Treinar cão - Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda jan 16, 2012 9:53 pm

RottZeus Escreveu:Cara saraestrelo, presumo que o halti que fala, coleira + "açaime" seja diferente do que apresentam no site que referiu.

Não seria isto que queria dizer?
Não, é isto:
http://petness.pt/lj/product_info.php?c ... cts_id=156 chama-se halti harness, a que pôs aqui também é usada para cães que puxam muito mas acho que é mais dificil o cão se habituar (aquilo não é um ançaime, aquilo permite o cão pode comer, etc).
maraya Escreveu:Vou falar da minha experiência com um dos meus caes.
Já usei o halti com ele. A verdade é que nao levamos puxões, mas isto é porque aquilo impede mesmo que o cao puxe. Se lhe tirarmos o halti ele nao aprendeu a nao puxar.
Andou em treinos e realmente esta mais controlado.
Ele é muito pouco sociável, e como tem muita força é dificil segura-lo quando vê outros caes.
Se for de coleira normal, é mesmo muito complicado;
De halti, tenho de andar com 2 trelas porque ele consegue por vezes tira-lo.
De estranguladora consigo ter "mão" nele com um simples puxão curto e rápido (note-se que é necessário saber usa-la)
Hoje em dia apenas uso o halti se tiver de sair com ele em horas que haja muitos caes na rua, de resto opto pela estranguladora :wink:

Ps: nao noto que ele fique mais agressivo com a esteanguladora, alIas com ela consigo acalma-lo quando fica agressivo.
Mas cada cao é um cao :wink:
Se com a halti não resulta porque é que continua a usar a estranguladora no seu cão? Se ele já soubesse andar sem puxar não tinha necessidade de usar a estranguladora, ou então é porque tem prazer em obrigar o seu cão a ter uma coleira que lhe causa dor, desconforto e outras coisas afins.
A halti harness para mim é do melhor e não tenciono usar mais só a coleira normal, de referir que ele com a halti harness tem a coleira normal mais a halti que fica presa a ela. E para quem faz grandes passeios com o cão, para mim, não há melhor. Temos mais controlo, conseguimos segurar melhor o cão e claro, ele não tem tendência para puxar. Se ele já está treinado para andar sem puxar não sei, e nem vou saber porque agora só uso aquela, mas pelo menos sei que ele não está a praticar o comportamento de puxar a trela. :) Esta é a minha opinião, pois sou contra coleiras de bicos, estranguladoras, coleiras de choques, etc. Se há alternativas para quê usá-las? ;)
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

segunda jan 16, 2012 10:48 pm

maraya Escreveu: Vou falar da minha experiência com um dos meus caes.
Já usei o halti com ele. A verdade é que nao levamos puxões, mas isto é porque aquilo impede mesmo que o cao puxe. Se lhe tirarmos o halti ele nao aprendeu a nao puxar.
Ele é muito pouco sociável, e como tem muita força é dificil segura-lo quando vê outros caes.
De estranguladora consigo ter "mão" nele com um simples puxão curto e rápido (note-se que é necessário saber usa-la)
Hoje em dia apenas uso o halti se tiver de sair com ele em horas que haja muitos caes na rua, de resto opto pela estranguladora :wink:

Ps: nao noto que ele fique mais agressivo com a esteanguladora, alIas com ela consigo acalma-lo quando fica agressivo.
Se ele continua a puxar a trela mesmo com o halti é porque o comportamento "não puxar" não foi ainda devidamente generalizado. Quando estiver generalizado, depois de sujeito a várias distracções e vários estímulos, ele deixa mesmo de puxar. É uma questão de aprendizagem e persistência. Não basta andar com ele na rua para ele aprender a não puxar. É preciso apresentá-lo a essas distracções e treiná-lo para ele não reagir a elas puxando a trela.
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda jan 16, 2012 10:51 pm

saraestrelo Escreveu:
RottZeus Escreveu:Cara saraestrelo, presumo que o halti que fala, coleira + "açaime" seja diferente do que apresentam no site que referiu.

Não seria isto que queria dizer?
Não, é isto:
http://petness.pt/lj/product_info.php?c ... cts_id=156 chama-se halti harness, a que pôs aqui também é usada para cães que puxam muito mas acho que é mais dificil o cão se habituar (aquilo não é um ançaime, aquilo permite o cão pode comer, etc).
maraya Escreveu:Vou falar da minha experiência com um dos meus caes.

Se com a halti não resulta porque é que continua a usar a estranguladora no seu cão? Se ele já soubesse andar sem puxar não tinha necessidade de usar a estranguladora, ou então é porque tem prazer em obrigar o seu cão a ter uma coleira que lhe causa dor, desconforto e outras coisas afins.
A halti harness para mim é do melhor e não tenciono usar mais só a coleira normal, de referir que ele com a halti harness tem a coleira normal mais a halti que fica presa a ela. E para quem faz grandes passeios com o cão, para mim, não há melhor. Temos mais controlo, conseguimos segurar melhor o cão e claro, ele não tem tendência para puxar. Se ele já está treinado para andar sem puxar não sei, e nem vou saber porque agora só uso aquela, mas pelo menos sei que ele não está a praticar o comportamento de puxar a trela. :) Esta é a minha opinião, pois sou contra coleiras de bicos, estranguladoras, coleiras de choques, etc. Se há alternativas para quê usá-las? ;)
Nop, não tenho prazer nenhum em causar desconforto ao meu cão, daí a escolha de usar a coleira mais vezes do que a halti.

Com o Halti ele não deixa de tentar puxar e isso sim causa-lhe desconforto durante todo o passeio... com a coleira vai mais calmo e ao meu lado, excepto se passar um cão.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
FCachapa
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 10:53 pm

saraestrelo Escreveu:
Não, é isto:
Eu utilizo um peitoral que clipa à frente, ligeiramente diferente do que a saraestrela mostrou. O que eu uso é este:

Imagem

E tive resultados em poucas semanas. Podem ver o antes e depois nestes dois vídeos:

Antes: http://www.youtube.com/watch?v=qOAxn5aa ... AAAAAAABAA

Depois: http://www.youtube.com/watch?v=tVWiPw_C ... re=related

Ele puxa menos com o peitoral do que com a coleira normal, mas não costumo passeá-lo só com a coleira. De qualquer modo apenas assim o faço porque ele é bastante pesado e tenho dificuldades no treino só com coleira. É uma opção ;)
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
FCachapa
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 10:55 pm

maraya Escreveu:
Nop, não tenho prazer nenhum em causar desconforto ao meu cão, daí a escolha de usar a coleira mais vezes do que a halti.

Com o Halti ele não deixa de tentar puxar e isso sim causa-lhe desconforto durante todo o passeio... com a coleira vai mais calmo e ao meu lado, excepto se passar um cão.
Atenção porque o halti não funciona por si só. Uma estranguladora, por exemplo, exerce pressão e funciona por si mesma mas o halti exige um treino constante. Não basta colocá-lo e seguir passeio. Pode ser por isso que o halti não funcione tão bem com a maraya.
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
saraestrelo
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 11:02 pm

como se chama essa que usa? é bastante parecida ao halti. à frente também prende à coleira?
maraya
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 11:07 pm

saraestrelo Escreveu:como se chama essa que usa? é bastante parecida ao halti. à frente também prende à coleira?
O tipo peitoral é o Halti Harness
E o de focinho é o Halti Headcollar

Sim o Harness também prende á coleira :wink: aparece no vídeo: http://www.halti.co.uk/haltiharness.php
Última edição por maraya em segunda jan 16, 2012 11:11 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
FCachapa
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 11:08 pm

A que eu uso chama-se Gentle Leader Easy Walk Harness. Não prende na coleira. Prende só como se vê na imagem. Funciona como um peitoral normal, mas em vez de clipar na parte do dorso, clipa à frente. Aconselharam-me por causa da dificuldade que eu tinha em segurá-lo, porque ele puxava com muita força. Diminui a força que ele faz e facilita o treino.
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
maraya
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 11:14 pm

FCachapa Escreveu:A que eu uso chama-se Gentle Leader Easy Walk Harness. Não prende na coleira. Prende só como se vê na imagem. Funciona como um peitoral normal, mas em vez de clipar na parte do dorso, clipa à frente. Aconselharam-me por causa da dificuldade que eu tinha em segurá-lo, porque ele puxava com muita força. Diminui a força que ele faz e facilita o treino.
A gentle Leader collar (de focinho) também nao traz nada para prender á coleira. Nas os produtos da marca "Halti" trazem :)
FCachapa
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 11:16 pm

maraya Escreveu:
FCachapa Escreveu:A que eu uso chama-se Gentle Leader Easy Walk Harness. Não prende na coleira. Prende só como se vê na imagem. Funciona como um peitoral normal, mas em vez de clipar na parte do dorso, clipa à frente. Aconselharam-me por causa da dificuldade que eu tinha em segurá-lo, porque ele puxava com muita força. Diminui a força que ele faz e facilita o treino.
A gentle Leader collar (de focinho) também nao traz nada para prender á coleira. Nas os produtos da marca "Halti" trazem :)
É isso mesmo :)
Também por isso é que não escolhi da Halti... Porque, do que percebi, usa-se uma trela específica... que acho que aquilo mais deve atrapalhar que outra coisa lol
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
maraya
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 11:19 pm

FCachapa Escreveu:
maraya Escreveu:
É isso mesmo :)
Também por isso é que não escolhi da Halti... Porque, do que percebi, usa-se uma trela específica... que acho que aquilo mais deve atrapalhar que outra coisa lol
É uma trela com 2 mosquetoes, eu cheguei a comprar uma para prender na gentle Leader collar e na coleira ao mesmo tempo... Mas é para esquecer, nao me deu jeito nenhum. Prefiro usar 2 trelas separadas :lol:
FCachapa
Membro Veterano

segunda jan 16, 2012 11:23 pm

maraya Escreveu: É uma trela com 2 mosquetoes, eu cheguei a comprar uma para prender na gentle Leader collar e na coleira ao mesmo tempo... Mas é para esquecer, nao me deu jeito nenhum. Prefiro usar 2 trelas separadas :lol:
Haha, pois... eu só de ver aquilo não me pareceu boa ideia! Prefiro coisas mais simples. Além de que o peitoral que eu comprei ficou muito mais barato. E uso com uma trela simples. No início a única dificuldade foi ele adaptar-se ao peitoral porque nunca tinha usado. Mas agora já não o incomoda.
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
saraestrelo
Membro Veterano

terça jan 17, 2012 8:51 am

Eu estou bastante satisfeita com a halti harness. Realmente tem o inconveniente de ser necessário uma trela que prenda nas duas pontas mas acho que vale a pena. Quem criou este tópico já tem várias informações portanto só tem que escolher o que mais se adapta ao que quer :D
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça jan 17, 2012 12:32 pm

ritah5 Escreveu:Boa Tarde, este é o meu primeiro tópico e venho-vos pedir ajuda por causa de um cão arraçado de pitt bull que foi adoptado numa vila perto de Coimbra. Uma amiga e a sua familia adoptaram um cão muito bonito que tem alguns problemas, não fosse ele arraçado de uma raça que não é para qualquer pessoa. Quando o levam á rua ele dá uns puxões e não sabe andar á trela como deve ser, uma vez fui passeá-lo e deu-me um puxão para o lado direito, o que o fez ir contra a minha perna que ficou toda dorida durante 3 dias. Outra coisa, é muito intolerante com outros cães, puxa e tenta morder-lhes o que aqui na vila andam muitos soltos e é um perigo... Treinadores aqui não há como é evidente... Têm alguma técnica ou assim que me ensinem a ensinar-lhe a andar á trela e a sociabiliza-lo com outros cães??? Ele já não é novo deve ter uns 3 anos e está esterilizado, tivemos de vir a Lisboa de propósito para isso
Fico muito satisfeito por ver cada vz mais pessoas neste forum a dar conselhos com os quais concordo e cada vez menos pessoas a dar conselhos perigosos e nefastos.

Concordo totalmente na utilização dos peitorais de clipar à frente, gosto mais deles que do Headcollar, acho este ultimo perigoso para donos que estão habituados a usar estranguladoras... dão um puxão e o pescoço do cão fica num oito... não é para puxar é para orientar a cabeça do cão noutro sentido para longe do que causa reactividade ou excitação.

Mas antes disto tudo e mais importante, independentemente da coleira ou utensilio que se use, existe uma mensagem clara que tem de ser passada ao seu cão... se ele puxar não vai avançar, se mantiver a trela solta chega a todo o lado... para conseguir isto em cães que puxam muito de uma forma simples aconselho aos donos o seguinte: o cão vai à trela num sentido... puxa e automaticamente você, sem esticões, vira 180º, de direcção, assim que ele corre para a sua frente e puxa repete a mesma coisa... pode mudar 180º, 90º, 75º o que quiser, desde que o cão perceba que você está a ir para um sitio e ele tem de a seguir, ele é que segue e você lidera... não é ele que a leva aos sitios que ele gosta... NUNCA PERMITA PASSOS EM FRENTE AO CÃO A PUXAR A TRELA DE MODO A CHEGAR A UM POSTE, A UMA ESQUINA, ETC. É ISSO QUE RECOMPENSA O COMPORTAMENTO DE PUXAR À TRELA!!!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
FCachapa
Membro Veterano

terça jan 17, 2012 1:29 pm

Sabe doglover80? Eu sou da opinião de que as coisas demoram a mudar, mas vão mudando, aos poucos. No treino dos cães e no modo de entender o comportamento canino passa-se exactamente o mesmo. Pequenos passos vão sendo dados graças a vários contributos de várias pessoas que vão deixando a informação acessível a todos, de forma clara. Seja o seu blog do bomcaopanheiro, seja a it's all about dogs... Ou outros como a Emily Larlham, Susan Garret, Dra.Sophia Yin... Eu diria mesmo que tudo é uma questão de tempo e... evolução.
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
Responder

Voltar para “Cães”