set 23, 2003 11:49 pm

rep
Pedra
Membro Veterano

terça set 23, 2003 11:55 pm

jcsousa Escreveu: Isabel

Não precisa invocar a Sealords -
SV FCI
- Livre de displasia A "normal" A
- Quase normal A "fast normal" B
- Displasia ligeira A "noch zugelassen" C
- Displasia média B D
- Displasia grave C E

Verá que a diferença nas letras significa apenas que o SV englobou o A,B e C no A da sua classificação. Quando eu refiro uma classificação não estou a pôr em causa a da FCI - é isto que lhe estou a dizer desde o princípio...

Penso ter sido desta vez bastante claro quanto a uma discordância que da minha parte não existiu. Se tiver qualquer dúvida - e para não chatearmos os foristas com esta questão colateral - terei muito gosto em debatê-la consigo por pm.

Aqui no fórum, dou por terminado o debate.

Cumprimentos

José Carlos
José Carlos,
Penso que estar a debater este assunto não deve, ou não deveria chatear os outros foristas. É um assunto até muito interessante, razão pela qual eu gostaria da opinião da Sealords, pois estou certa que nos iria ensinar ou esclarecer certas dúvidas.
Não estou aqui para duelos, mas para aprender e dar a minha opinião e ouvir a dos outros. Pelo que não vejo interesse em discutir este assunto em privado. Sempre tem mais interesse para o fórum do que estar a debater quantas vezes deve o cão ir á rua, se o cão tem dor de barriga o que fazer etc.
Pela tabela que me apresenta, segundo o SV, todos os caes aptos para criar, são considerados, segundo esta avaliação grau A. Certo?
O grau A do SV engloba a ausencia de displasia (perfeita conformação articular ,"normal"); articulações quase normais " fast normal"; e displasia ligeira, "noch zugelassen"
Gostaria da sua correcção, caso esteja errada, pois quero entender.
E espero não o enfadar com tanta questão, mas na realidade, quando não entendo bem as coisas sou um bocado chata.
Uma boa noite para si,
Isabel
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 24, 2003 9:12 am

Isabel

Antes do mais, não enfada absolutamente nada.

Quanto à discussão, permita-me que lhe diga que apenas você discutiu, eu em todas as mensagens lhe disse que reconhecia a existência da classificação da FCI. Você é que pôs em causa a classificação que eu mencionei e que se utiliza há mais de 20 anos obrigatóriamente para todos os clubes de PAs.

O que se passa é que, como muito bem refere na sua msg, o SV chama A "normal" ao A da FCI, A "fast normal" ao B, e A "noch zugelassen" ao C. Mantêm-se, assim os vários níveis de displasia , só que com designações distintas. Isto é, a substância do assunto é exactamente a mesma, a nomenclatura é que é diferente.

Eu penso que é difícil manter uma discussão quando reconheço como válidas as duas classificações (digo-o por enésima vez). A não ser que você não considere válida a do SV, mas está estampada nos pedigrees de dezenas de milhares de cães em todo o mundo, de modo que também não vejo como posso rebater o seu cepticismo... Daí eu dizer que o debate peca por inócuo... Mas esperemos que a Sealords nos ilumine com a sua sabedoria.

Passe um bom dia

José Carlos
Pedra
Membro Veterano

quarta set 24, 2003 10:05 am

José Carlos,
Antes de mais, a palavra discussão parece-me um bocado forte, gostaria de lhe chamar antes debate, se me permite. Um debater de ideias, uma troca de opiniões, que é isso que me interessa.
O que eu coloquei em causa foi o facto do José Carlos dizer que o grau C, poderia ser em certos casos (PA, por exemplo) considerada displasia severa. Ora pela tabela que me apresenta, o grau C, é displasia ligeira (mesmo segundo a SV). A diferença é que a SV considera os 3 graus da mesma forma (A), sendo o primeiro normal, o 2º fast normal e o 3º noch zugelassen. Ou seja os 3 são A, e os 3 recebem o "a stamp", aptos para cria e que são averbados no pedigree.
Resumindo e concluindo, os cães aptos para criar, são, SV á parte, graus A, B, e C (displasicos, embora ligeiramente). Até aqui nada de novo, a unica coisa que gostaria de saber é o que é que aparece nesses pedigrees, será "A"? É que se for, é dubio e pode levar a enganos, pois um A deveria ser a ausência total de displasia.
Não tenho que considerar válida ou inválida a classificação da SV, apenas me parece que estão a complicar algo que não tem nada de complicado. Bastava que para tal considerassem aptos para criar, os animais com A,B, e C. Não era preciso chamar As a todos. Mas isso pode ter a ver com a necessidade dos alemães de demonstrar que os seus cães são os melhores, e que os seus metodos sao os melhores.
Por outro lado, não me parece que tenha sido esse metodo de avaliação que fez baixar os niveis de displasia, não o metodo de avaliação em si. O que pode ter feito isso, foi o facto de só, e só, os caes com a "a stamp" poderem criar, coisa que não acontece noutros países, Portugal incluido, como sabe. Se em Portugal, existisse uma normativa em que só os caes A, B, e C (embora com restrições), pudessem reproduzir, se estes resultados estivessem averbados nos pedigrees e houvesse respeito e honestidade pela parte dos criadores, então, nós daqui a algum tempo também estariamos no bom caminho.
Agradeço-lhe a sua paciência, mas não estava a entender muito bem quando falou em decrescimo de HD, segundo este método de avaliação. Agora entendo, que o método nada tem de novo, apenas as letras, o que tem valor aqui e pode ajudar, é a obrigatoriedade e o controlo, isso sim.
Isabel
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 24, 2003 11:21 am

Isabel:

1. discutir para mim é debater. Nenhum dos termos tem conotações pejorativas, embora a forma como se discuta ou debata possa não ser pouco elevada, o que penso não foi o nosso caso;

2. se entendeu que eu disse "em certas raças, como nos PAs", ou entendeu mal ou não me expressei correctamente, não me custa admiti-lo. Referia-me obviamente à classificação utilizada oficialmente pelos clubes de PAs e se me expressei mal aqui fica o esclarecimento.

3. congratulo-me por ter compreendido que a diferença entre as duas classificações é apenas relativa às"letras" atribuidas aos diferentes tipos de articulações (livre, quase normal, ligeira, média e grave) quanto à displasia.

4. como bem disse, o progresso verificado nos PA quanto à displasia nos últimos 20 anos, não se deve à designação técnica que se queira utilizar, mas às normativas de cria e à limitações impostas pelos Clubes de Raça no que respeita a criar com cães displásicos. Para que não haja mais confusóes, afirmo que uma vez mais concordo consigo!

5. nos pedigrees dos PAs aparece A "normal", A "fast normal" e A "noch zugelassen". Como pode constatar, não é possível ocultar o grau de "normalidade" de um PA quanto à displasia. Como vê, aqui a comparação com o caso nacional é realmente vantajosa para os Clubes de PA que se submetem às normativas referidas. Você faz o despiste da displasia no dr. Mário Santos, mas ao que julgo o resultado consta de um relatório clínico e não figura no pedigree, quer dizer, se você fosse criadora e quisesse vender gato por lebre criando com um cão displásico, nada a impediria e seria fácil ocultar o caso a um comprador dos cachorros. Portanto, quanto a transparência, estamos entendidos.

6. o seu comentário sobre as possíveis intenções do SV de "demonstrar que os seus cães são melhores que os outros" e que julgo estenderá a todos os clubes que seguem o mesmo protocolo para a criação, é uma especulação legítima mas para a qual não tenho quakquer explicação. Não gosto de fazer públicas especulações desse tipo, e objectivamente devo dizer-lhe que sou 100% favorável ao regulamento de cria desses países. Por isso sou sócio dos Clubes Alemão e Espanhol da raça, crio segundo as suas normas, e pelo mesmo motivo não me filiei no Clube português, coisa que farei mal adopte as mesmas normas.

7. Desculpe se em algum momento lhe pareci impaciente, mas é que desde o início da discussão percebi que estávamos a falar das mesmas coisas, só que com "letras" diferentes, factor a que desde o princípio não atribuí qualquer importância. Admito que você não perceba porque é que o SV utiliza aquela classificação, eu se quer que lhe diga não +percebo nem me interessa perceber - basta-me que seja objectiva e reflicta realmente a situação dos cães quanto à HD.

Desculpe o testamento.

José Carlos
Pedra
Membro Veterano

quarta set 24, 2003 12:01 pm

jcsousa Escreveu: Isabel

5. nos pedigrees dos PAs aparece A "normal", A "fast normal" e A "noch zugelassen". Como pode constatar, não é possível ocultar o grau de "normalidade" de um PA quanto à displasia. Como vê, aqui a comparação com o caso nacional é realmente vantajosa para os Clubes de PA que se submetem às normativas referidas. Você faz o despiste da displasia no dr. Mário Santos, mas ao que julgo o resultado consta de um relatório clínico e não figura no pedigree, quer dizer, se você fosse criadora e quisesse vender gato por lebre criando com um cão displásico, nada a impediria e seria fácil ocultar o caso a um comprador dos cachorros. Portanto, quanto a transparência, estamos entendidos.
José Carlos,
Se eu me desloco de Lisboa ao Porto para fazer despites, não é certamente pelo gozo de fazer 300 e tal kms e pagar uma pipa de massa.
Se eu quissesse vender gato por lebre, não teria os relatorios nem as chapas do rx, perfeitamente identificadas, para mostrar aos possiveis futuros donos dos cachorros.
Claro que não consta no pedigree, mas isso não é culpa minha. Tal como qualquer caõ seu, nascido em Portugal, também não tem nada averbado no pedigree, ou tem? Tanto quanto me parece, só consta no pedigree dos caes adultos, que o José possa importar da Alemanha.
Tal como eu tenho um cão importado dos States, e esse sim, consta no pedigree dele, tal como os resultados dos seus antecessores. Os seus filhos, nascidos em Portugal, embora testados, não consta nada.
A nossa situação é esta. Esperemos que mude.
Isabel
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quarta set 24, 2003 12:52 pm

Ora viva,

Só me resta agradecer ao Jcsousa e a Pedra a salutar discussão sobre a displasia.

Acompanhei esta discussão com muita atenção, o que me permitiu esclarecer algumas dúvidas que eu tinha (tenho) sobre este tema.

Considero que seria interessante que o "Pedigree" tivesse uma menção ao despiste da displasia da anca, devendo o mesmo ser obrigatório para o bem dos canídeos (e não só).

Já agora questiono, quais são as entidades "mais competentes", em Portugal, para o despiste da displasia, pois pertendo fazer o despiste à minha Dálmata.

Cmpt

Baixo 8)
Responder

Voltar para “Cães”