Exame displasia aos 10 mêses, vale a pena?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quarta jul 20, 2011 7:22 am

SunK Escreveu: Babaorum acha que só os cães que vão procriar devem fazer o exame???
Não. Mas se não é para criação não vejo porquê a fixação nos 12 meses :roll:
SunK
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 4:01 pm

quarta jul 20, 2011 10:54 am

Babaorum Escreveu:
SunK Escreveu: Babaorum acha que só os cães que vão procriar devem fazer o exame???
Não. Mas se não é para criação não vejo porquê a fixação nos 12 meses :roll:
Mais uma vez não sei o porque da relação da criação com o exame, para não dizerem que invento coloco aqui este texto para entender que existe fiabilidades

"Diagnóstico radiológico

O estudo radiológico é actualmente o único meio de diagnosticar a displasia coxofemoral. No Pastor alemão, por exemplo a fiabilidade de detecção por radiografia é de 16% aos 6 meses de idade, 70% ao ano de idade ,82% aos 18 meses de idade e 95% aos 2 anos de idade."

Fonte: http://www.hvp.pt/2010/03/31/displasia-da-anca/
Babaorum
Membro Veterano

quarta jul 20, 2011 2:57 pm

A recent publication* compared the reliability of the preliminary evaluation hip grade phenotype with the 2 year old evaluation in dogs and there was 100% reliability for a preliminary grade of excellent being normal at 2 years of age (excellent, good, or fair). There was 97.9% reliability for a preliminary grade of good being normal at 2 years of age, and 76.9% reliability for a preliminary grade of fair being normal at 2 years of age. Reliability of preliminary evaluations increased as age at the time of preliminary evaluation increased, regardless of whether dogs received a preliminary evaluation of normal hip conformation or HD. For normal hip conformations, the reliability was 89.6% at 3-6 months, 93.8% at 7-12 months, and 95.2% at 13-18 months. These results suggest that preliminary evaluations of hip joint status in dogs are generally reliable. However, dogs that receive a preliminary evaluation of fair or mild hip joint conformation should be reevaluated at an older age (24 months).

*Corley, EA, et al. Reliability of Early Radiographic Evaluation for Canine Hip Dysplasia Obtained from the Standard Ventrodorsal Radiographic Projection. JAVMA. Vol 211, No. 9, November 1997.

http://www.offa.org/hd_prelims.html

Os 12 meses é "só" a idade a que, na maioria dos países europeus, o resultado é aceite oficialmente e, claro, entre criadores. Pelo que se um cão não se destina a reprodução e se há uma suspeita de displasia, mesmo que essa suspeita pareça ser um bocadito suspeita (a língua portuguesa é muito traiçoeira :lol: ) não percebo o interesse de esperar, mas "prontos" deve ser limitação minha ....
Marco99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

quinta jul 21, 2011 9:31 pm

quanto ao assunto que interessa ja tenho novidades, optou-se por não fazer o exame, o medico para a remoção do dente ia dar-lhe uma anestesia muito leve, ao contrario da anestesia para fazer o exame da displasia, paguei vo mesmo quer fosse mais forte ou mais fraca, mas optamos por deixar o exame para mais tarde quando ele avançar mais no seu crescimento.
quanto ao dente só posso dizer que tenho um cão com 10 mêses ja com teclas do piano partidas. :lol: :lol:
brincadeiras a parte, o vet teve que remover os dois incisivos, e infelizmente tem mais 1 incisivo tambem em baixo a abanar.... o vet optou por não o retirar porque ainda tem hipotese de solidificar, ja os outros tiveram mesmo que sair, ele mostou-me os dentes e raizes e ele conseguiu por os 2 dentes na horizontal ao contrario da sua posição natural na vertical....ainda teve que levar pontos e tudo.
mas pronto, devido a lingua pouco ou nada se nota, agora é esperar que o outro consigo solidificar, e esperar que esta fase menos boa acabe, a 2 semanas foi uma gastroentrite, esta semana a pancada do dente......que tudo volte a correr pelo melhor é o que eu quero.
obrigado pela ajuda, e um grande abraço
SunK
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 4:01 pm

quinta jul 21, 2011 10:58 pm

Babaorum Escreveu:A recent publication* compared the reliability of the preliminary evaluation hip grade phenotype with the 2 year old evaluation in dogs and there was 100% reliability for a preliminary grade of excellent being normal at 2 years of age (excellent, good, or fair). There was 97.9% reliability for a preliminary grade of good being normal at 2 years of age, and 76.9% reliability for a preliminary grade of fair being normal at 2 years of age. Reliability of preliminary evaluations increased as age at the time of preliminary evaluation increased, regardless of whether dogs received a preliminary evaluation of normal hip conformation or HD. For normal hip conformations, the reliability was 89.6% at 3-6 months, 93.8% at 7-12 months, and 95.2% at 13-18 months. These results suggest that preliminary evaluations of hip joint status in dogs are generally reliable. However, dogs that receive a preliminary evaluation of fair or mild hip joint conformation should be reevaluated at an older age (24 months).

*Corley, EA, et al. Reliability of Early Radiographic Evaluation for Canine Hip Dysplasia Obtained from the Standard Ventrodorsal Radiographic Projection. JAVMA. Vol 211, No. 9, November 1997.

http://www.offa.org/hd_prelims.html

Os 12 meses é "só" a idade a que, na maioria dos países europeus, o resultado é aceite oficialmente e, claro, entre criadores. Pelo que se um cão não se destina a reprodução e se há uma suspeita de displasia, mesmo que essa suspeita pareça ser um bocadito suspeita (a língua portuguesa é muito traiçoeira :lol: ) não percebo o interesse de esperar, mas "prontos" deve ser limitação minha ....
Agora sim percebo o seu comentário anterior e concordo no caso de haver suspeita fazer de imediato o exame até porque há infelizmente casos muito prematuros... Neste caso com a opinião do vet de confiança a dizer para esperar eu esperaria também
Marco espero que o Oscar recupere o mais rápido possível :wink:
Babaorum
Membro Veterano

sexta jul 22, 2011 6:38 am

Pois eu não esperava :roll: Continua a haver uma confusão muito grande entre "diagnóstico" e "despiste", mas, enfim, o cão não é meu :roll:
Marco99
Membro Veterano

domingo jul 24, 2011 10:49 pm

Babaorum Escreveu:Pois eu não esperava :roll: Continua a haver uma confusão muito grande entre "diagnóstico" e "despiste", mas, enfim, o cão não é meu :roll:
o problema é que foi uma unica pessoa atravez de uma observação atravez de apalpação que disse que o cão poderia sofrer de desplasia, não foi nenhum sintoma como mancar que deu essa prematura indicação. ja para não falar que alem de ter tomado em conta a opinião do veterianrio, andei a pesquisar e tive um feedback claramente negativo quanto a ele poder diagnosticar esta doença atravez da apalpação.
na idade indicada ele fara o exame, para agora como felizmente não tem sintomas, fica sem efeito.
Babaorum
Membro Veterano

segunda jul 25, 2011 6:36 am

Marco99 Escreveu: andei a pesquisar e tive um feedback claramente negativo quanto a ele poder diagnosticar esta doença atravez da apalpação.
LOL teve um feedback negativo de pessoas que nem sabem a diferença entre um CC e um CCC embora andem em expos e digam coisas (aparentemente) muito convincentes, quanto mais de outras coisas :lol: Óbvio que não se pode diagnosticar a displasia por palpação mas pode-se avaliar a postura do animal, se o animal distribui igualmente o peso pelos 4 membros, a amplitude de movimento e se há atrofia da musculatura das coxas, que, não sendo diagnóstico, sugerem a doença. Já agora, e se não é indiscrição, se o cão não é para reprodução, vai fazer o exame "na idade indicada" para ...?
Marco99
Membro Veterano

domingo jul 31, 2011 9:14 pm

Babaorum Escreveu:
Marco99 Escreveu: andei a pesquisar e tive um feedback claramente negativo quanto a ele poder diagnosticar esta doença atravez da apalpação.
LOL teve um feedback negativo de pessoas que nem sabem a diferença entre um CC e um CCC embora andem em expos e digam coisas (aparentemente) muito convincentes, quanto mais de outras coisas :lol: Óbvio que não se pode diagnosticar a displasia por palpação mas pode-se avaliar a postura do animal, se o animal distribui igualmente o peso pelos 4 membros, a amplitude de movimento e se há atrofia da musculatura das coxas, que, não sendo diagnóstico, sugerem a doença. Já agora, e se não é indiscrição, se o cão não é para reprodução, vai fazer o exame "na idade indicada" para ...?
quanto as pessoas com que falei acho que o sr não é ninguem para vir para aqui dizer se elas sabem muito ou pouco tendo em conta que o sr não sabe com quem estive a falar.
esse tipo de postura feito espertalhão tentando diminuir as outras pessoas sem as conheçer na minha opinião não se identifica nada na tematica deste forum que são os animais.

quanto ao exame, como é obvio quero fazer o exame para poder diagnositcar o mais rapido possivel possiveis problemas que o cão possa ter no futuro e procurar soluções para resolver esses mesmos problemas.
Babaorum
Membro Veterano

segunda ago 01, 2011 6:29 am

LOL, por acaso sei aonde você foi pedir informação e quem lhe respondeu e, claro, mantenho a opinião :lol:

Se quer "fazer o exame para poder diagnositcar o mais rapido possivel possiveis problemas que o cão possa ter no futuro e procurar soluções para resolver esses mesmos problemas" então não estou mesmo nada a ver para que é que lhe interessam os 12 meses :roll:
Marco99
Membro Veterano

segunda ago 01, 2011 9:03 pm

Babaorum Escreveu:LOL, por acaso sei aonde você foi pedir informação e quem lhe respondeu e, claro, mantenho a opinião :lol:

Se quer "fazer o exame para poder diagnositcar o mais rapido possivel possiveis problemas que o cão possa ter no futuro e procurar soluções para resolver esses mesmos problemas" então não estou mesmo nada a ver para que é que lhe interessam os 12 meses :roll:
então se sabe acho que deveria ter mais respeito por essas pessoas ou ate fazia melhor, ia lá e dizia directamente a essas mesmas pessoas que não sabem a diferença entre um CC e um CCC.

vou esperar porque actualmente o cão não apresenta sintomas e ainda está em fase de crescimento.
Responder

Voltar para “Cães”