Terrario para Calyptratus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

terça set 06, 2011 5:28 pm

eu nao gosto, mas alimento os camaleoes em tigelas, os grilos nunca fogem e o camaleo tem sempre a linga limpa
para nao falar se a comida andar solta pode morder o camaleao quando este está a dormir, e roem as plantas
camaleoes que trato estao todos em terrarios plantados
Eu nem gosto de cobras, pá!
Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

terça set 06, 2011 5:28 pm

Gojira4Ever Escreveu:Ou relva sintética ou papel de jornal.
Eco Earth é má ideia pois se os grilos ou larvas cairém na terra e o camaleão os apanhar ficará sujo de terra na língua .Vocês gostavam de andar com a língua suja e cheia de terra?
Sou um grande defensor da relva sintética como substrato, mas depois de ler algumas care sheets neste site: http://www.animalarkshelter.org/cin/, creio que para um camaleão, o melhor substrato que se pode dar é um substrato que suporte a presença de plantas naturais, tal como o tekilla e vitor22 disseram, e que retenha bem a humidade, visto que o terrário estará muito mais exposto ao ar livre, digamos.
Deixemos a relva sintética para animais mais tropicas, tipo iguanas. Uma coisa fundamental num terrário de um camaleão são, sem dúvida, as plantas.

EDIT: Tekilla, eu tinha uma taçinha pequena num canto do terrário que dava para o camaleão chegar lá com a língua. Assim tipo isto:
http://www.youtube.com/watch?v=50riqMLao6I
Última edição por Pedzilla em terça set 06, 2011 5:31 pm, editado 2 vezes no total.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça set 06, 2011 5:29 pm

Gojira4Ever Escreveu:Ou relva sintética ou papel de jornal.
Eco Earth é má ideia pois se os grilos ou larvas cairém na terra e o camaleão os apanhar ficará sujo de terra na língua .Vocês gostavam de andar com a língua suja e cheia de terra?
Fundamenta a tua opinião

Agora eu dou a minha e outros irão dar a sua.

Jornal, não, tem químicos por causa da tinta e com agua ainda pior. Com agua porquê? porque os calyptratus precisam de humidades altas.

Papel de cozinha?

Não! porquê? devido à humidade, precisam de um substrato que a "guarde" bem.

Relva, a mesma tanga do papel, mas com o pormenor do que o tekilla disse, cria muitos fungos, devido à humidade ser alta.

Como podes ver dei a minha resposta com argumentos, se alguém achar que os outros são melhores que diga para eu tentar perceber-

Aquilo de andarem com a língua com terra, não me parece nada de por ali além.... mesmo que aquilo aconteça nunca engole um torrão que lhe poça fazer mal...
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Pedzilla
Membro

terça set 06, 2011 5:33 pm

vitor22 Escreveu:Relva, a mesma tanga do papel, mas com o pormenor do que o tekilla disse, cria muitos fungos, devido à humidade ser alta.
Relva sintética não cria fungos o.O
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

terça set 06, 2011 5:53 pm

é onde se alojam
Eu nem gosto de cobras, pá!
vitor22
Membro Veterano

terça set 06, 2011 5:57 pm

Então deixa la o tapete húmido e depois com o calor, e passado algum tempo vê o que aparece
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Pedzilla
Membro

terça set 06, 2011 6:11 pm

Nunca deixei o tapete durante muito tempo, e o terrário da minha iguana também não tem a humidade assim tão alta, mas como lavo todos os dias, nunca tive problemas de fungos.

O máximo que deixei foram 2 dias e fungos nem vê-los!
vitor22
Membro Veterano

terça set 06, 2011 6:14 pm

se tens esses cuidados, ok...
Pedzilla
Membro

terça set 06, 2011 6:23 pm

vitor22 Escreveu:se tens esses cuidados, ok...
Tenho de ter. Ela caga-me sempre o chão todo >_> É banho e mudança de tapete todos os dias.

Mas voltando ao tópico, como já disse, acredito que a combinação de diferentes tipos de substrato, como já referido pelos dois, seja melhor que relva artificial. Se não for pela retenção de humidade, pelo suporte a plantas, que são fundamentais a um camaleão.

Aconselho o criador deste tópico a ir ao link que vou deixar e ler tudo e mais alguma coisa que o ajude na sua decisão:
http://www.animalarkshelter.org/cin/
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça set 06, 2011 6:40 pm

Pedzilla Escreveu:
Tenho de ter. Ela caga-me sempre o chão todo >_> É banho e mudança de tapete todos os dias.

Mas voltando ao tópico, como já disse, acredito que a combinação de diferentes tipos de substrato, como já referido pelos dois, seja melhor que relva artificial. Se não for pela retenção de humidade, pelo suporte a plantas, que são fundamentais a um camaleão.

Aconselho o criador deste tópico a ir ao link que vou deixar e ler tudo e mais alguma coisa que o ajude na sua decisão:
Se consegyires começar a dar o banho antes da hora da cagada e conseguires manter essa rotina, ela vai deixar de fazer no terrario e passar a fazer sempre no banho...vais ver que te poupa muito trabalho, para não falar no futuro quando ela fizer cagadelas dinossauricas cheias de molho...o meu desde novo que habituei assim, hoje em dia, vai sozinho á minha casa de banho faze-las e volta para o espaço dele, e pelas poias que ele faz nem consigo imaginar como iria limpar diariamente tanta caca mais o molho gelatinoso que sai junto...criar rotinas nas iguanas pode demorar, mas depois de estar incutido não falha... ;)
Pedzilla
Membro

terça set 06, 2011 6:49 pm

Bondage2010 Escreveu:
Pedzilla Escreveu:

Se consegyires começar a dar o banho antes da hora da cagada e conseguires manter essa rotina, ela vai deixar de fazer no terrario e passar a fazer sempre no banho...vais ver que te poupa muito trabalho, para não falar no futuro quando ela fizer cagadelas dinossauricas cheias de molho...o meu desde novo que habituei assim, hoje em dia, vai sozinho á minha casa de banho faze-las e volta para o espaço dele, e pelas poias que ele faz nem consigo imaginar como iria limpar diariamente tanta caca mais o molho gelatinoso que sai junto...criar rotinas nas iguanas pode demorar, mas depois de estar incutido não falha... ;)
Eu até que queria, e agora nas férias tenho tido tempo para passar um tempinho de qualidade com o meu machão, mas durante o tempo de faculdade é difícil. Tu das-lhe banho a que horas, mais ou menos?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça set 06, 2011 6:56 pm

Pedzilla Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
Pedzilla Escreveu:

Eu até que queria, e agora nas férias tenho tido tempo para passar um tempinho de qualidade com o meu machão, mas durante o tempo de faculdade é difícil. Tu das-lhe banho a que horas, mais ou menos?
Estamos a desviar o topico do camaleão 8) , mas eu dava ao fim da tarde...isto á 6 anos atrás, agora é ele que manda e quando o vejo a dirigir-se para a casa de banho, sou eu que vou logo a correr ligar a agua da banheira, para a caca sair logo no ralo, se não ele caga e depois passeia-se pela caca e deixa-me a banheira numa nojice e a ele todo cagado na barriga, patas e cauda ou faz atrás do bidé, e depois sai e vai fazendo dezenhos pelo chao até ao espaço dele... :twisted: isto no inverno, que agora no verão ele está numa jaula na rua e tem uma caixa grande com agua e é lá que faz sempre...podias optar por esta segunda opção dentro do terrario, é mais facil mudar a piscina que o chao do terrario...
jmtsilva
Registado: segunda set 05, 2011 12:58 am

terça set 06, 2011 11:42 pm

Lendo bem os vossos post's, o melhor é papel de cozinha, pode ficar feio mas por enquanto vai ser assim, é que se torna mais fácil fazer a manutenção. Em relação às plantas secalhar vou meter ficus, mas dentro do vaso.

Cumps
jmtsilva
Registado: segunda set 05, 2011 12:58 am

quarta set 07, 2011 11:29 pm

Já agora alguém sabe de algum criador que venda Calyptratus ou alguma loja com preços acessíveis.

Obrigado
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”