saraac Escreveu:a minha cadelinha fez o seu primeiro xixi na rua hojee, estou tao contente. esper q continue assim, porque esta casa anda um pandemonio, so se ve e esfregonas espalhadas lool
pois vou ter de falar com a vet dela entao, para saber isso da coprofagia. quando dizem stress referem-se tambem ao facto de estar sozinha? é q eu moro com a minha avo, e ela esta sempre acompanhada, e quando fica sozinha, as rarissimas vezes, faz uma barulheira q parece q o predio vai abaixo lool
ela tem 6 meses? acham q ja a posso esterelizar? se nao, qual e a melhor idade?
Ainda se está saber com precisão o que causa a coprofagia. Há cães (é muito mais comum nas cadelas, a propósito) que toda a vida comem fezes dos outros, aparentemente só por gosto. Mas pode haver realmente uma razão fisiológica para isso: falta de enzimas biliares, por exemplo, entre muitas outras.
Vou dar-lhe um exemplo: tenho uma cadela, já velhota, que toda a vida comeu fezes. Por muito que eu tentasse evitá-lo, ela nunca desistiu e sempre que podia, lá ia ela. Entretanto, há dois anos verificou-se que sofre de hipotiroidismo, para além de outras maleitas relacionadas com a idade. Começou a ser tratada, foi operada a um tumor mamário, entrou em dieta para coadjuvar o tratamento ao fígado (tinha valores muitíssimo altos) e desde então deixou pura e simplesmente de se interessar por fezes. Não se sabe, no meio de tudo isto, o que é que lhe causava a apetência por tal petisco, mas a verdade é que o tratamento em várias frentes resultou assim.
Por outro lado, a sua cadela ainda é cachorra, e os cachorros têm muitas vezes essa panca, que depois passa.
Quanto à esterilização, fale com a sua veterinária, ela a aconselhará.