Forro da mala

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta jun 07, 2012 10:46 am

Outra dúvida que eu tenho (peço desculpa por estar a usar o tópico para isto!!): estive a ver o novo código da estrada (para ver se podia já conduzir mota... aparentemente ainda tenho que esperar...) e por curiosidade andei à procura de como se transportava animais (se havia alguma lei específica) e não encontrei nada... andei aqui à procura na net e na arca tem a dizer "O Código da Estrada não se refere ao transporte de animais em concreto, sendo que estes devem ser considerados carga. Para os animais transportados dentro do automóvel, a lei apenas refere que o animal não pode prejudicar a condução."... o que me permite que o cão seja transportado nos bancos sem ter cinto... é assim? Não me podem multar? (não estou a dizer que vá fazer, mas por exemplo a minha vizinha que anda sempre com o cão no carro ele vai no sítio dos pés do banco ao lado do condutor).
Desculpem o 2º offtopic :P
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta jun 07, 2012 10:59 am

MiMoo Escreveu:Outra dúvida que eu tenho (peço desculpa por estar a usar o tópico para isto!!): estive a ver o novo código da estrada (para ver se podia já conduzir mota... aparentemente ainda tenho que esperar...)
Tem carta de condução categoria B?
MiMoo Escreveu:a lei apenas refere que o animal não pode prejudicar a condução."... o que me permite que o cão seja transportado nos bancos sem ter cinto... é assim? Não me podem multar? (não estou a dizer que vá fazer, mas por exemplo a minha vizinha que anda sempre com o cão no carro ele vai no sítio dos pés do banco ao lado do condutor).
Desculpem o 2º offtopic :P
Se a lei refere que o cão não pode prejudicar a condução acha que pode levá-lo sem cinto de segurança? O cão sem cinto de segurança pode prejudicar a sua condução na medida em que vai solto e por alguma razão pode saltar para o seu colo, distraí-la, etc. Tem de viajar com o cão preso ao cinto ou em transportadora, isto para sua segurança, para segurança do seu cão e para segurança dos demais que circulam na via pública.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
MiMoo
Membro Veterano

quinta jun 07, 2012 11:08 am

bhess Escreveu:Tem carta de condução categoria B?
Tenho sim, eu já vi que só aos 25 anos (tinham-me dito que era isso OU 5 anos de carta... mas pronto) é que passo a poder conduzir também até 125cm^3. Li também que podia só fazer exame prático se quisesse (sem ter que ir a escola de condução e sem ter que fazer código)... mas não me apetece :P (a mota é só mesmo por "brincadeira" e não como método de transporte... prefiro a minha bicicleta! :D)
bhess Escreveu:Se a lei refere que o cão não pode prejudicar a condução acha que pode levá-lo sem cinto de segurança? O cão sem cinto de segurança pode prejudicar a sua condução na medida em que vai solto e por alguma razão pode saltar para o seu colo, distraí-la, etc. Tem de viajar com o cão preso ao cinto ou em transportadora, isto para sua segurança, para segurança do seu cão e para segurança dos demais que circulam na via pública.
É assim, a pergunta nem foi por mim, foi mais por essa tal vizinha... e a questão é se ela poderia ser multada ou não. Teoricamente não pode ser multada porque o cão está lá deitado e dorme todo o caminho (deitado no sítio onde o passageiro põe os pés)... poderá ser multada se um dia for mandada parar e o cão andar aos saltos lá dentro :lol:
Eu cá prefiro por na mala ou então no banco de trás se for alguém lá com ele... estou a pensar comprar um adaptador para o cinto ou algo para o transportar. Ainda não me decidi (não há crise porque ele não anda no carro habitualmente); obrigada pelas respostas :)
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta jun 07, 2012 11:20 am

MiMoo Escreveu:
bhess Escreveu:Tem carta de condução categoria B?
Tenho sim, eu já vi que só aos 25 anos (tinham-me dito que era isso OU 5 anos de carta... mas pronto) é que passo a poder conduzir também até 125cm^3. Li também que podia só fazer exame prático se quisesse (sem ter que ir a escola de condução e sem ter que fazer código)... mas não me apetece :P (a mota é só mesmo por "brincadeira" e não como método de transporte... prefiro a minha bicicleta! :D)
Ah! Não pensei que tivesse menos de 25 anos.
MiMoo Escreveu:
bhess Escreveu:Se a lei refere que o cão não pode prejudicar a condução acha que pode levá-lo sem cinto de segurança? O cão sem cinto de segurança pode prejudicar a sua condução na medida em que vai solto e por alguma razão pode saltar para o seu colo, distraí-la, etc. Tem de viajar com o cão preso ao cinto ou em transportadora, isto para sua segurança, para segurança do seu cão e para segurança dos demais que circulam na via pública.
É assim, a pergunta nem foi por mim, foi mais por essa tal vizinha... e a questão é se ela poderia ser multada ou não. Teoricamente não pode ser multada porque o cão está lá deitado e dorme todo o caminho (deitado no sítio onde o passageiro põe os pés)... poderá ser multada se um dia for mandada parar e o cão andar aos saltos lá dentro :lol:
Eu cá prefiro por na mala ou então no banco de trás se for alguém lá com ele... estou a pensar comprar um adaptador para o cinto ou algo para o transportar. Ainda não me decidi (não há crise porque ele não anda no carro habitualmente); obrigada pelas respostas :)
Teoricamente pode ser multada, porque assim que ela parar o carro junto ao agente o que é que o cão vai fazer? Toca de vir espreitar o que é... O que pode acontecer noutras situações e prejudicar a condução. Não é seguro, ponto final. Aconselhe a sua vizinha a colocar um adaptador para o cinto, aquilo custa para aí €5...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
MiMoo
Membro Veterano

quinta jun 07, 2012 11:28 am

Sim, vou aconselhar-lhe isso... mas os cintos são curtos não são? Obrigatoriamente o cão tem que ir em cima do banco, é isso, não é? (pois... para não interferir na condução... faz sentido que sejam curtos)
Mais uma vez obrigada pelas respostas :) (E peço desculpa por ter invadido o tópico com perguntas destas :P)
castrosilva
Membro Júnior
Registado: sexta mai 18, 2012 12:47 pm

quinta jun 07, 2012 11:30 am

A bhess tem razão, tem mesmo de viajar com cinto ou em transportadora. Agora com o cinto, pode ser na mala ou no banco de tras. Existem umas protecções para colocar no banco de trás, cheguei a ver isso, mas no meu caso, preferi a mala.

No que respeita às malas, vou optar por coloca-las mo tejadilho.
MiMoo
Membro Veterano

quinta jun 07, 2012 11:35 am

Pois, eu também tinha visto a protecção para os bancos de trás no LIDL estes dias, estive vai não vai... mas como ele só anda de carro esporadicamente e viagens de 5-10 min (tem ido na mala com uma manta para não ficarem muitos pêlos... mas mesmo assim...), não cheguei a comprar. Eu vi pela sua foto que o cinto chegava à mala e ainda dava para o cão estar sentado +- confortavelmente :)
Obrigada pelas fotos! :)
Responder

Voltar para “Cães”