Falta de apetite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta abr 04, 2012 2:54 pm

Embora o assunto não me diga respeito, porque cada um faz o que entende na sua própria casa (ou se não faz, devia fazê-lo), há uma coisa que tenho muita dificuldade em compreender: porque é que quem tem só um cão não lhe dá comida "a sério" em vez de rações?
Se fosse comigo, nem olhava para trás.
No meu caso, é difícil optar por essa solução porque são muitos e os custos, já agora exorbitantes, incomportáveis e insuportáveis, duplicariam.
Mas é engraçado que não páro de, mesmo assim, pensar nessa alternativa, porque o prazer que eles tiram da comida natural não tem, nem de perto nem de longe, comparação com o da ração, por muito XPTO que os fabricantes digam que é.
E assim que os mais velhotes forem para um mundo melhor é quase certo que deixarei de utilizar a ração e voltarei ao antigamente. De facto, esta é uma das raras ocasiões em que o tempo pode voltar para trás.
Bem lindos eram os meus cães antigos alimentados a carne de todos os tipos (equídeo, frango, borrego, vaca e miudezas respectivas).
Quando surgiu o caso das vacas loucas, muitos talhos de miudezas que existiam nos mercados em Lisboa desapareceram e foi por esse motivo que comecei a dar ração. Mas nutro uma certa repugnância por aqueles grãos amorfos e sem graça e tenho sempre o sentimento de que não é natural que os cães comam aquilo.
Última edição por colette em quarta abr 04, 2012 3:04 pm, editado 1 vez no total.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

quarta abr 04, 2012 3:01 pm

Até pode ser, mas nem sempre é possível.
Eu falo por mim, em que não me é possível por duas razões: uma é que não tenho conhecimentos suficientes para lhe dar uma dieta rica e variada, tendo a certeza que estava a fazer tudo bem, mas isso até podia resolver com algum estudo e pesquisa, mas o problema maior é mesmo a falta de tempo.
Se a maior parte das vezes não consigo cozinhar as minhas refeições e dos meus filhos, por muito que eu gostasse, não conseguiria cozinhar para o meu cão.
Não é falta de dedicação, é mesmo falta de tempo. Se sabia que não tinha mais tempo antes de a ter? Sabia, por isso sempre foi minha escolha dar-lhe ração.
Dentro da minha escolha e das minhas possibilidades (físicas e financeiras) tento sempre dar o melhor a todos (filhos, marido e cadelinha).
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta abr 04, 2012 3:33 pm

E não é o que fazemos todos?
Nessa altura eu trabalhava fora (era e sempre fui secretária) 9 horas por dia, sem contar com transportes, tinha (e tenho, felizmente) três filhos, vários cães que eram passeados 2/3 vezes por dia. Como não sou nem nunca fui nenhuma super-mulher, parece-me lógico que outros possam fazer o mesmo. Mas imagino que estes sejam outros tempos, outras eras.
A carne era-me entregue em casa pelo talho uma vez por semana, já dividida em doses e devidamente partida, que iam para o congelador e depois para a panela, acrescentando o arroz e alguns legumes, sempre de véspera para ficar o menu pronto para a rapaziada. E não leva assim tanto tempo, porque não estava perto da panela, a pasmar, à espera que ela fervesse. Entretanto, ia fazendo outras coisas.
Essa preocupação com as dietas racionalizadas não me diz nada.
Os meus animais viveram 13, 14 e até aos 18 anos alimentados naturalmente. De facto, os animais que morreram mais jovens, como o caso das minhas cadela Elsa e Dalila, ambas com 9 anos, há cerca de dois anos foram animais alimentados sempre a ração. A primeira morreu na mesa de operações com problemas urinários, a segunda de cancro no palato.
No caso da primeira, quase tenho a certeza que ela nunca teria cálculos na bexiga se tivesse sido alimentada a comida natural.
Enfim, nada é certo, eu não sou nenhum oráculo e, como disse, dou ração. Mas contrariada. Muito contrariada. Terrivelmente contrariada.
Porque não há comparação possível entre vê-los comer nem que seja um simples franguinho com arroz e aquela coisa disgusting que é a ração.
E até me podem os fabricantes vir dizer que tem na composição ouro e pedras preciosas, diamantes, esmeraldas e rubis. Não estou lá para ver, podem aldrabar o que quisere. Para mim é uma coisa desenxabida e que nem à sogra se devia dar.
Última edição por colette em quarta abr 04, 2012 3:47 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta abr 04, 2012 3:41 pm

colette Escreveu:E não é o que fazemos todos?
Nessa altura eu trabalhava fora (era e sempre fui secretária) 9 horas por dia, sem contar com transportes, tinha (e tenho, felizmente) três filhos, vários cães que eram passeados 2/3 vezes por dia. Como não sou nem nunca fui nenhuma super-mulher, parece-me lógico que outros possam fazer o mesmo.
A carne era-me entregue em casa pelo talho uma vez por semana, já dividida em doses e devidamente partida, que iam para o congelador e depois para a panela, acrescentando o arroz e alguns legumes, sempre de véspera para ficar o menu pronto para a rapaziada. E não leva assim tanto tempo, porque não estava perto da panela, a pasmar, à espera que ela fervesse. Entretanto, ia fazendo outras coisas.
Essa preocupação com as dietas racionalizadas não me diz nada.
Os meus animais viveram 13, 14 e até aos 18 anos alimentados naturalmente. De facto, os animais que morreram mais jovens, como o caso da minha cadela Elsa e da Dalila, ambas com 9 anos, há dois anos foram animais alimentados sempre a ração. A primeira morreu na mesa de operações com problemas urinários, a segunda de cancro no palato.
No caso da primeira, quase tenho a certeza que ela nunca teria cálculos na bexiga se tivesse sido alimentada a comida natural.
Enfim, nada é certo, e como disse, dou ração. Mas contrariada.
Desculpem a intromissão neste tópico, mas tenho que dizer que concordo em absoluto!!!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
pupyylab
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 3:44 pm

Cada um sabe de si, das suas possibilidades, do seu tempo, das suas escolhas e prioridades.
Para mim, pelo menos neste momento, não é opção das comida natural, por isso o meu pedido de ajuda vai no sentido de a minha cadelinha comer melhor a ração e não mudar o tipo de alimentação.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quarta abr 04, 2012 5:25 pm

Por vezes, cozer o sangue, que fica no fundo do saco da carne e colocar na gamela, por baixo da ração, faz milagres.

A Eukanuba é uma boa ração. Se tem um saco cheio...
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pupyylab
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 11:33 am

Olá a todos.
Cá ando eu novamente com o mesmo problema!
A minha cadela não quer comer nem por nada e o pior é que já emagreceu.
Continua bem disposta e brincalhona e sei que se lhe desse comida da minha comia sem pestanejar...
Falei à vet e ela disse para ir anotando o que ela come durante uma semanita e para não me preocupar muito se ela anda bem disposta, mas eu preocupo-me, claro!!
No domingo pesei-a (em casa) e perdeu peso!!!
Ainda não mudei a ração porque tenho um saco cheio (e por este andar não fica vazio tao cedo!).
Já tentei um fio de azeite, foi lá cheirar com mais vontade, mas depois foi igual.

Um familiar disse-me que o cão dele começou assim e so começou a comer bem qd mudou para ração de adulto.
A minha faz 12 meses em Maio. É cedo demais para isso?

Para já cá vou apontando o que ela vai comendo.... isto é desesperante mesmo! Parece que me estou a ver com o meu filho mais velho que tb nao comia nada!!! A minha vida!!!
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

terça abr 24, 2012 2:43 pm

pupyylab Escreveu:Olá a todos.
Cá ando eu novamente com o mesmo problema!
A minha cadela não quer comer nem por nada e o pior é que já emagreceu.
Continua bem disposta e brincalhona e sei que se lhe desse comida da minha comia sem pestanejar...
Falei à vet e ela disse para ir anotando o que ela come durante uma semanita e para não me preocupar muito se ela anda bem disposta, mas eu preocupo-me, claro!!
No domingo pesei-a (em casa) e perdeu peso!!!
Ainda não mudei a ração porque tenho um saco cheio (e por este andar não fica vazio tao cedo!).
Já tentei um fio de azeite, foi lá cheirar com mais vontade, mas depois foi igual.

Um familiar disse-me que o cão dele começou assim e so começou a comer bem qd mudou para ração de adulto.
A minha faz 12 meses em Maio. É cedo demais para isso?

Para já cá vou apontando o que ela vai comendo.... isto é desesperante mesmo! Parece que me estou a ver com o meu filho mais velho que tb nao comia nada!!! A minha vida!!!
Eu sei quanto custa ver o nosso animal a comer pouco e a perder peso, é realmente desesperante. Penso que o facto de ela ja estar a menos de 1 mês de completar 12 meses, ja não fará diferença se lhe der comida de adulto. Em lugar de azeite sugeria oleo de linhaça do ervanario, é barato, é mais fluido e é rico em ómega 3, quando ponho umas gotas na raçao do Fox este até quer comer o comedouro.
Não estamos em época de deitar ração fora, mas aconselhava-a a ir experimentando outras raçoes em pacotes de 400gr junto com a que ela anda a comer, para ir tendo uma ideia do que ela mais gosta, e fazer as suas contas.
Nunca deixo o comedouro á disposição, come na hora dele e eu retiro a tigela, na hora de almoço acrescento á que sobrou se sobrar e passados 15 a 20 minutos retiro a tigela e por ái a fora. mas o critério final é seu.

Esta é apenas a minha opinião baseada na minha experiencia. Espero que tudo corra bem melhor com o seu Labrador.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça abr 24, 2012 2:50 pm

Olá,
A cadela tem a comida o dia todo á disposição?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
pupyylab
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 2:53 pm

Obrigada pela opinião. É mesmo desesperante...
Em relação a tirar o comedouro, eu costumo tirar, mas a verdade é que agora dou por mim a deixar ficar com ideia que ela vá comer depois um bocado... se calhar acabo por prejudicar, mas custa-me tirar o comedouro de manhá qd comeu mal à noite e mal tocou na ração da manhã e sío depois voltar a por à noite (dou duas refeições, manha e noite)!
pupyylab
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 2:56 pm

maraya Escreveu:Olá,
Olá.
Respondi em cima e acabei por quase lhe responder :)
É assim, habitualmente eu tirava o comedouro, até proque pouco ou nada sobrava.
Mas agora por vezes deixo, para ver se vai comendo...
Ainda hoje pus de manhã, não tocou enquanto estive em casa, deixei ficar. Na hora do almoço, tinha comido metade e tirei. Volto a por logo à noite.

Devo tirar de qualquer forma, mesmo que isso implique passar quase um dia sem comer?
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça abr 24, 2012 3:00 pm

Ela teve cio recentemente?

A minha com cio faz greve de fome, mas sempre foi esquisita a comer.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça abr 24, 2012 3:02 pm

pupyylab Escreveu:
maraya Escreveu:Olá,
Olá.
Respondi em cima e acabei por quase lhe responder :)
É assim, habitualmente eu tirava o comedouro, até proque pouco ou nada sobrava.
Mas agora por vezes deixo, para ver se vai comendo...
Ainda hoje pus de manhã, não tocou enquanto estive em casa, deixei ficar. Na hora do almoço, tinha comido metade e tirei. Volto a por logo à noite.

Devo tirar de qualquer forma, mesmo que isso implique passar quase um dia sem comer?
Na minha opinião tirar o comedor após um tão longo período de tempo (manha-almoço) pouco efeito vai fazer.
É assim se ela estava habituada ao sistema de ter o comedor por um curto período de tempo e resultava eu tentaria voltar a esse esquema, mesmo que tivesse de ficar sem comer durante o dia. Mas isto sou eu.

Nada de goluseimas para ela nao aprender a fazer manha, e veja bem se ela nao estará a ficar doente.
Última edição por maraya em terça abr 24, 2012 3:03 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça abr 24, 2012 3:02 pm

pupyylab Escreveu: Devo tirar de qualquer forma, mesmo que isso implique passar quase um dia sem comer?
Deve.
pupyylab
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 3:42 pm

Acena Escreveu:
pupyylab Escreveu: Devo tirar de qualquer forma, mesmo que isso implique passar quase um dia sem comer?
Deve.
Vou fazer isso então. Ponho se comer comeu, senao comer retiro.
Vamos ver no que vai dar.

Entertanto vou tentar arranjar sacos pequenos de ração para ir experimentando.
Estava a pensar na Arden Grange, porque li aqui na arca ser boa escolha em relação qualidade/preço, mas só consigo arranjar sacos de 7.5kg, o que é chato caso ela nao queria comer também...
Responder

Voltar para “Cães”