Olá,
Quer um conselho? Procure outro treinador, de preferencia numa escola de treino.
5 meses é muito cedo para começar a obediência??? Se eu tivesse começado com a Shiva aos 6 meses como me foi aconselhado por algumas pessoas teria agora um sério problema em mãos - embora seja cadela, embora seja extremamente meiga, ela é também extramente dominante e teimosa - Atenção que não me estou a queixar, pelo contrário, gosto do caracter dela e é extremamente fácil de lidar com ela desde que lhe mostre que sou eu que mando.
A Shiva começou aos 4 meses, e olhe que não lhe fez mal nenhum, pelo contrário.
O objectivo ao inscrevê-lo numa boa escola de treino passa também pela sociabilização e ensinamento dos comandos básicos e correcções necessárias que são bem mais fáceis de induzir num cachorro ainda "leve" do que num mais velho, já com 35 Kg, por exemplo. Por razões que me parecem óbvias quer ao nível fisico (força do cão) quer ao nível de caracter.
Mas passa também pelo treino do dono - ESSENCIAL na minha modesta opinião para todos mas em especial para donos de raças dominantes e sem experiência.
Eu sei o que digo porque a Shiva é a minha primeira experiência com cães e em especial com esta raça magnifica. Mas antes de ficar com ela informei-me da melhor forma possível e analisei e ponderei muito bem se eu tinha o perfil indicado.
Depois de a ter, literalmente bombardiei com questões (muitas delas parvas

) as pessoas que têm uma vasta experiência com esta raça, 2 delas aqui do Forum e que eu muito admiro e que sempre estiveram disponiveis para me ajudar
A Escola de treino ajudou em muito no processo de aprendizagem e de acompanhamento do crescimento da Shiva.
Ter um Rott pode ser uma experiência muito gratificante, mas exige muito do dono - o Paulo C (como sempre) resumiu muito bem isso no seu post.
Boa sorte!