Muitos desses comportamentos de destruição ocorrem como sinal de revolta ou ansiedade, por passarem tempo demais sozinhos ou por não terem a atenção devida por parte do dono.
Se tem espaço suficiente para dois, aconselho sem dúvida...tenho vários exemplos próximos de pessoas que passam o dia inteiro fora, em trabalho, que têm vários cães, que se entretêm perfeitamente uns aos outros e não fazem asneiras nenhumas (obviamente que falo de cães adultos).
Se estivesse no seu lugar, não pensava duas vezes e arranjava-lhe já uma companhia. A sua ausência vai passar mais despercebida e a sensação de solidão vai ser atenuada. O que não quer dizer que não possam vir a fazer algumas tolices, principalmente se o novo membro for de tenra idade, mas manter o animal nessas condições, tantas horas sem companhia, é que não me parece de todo sensato.
Eu aconselhava um cachorro ainda novo, pois nunca se sabe qual será a reacção quer do novo membro, quer do residente, com outro já adulto...pode encará-lo como uma ameaça, e não se deve esquecer que aquele é o seu território. Devia ponderar em adquirir um do sexo oposto ao que já tem, para evitar problemas mais tarde. Se assim for, deve também por a hipótese de esterilizar um deles na altura adequada
Compreendo e respeito as opiniões que divergem da minha, no entanto tenho a certeza que um cão sozinho sofre bem mais do que um que tenha outro animal como companhia...
Claro que mesmo adquirindo outro cão deve fazer um esforço para lhes proporcionar o carinho e a atenção que merecem. Quanto mais não seja quando chega a casa...ainda que seja tarde...
"Minimizar a solidão
Com cães destrutivos, não é fácil lidar com a ansiedade de separação. Os donos devem perceber que o cão não destrói os objectos para se vingar de o facto de o ter deixado sozinho, mas porque esta é a forma de alguns cães expressarem a falta que o dono lhes faz. Por este motivo, chegar a casa e castigar o cão pelo “mau comportamento� não irá ter qualquer efeito sobre a ansiedade que o cão sente quando está sozinho.
A forma mais eficaz de combater a ansiedade de separação de um cão é passar mais tempo com ele.
Caso isso não seja possÃvel, arranje-lhe companhia, humana ou animal. Os cães entretêm-se juntos e fazem companhia uns aos outros."
Retirado de:
http://m.arcadenoe.pt/article.php?id=57 ... jc1ni8el52
Depois dê notÃcias

<strong><strong><strong><strong>"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." </strong></strong></strong></strong>