relacionado co o meu cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ritazza
Membro
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

quinta jan 19, 2012 10:21 am

RottZeus Escreveu:Bom, temos dois problemas:

1 - A idade do cão.

2 - As acções do cão, serem única e exclusivamente com o seu filho.

Em primeiro lugar, deveria ter uma conversa séria com o seu filho, e saber se ele fez, às escondidas, ou quando estava sozinho com o cão, algo que ficou marcado na memória do cão.

Não lhe estou a dizer que tente arrancar essa informação do seu filho, como se tratasse de um crime. Converse calmamente com ele, e explique-lhe a situação toda, sem esconder nada. Quem sabe, até poderá vir a descobrir uma possível maldade que tenha ocorrido. ;)

Caso o problema não seja daí, poderá ser mais complicado. Um cão com 2/3 anos já está carregado de "vícios" que serão mais complicados de mudar, mas nada que um bom tempo de treino não cure.

O seu filho deve ganhar primeiro a confiança do cão, brincando, e aos poucos ir colocando ordens básicas (senta/deita), tal como referiu o user Sasha99 sempre consigo como "vigilante".

Quanto obedecer a ordens básicas, passe para ordens com a trela, sem esquecer nunca os "mimos" de quando cumpre as ordens.

É o meu ponto de vista da situação, mas certamente que haverá membros mais experientes com essas situações, que poderão corrigir-me caso esteja errado.

Boa sorte:)
Acho que o principal é perceber porque é que esta situação só se passa com o seu filho...já pensou que ele poderá fazer alguma coisa ao cão que ele não gosta?São crianças, podem não ter noção.
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

quinta jan 19, 2012 11:47 am

Um Cão de Agua com esse comportamento? Estranho... :roll:
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

quinta jan 19, 2012 12:12 pm

Sim, é estranho por ser um Cão de Água, mas se o rapaz, inocentemente ou não, fez alguma maldade ao cão, seja ele de que raça for, vai fazer com que o cão veja a criança com outros olhos.

Eu penso que seja exactamente isso que acontece, porque como disse a autora do tópico, as acções do cão, são única e exclusivamente com o rapaz.

Só esse facto, já mostra que se há algo errado, não será propriamente da parte do cão.

As crianças, independentemente da cor, etnia ou religião, têm sempre um pouco de "maldade" dentro delas. Umas exploram mais essa área, outras nem tanto. Ninguém nos diz que o miúdo não se farta de fazer asneiras e dar grandes dores de cabeça aos pais. E se assim for, não seria de admirar que tivesse feito algo ao cão, que não tenha sido do agrado do mesmo.

Atenção que não estou a dizer que é assim, estou a colocar uma hipótese que pode explicar o motivo do cão só rosnar ao rapaz, e não ao resto da família.

Mas sinceramente, não encontro outra explicação para o sucedido.

Espero que a autora não se sinta ofendida com as minhas palavras, tento apenas ajudar, avaliando a situação toda.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quinta jan 19, 2012 12:25 pm

ASTAHOLIC Escreveu:Um Cão de Agua com esse comportamento? Estranho... :roll:
Não, não é assim tão estranho, são cães e não são cães para qualquer pessoa, como a maioria das pessoa pensa. Não são agressivos por natureza, mas precisam de regras e alguma disciplina.
São cães que precisam de saber o lugar deles de uma forma muito clara.
Aqui há uns anos, tive um problema com um cachorro (10 meses), que me mordeu na tosquia, porque sua Exa não estava habituado a ser contrariado. Enquanto ele achava que a tosquia eram só festas no lombo, tudo bem um rapaz simpático, mas qdo passamos para zonas menos confortáveis...rosnou-me e eu feita totó, ralhei com ele e prossegui, não me avisou mais vez nenhuma!
Ora quer queiramos quer não, os machos são cães que facilmente ultrapassam os 20 kilos, são cães que se tornarem agressivos fazem muito estrago. O estrago foi tal, que me esmagou um tendão da mão, felizmente foi a esquerda. Contei aos donos, responderam-me que o cão tb lhes rosna qdo é contrariado, eles fazem o q ele quer , sempre fizeram, que o rosnar é uma forma de expressão do cão e ele tem todo o direito a expressar-se...ora bem, qdo pensam assim o que é que esperam que o cão se torne de futuro, qdo ignoram, aceitam e incentivam este tipo de comportamento do cão. Pintei-lhes uma manta muito negra se continuavam a permitir aquele tipo de liberdades ao cão, com muita pena minha, qdo saíram dei.lhes os sentimentos...a eles e ao cão.

Qualquer cão pode ser agressivo qdo não sabe o lugar que ocupa na casa, tenta subir na hierarquia, o filho é o membro mais baixo e o cão acha que está acima dele ou ao mesmo nível, está a tentar subir. Portanto, consultem um bom treinador. É só o que posso dizer.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

quinta jan 19, 2012 12:33 pm

IsabelNobre_ Escreveu:
ASTAHOLIC Escreveu:Um Cão de Agua com esse comportamento? Estranho... :roll:
Não, não é assim tão estranho, são cães e não são cães para qualquer pessoa, como a maioria das pessoa pensa. Não são agressivos por natureza, mas precisam de regras e alguma disciplina.
São cães que precisam de saber o lugar deles de uma forma muito clara.
Aqui há uns anos, tive um problema com um cachorro (10 meses), que me mordeu na tosquia, porque sua Exa não estava habituado a ser contrariado. Enquanto ele achava que a tosquia eram só festas no lombo, tudo bem um rapaz simpático, mas qdo passamos para zonas menos confortáveis...rosnou-me e eu feita totó, ralhei com ele e prossegui, não me avisou mais vez nenhuma!
Não fazia a menor ideia. :roll:
Se formos a ver bem a boa maioria das raças tendem a tentar ser o lider da "matilha" de uma maneira ou outra. O meu American quando era mais novo tentava montar as pessoas de tão dominante que era, agora nem se atreve. :lol:
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
RottZeus
Membro Veterano
Registado: sexta jan 13, 2012 11:20 am
Átila [Sem Raça Definida]
Picolina [Pequinês]

quinta jan 19, 2012 12:34 pm

IsabelNobre_ Escreveu:Qualquer cão pode ser agressivo qdo não sabe o lugar que ocupa na casa, tenta subir na hierarquia, o filho é o membro mais baixo e o cão acha que está acima dele ou ao mesmo nível, está a tentar subir. Portanto, consultem um bom treinador. É só o que posso dizer.
Obrigado Isabel, esqueci-me de referir também essa possível situação.

Poderá a criança não ter feito nada, e o cão esteja a tentar colocar-se, na hierarquia familiar, acima do rapaz.

Se é o mesmo que acontece em casa, em que deixam o cão fazer o que lhe apetece, então poderá muito bem ser exactamente isso.

Aí pode-se excluir a hipótese de o rapaz ter feito alguma coisa ao cão.

Nada como apurar a verdade para se descobrir qual o verdadeiro motivo. ;)
IsabelNobre_
Membro Veterano
quinta jan 19, 2012 12:45 pm

ASTAHOLIC Escreveu:
Não fazia a menor ideia. :roll:
Se formos a ver bem a boa maioria das raças tendem a tentar ser o lider da "matilha" de uma maneira ou outra. O meu American quando era mais novo tentava montar as pessoas de tão dominante que era, agora nem se atreve. :lol:
A minha Angie, q é assim a coisa mais doce e simpática deste mundo, qdo veio para cá o meu filho tinha 4 anos, apanhei a monta-lo diversas vezes, o meu filho achava graça, dizia que q eram abraços...eu ralhava com ela, sempre q a apanhava e disse ao meu filho para não deixar, q n eram abraços mas sim q ela estava a tentar "mandar nele". Mas isto foi durante a "adolescência dela". Depois passou. Mas nunca em tempo algum ela rosnou a ninguém desta casa.

Todos os nossos cães, machos e fêmeas, sabem bem qual é o lugar deles.E são todos pacholas e simpáticos.
Qdo recebemos potenciais compradores, perguntamos sempre se conhecem a raça, se já tiveram algum, ou mesmo algum cão, como era o outro cão, etc. Para quê? Para saber como o outro cão foi educado. Pessoas de primeira viagem, se querem um cap, sem dúvida q é melhor uma fêmea, são por norma menos dominantes. Machos só mesmo para pessoas experientes. São cães muito inteligentes e observadores, gostam de testar e depois servem-se daquele ar de pedinchas e das gracinhas, para conseguir o q querem e levar a deles avante. Qdo não há agressividade, até tem piada. Mas como todos os cães, precisam de limites e educação. Não é preciso regime militar, mas é preciso ensinar de modo a que não haja confusão naquela cabecinha. Ok o meu lugar é este, quem manda é aquele e pronto. Assim são uns fixes, muito brincalhões, simpáticos, alegres, etc.
Workshops para donos
Isabel
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jan 19, 2012 12:51 pm

Na minha casa não ha cão que sequer me rosne, em NENHUMA situação, não ha mesmo hipotese para isso, simplesmente é algo proibido... Este Sabado por exemplo no campo de treino a minha cachorrinha de 4 meses, teve a audacia de me rosnar... Posso garantir-vos que não o voltará a fazer e se voltar a experimentar a proeza, terá o mesmo tratamento... :wink:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta jan 19, 2012 1:09 pm

JoanaGoncalves Escreveu:Na minha casa não ha cão que sequer me rosne, em NENHUMA situação, não ha mesmo hipotese para isso, simplesmente é algo proibido... Este Sabado por exemplo no campo de treino a minha cachorrinha de 4 meses, teve a audacia de me rosnar... Posso garantir-vos que não o voltará a fazer e se voltar a experimentar a proeza, terá o mesmo tratamento... :wink:

assino por baixo!!!

Quando se lida com animais possantes não temos margem de manobra para tangas... as coisas devem ficar bem assentes logo ao principio.

A linha que separa o carinho e a brincadeira, da obediencia e da hierarquia NUNCA pode ser ultrapassada.

Se for o castigo é dado na hora em proporção e mais nada!

Mas é dado de forma correcta e assertiva, não com um jornal e não por um catraio de 11 anos.

Aliás... nunca, rigorosamente nunca se ensina os filhos a maltratar fisicamente os animais. Isso é muito mau para a mente das crianças.

O cão rosna, alguma o catraio fez!

O dono/a tem de desmontar esse estimulo.

Acompanhe a criança, presencie o rosno... e imponha-se na hora!

Uma boa agarradela pelo cachaço, faço-o sentar e "Não!!" ... mas "não" firme que não deixe margem para duvidas.

Repita até ele deixar de rosnar ao catraio.

Mas atenção... veja bem se o seu filho nas suas costas não continua a espicaçar o cão!!! ;)

pode tb ser medo... se o filho tiver medo o cão sente, logo reage... elementar.

é algo que só se corrige com repetição e monitorização.... tanto do cão como do miudo, a ver qual a dinamica entre os dois.

na impossibilidade de desmontar esta reacção do cão, não confie na sorte e trate de os manter à distancia. não confie nem num nem no outro... aí há coisa entre os dois...
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta jan 19, 2012 1:48 pm

Netherwing Escreveu:O cão rosna, alguma o catraio fez!
Exacto! Tem de descobrir o porquê dessa atitude do cão para com o seu filho, por vezes as crianças, mesmo sem ter intenção, são brutas para os animais. Tem de garantir que isso não está a acontecer.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quinta jan 19, 2012 3:06 pm

Sasha99 Escreveu:
kittten Escreveu:
Sasha99 Escreveu:dai a mae estar presente!
e nao é bater de violencia mas sim chamar a atençao dele!
enfim
lido com uma cadela de 56kg com um feitiozinho manhoso e querem-me vir ensinar a lidar com caes!
Olhe eu lido com 3 neste momento e como desde que me lembro que tenho cães será de calcular que já me tenham passado umas largas dezenas pelas mãos e NUNCA viria para um forum dizer para uma criança de 11 anos bater num cão agressivo nem com uma pena, quanto mais com um jornal.
caso nao tenhas percebido o jornal é so para chamar a atençao do cao e a mae deve tar smp presente!
Nao conhece o cao pessoalmente, se o cao é realmente agressivo e pensa que tem mais poder do que o filho, o mais certo era o cao nao gostar da brincadeira e abocanhar o jornal ou mesmo a mao do menino... :? esse procedimento nao é de todo apropriado...
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta jan 19, 2012 3:06 pm

Pronto existe um ditado que diz "Mais valia ter tado calado!"...ainda ontem fiquei contente pelas respostas que li na arca noutro tópico e neste voltamos ao mesmo... é como andar na montanha russa!

O que li acerca de comportamento canino até agora ensinou-me que existem dois tipos de comunicação que os cães podem usar. Usam sempre um deles e só quando esse não resultam é que optam pelo segundo tipo... esta ideia basea-se na leitura de um livro muito conhecido mundialmente no treino de cães e usado em dezenas de métodos de treino de outros livros... todos decorrem desta perspectiva e todas essas técnicas resultam, porque esta perspectiva está correcta... digo eu, o livro é "On talking terms with dogs - Turid Rugaas"... esta senhora já foi convidada a vir a portugal várias vezes e já cá esteve.

Então quais são os dois tipos de comunicação?
São: Sinais de Calma e Sinais de Ameaça/Agressividade.

Os cães usam os Sinais de Calma para nos apaziguar sempre que notam que o seu comportamento não é aceite por nós e sempre que algo os coloca numa situação de desconforto, e esses sinais são: olhar para o lado, lamber os lábios, bocejar, baixar a cabeça, cheirar o chão e sacudir-se.

Quando estes continuamente se mostram ineficientes em evitar que tenham problemas, como levar jornaladas, joelhadas, pontapés, palmadas, esticões na trela, dentadas de outros cães, etc. acabam por passar para a via da intimidação, da ameaça fisica, da agressividade.
Estes sinais de agressividade são, ao contrário dos anteriores, conhecidos de todos os utilizadores deste forum e são: ficar tenso, levantar os lábios para mostrar os dentes, rosnar, investir e dar dentadas no ar para intimidar.

Mas por os primeiros serem tão desconhecidos pelos leitores/escritores deste forum é que andamos aqui com os problemas do costume e com as soluções do costume.

Se o cão rosna ao filho foi porque o filho não soube respeitar os outros sinais do cão que lhe mostravam que ele estava desconfortável, não quis saber, "porque cão tem de fazer o que nós queremos e mais nada". Pois é OS CÃES FALAM CONNOSCO SÓ NÃO É EM PORTUGUÊS, É EM CANÊS e é do nosso interesse ouvir o que eles têm para dizer.
Solucionar o problema não passa por obrigar o cão a aceitar as nossas leis pela ameaça fisica.

Faço minhas as palavras aqui escritas:
saraestrelo Escreveu:O seu filho não pode mostrar nenhuma, mas mesmo nenhuma, agressividade com ele porque senão piora a situação (dar com um jornal ou fazer barulho para o assustar não adianta em nada, aliás, não resolve situação nenhuma). De que é que adianta assustar o cão? Altera o comportamento indesejado? O seu cão deixa de rosnar? Claro que não. Lá atrás nos comentários alguém dizia para que o seu filho comece a dar a comida ao seu cão e também acho uma boa alternativa. O seu filho aos poucos tem que começar a aproximar-se do seu cão sem medo, de forma confiante e com vontade de o ajudar a não ser agressivo com ele. Tendo em conta que o cão já lhe mordeu o seu filho pode estar assustado e sem vontade de se aproximar do cão por isso é importante o seu papel. Vá recompensando o seu cão sempre que estiver ao pé do seu filho e não rosnar, e o seu filho vá lhe dando algumas recompensas ou atirando o brinquedo que ele mais gosta (várias vezes ao dia). Enfim, tem que haver alguma interacção positiva (à distância) inicialmente e depois logo vê como as coisas correm. Caso as coisas não se resolvam era importante pedir ajuda a um treinador, caso queira ponha essa questão aqui, de certeza que o pessoal sugere logo uns quantos treinadores :)
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
DharmaAST
Membro Júnior
Registado: sexta jan 13, 2012 9:35 pm

quinta jan 19, 2012 3:24 pm

Dar conselhos de treino num caso tão grave como este é tão descabido como dar conselhos veterinários....

Estamos num fórum público, ninguém aqui consegue avaliar o cão sem estar em contacto com o mesmo. O melhor conselho e o único que deveria ter sido dado (e já foi) é levar o seu cão a uma escola de treino para ser avaliado por um profissional.

Não lhe dê com o jornal, não lhe bata e não lhe grite. Não sabe as consequências que isso poderá vir a ter.

Boa sorte.
IsabelNobre_
Membro Veterano
quinta jan 19, 2012 4:48 pm

Mas a sra também não pode permitir que o cão continue com este tipo de comportamento. Gosto muito de cães, trato-os acima de muita gente, pois fazem parte da minha família. Mas a criança também tem de ser protegida ou não? A culpa provavelmente nem é dela!
Esse cão precisa de uma avaliação de um bom profissional. Alguém conhece e recomenda? Convém que seja alguém com um método positivo! Pois os cães de água reagem bem com esse método e mto mal com outro.
Workshops para donos
Isabel
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta jan 19, 2012 4:51 pm

E de certeza que é um cão de água?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”