WaterMonitor Escreveu:Floripes quando a castração é feita para suprimir agressão por testosterona e o motivo da agressão não é esse, efectivamente não resulta.
...
Bem, não sei se resulta conforme as hormonas, ou não.
Um dos cães que conheci, por exemplo, era agressivo com os outros cães, machos, porque com as fêmeas era normal. Foi castrado precisamente para eliminar essa agressividade, teria uns dois anos. Ficou rigorosamente na mesma. Era um pastor alemão e ficou enorme, a linha da manta de gordura do lombo dele chegava-me quase à cintura. Foi um dos que morreu sufocado pelas banhas.
Outro: cão sem raça definida, de tamanho um pouco acima do médio. Brincalhão e afável com todos os cães e as pessoas. Quando as cadelas das redondezas entravam em cio, desaparecia durante dias. Viveu durante um ano na rua onde apareceu e se fixou por volta dos quatro, cinco meses, até ser adoptado por uma senhora. Para evitar que ele desaparecesse atrás das cadelas, mandou castrá-lo. O cão tornou-se agressivo com as pessoas e outros cães, ninguém se podia aproximar da dona e da outra cadelita que a senhora já tinha. Engordou, está um pote. Vive hoje em Inglaterra e pelas fotos que de longe em longe recebo, vê-se que continua obeso.
Outro ainda: cão de rua, que nunca se deixou adoptar, ele é que adoptava, escolhia as casas a que ia dormir. Tinha mau feitio, mas não era agressivo. Era um cão alegre e bem disposto, sempre pronto a receber mimos e festas. Toda a gente lhe dava de comer, pelo que já era gordo quando foi mandado castrar. Esta decisão foi tomada depois de ele aparecer literalmente esfarrapado pela matilha que rondava uma cadela abandonada em cio. Morreu menos de um ano depois, completamente sufocado na gordura que veio juntar-se à que já tinha e num estado de extrema agressividade. Tinha seis anos, o que, dado o seu tamanho pequeno, seria metade dos que ainda teria para viver.
E estes são apenas os três casos mais recentes que acompanhei. Outros podia ainda descrever, mas não vale a pena. E estes são bem representativos da castração que referes, Water.
De qualquer das maneiras, também não são estes exemplos que me levam a recusar castrar os meus cães.