c_saraiva Escreveu:marianamar Escreveu:Pois... eu vim aqui perguntar, porque uma familiar minha tinha antes os seus patos aqui no mesmo terreno. A pata dela chocou uma carrada enorme de ovos mas só apareceram três patinhos... A ideia com que fiquei foi que os outros também nasceram, mas por alguma razão não vingaram mais que um dia :/
Li algures que ao contrário do que acontece com as galinhas, as patas não conseguem cobrir muito bem os pequenos patinhos, por isso quando nascem
em alturas que o tempo esteja frio e húmido muitos acabam por morrer.
Para contrariar isto pode-se isolar a pata e as crias para um local mais pequeno e abrigado até eles se desenvolverem um pouco. O macho fica separado para diminuir o stress e o risco dos progenitores calcarem as crias num espaço confinado

É isso. Pelo menos na primeira semana separe a pata e os pequenos para um local mais pequeno e abrigado.
Só nove ovos... costumam pôr muitos mais... deve ser talvez de ser a primeira postura.
E podem nascer todos ou... nenhum...(não sei detalhes de necessidades como a de mais ou menos humidade... já vi ninhadas enormes a nascer de patas fechadas(sem tomar banho e que estavam pouco tempo fora do ninho), até outras que sempre que saiam do choco levantavam voo e iam tomar banho onde bem lhes apetecia, por isso... não deve ser muito importante )