Castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

terça jun 05, 2012 8:25 am

sasquatch Escreveu:E há cães que assim que chegam à maioridade começam logo a desafiar o cão mais velho da casa.

Pois é verdade, o meu rot foi filho único durante mais de 10 anos e quando adoptei a minha cadela ela impos-se logo e mais ele já era da casa, mas enfim ele já tá velhote e não quer dar-se ao trabalho mas de vez enquando lá a põe no lugar.
kink
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 3:25 pm

quarta jun 06, 2012 2:29 am

bhess Escreveu:As opiniões sobre este assunto são variadas. Ou seja, cada veterinário terá a sua opinião, por isso acho que deve falar com o seu veterinário e seguir o procedimento que ele lhe indicar.
Pelo que tenho visto, nas fêmeas é mais aconselhável antes do primeiro cio e nos machos (dependendo do porte) quando atingir a maturidade sexual.
Concordo fêmea antes do 1° cio
Macho não o faria, pode alterar as características (altera mesmo).
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jun 06, 2012 8:50 am

Já vi imensos caes castrados e tirando o interesse nas fêmeas e os comportamentos motivados pelo sexo, o resto não altera nada.
Inclusivamente ficam muito mais fáceis de treinar, a prova disso é que os cães guias são todose sterilizados.
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

quarta jun 06, 2012 9:12 am

É importante ver se os dois testículos já desceram para o escroto. Há países (ex: Reino Unido) onde os veterinários optam por castrar bastante cedo (por vezes às 8 semanas de idade), nestes casos o pénis e prepúcio ficam com um aspecto "infantil". Noutros locais a castração é feita por volta dos 6 meses/1 ano (altura em que os animais atingem a puberdade). Como já disseram aqui anteriormente, faça um telefonema ao seu veterinário, com certeza lhe explicarão qual a prática corrente nessa clínica em específico e o porquê dessa escolha.

Entretanto, há vários sites fiáveis onde pode ler mais informação sobre o assunto:

http://www.hospitalveterinario.pt/pt/bo ... castracao/

http://www.hvp.pt/2010/02/23/esterilizacao-e-castracao/

http://www.hospitalveterinariodamaia.co ... -co-cadela

Felicidades para si e para o seu pequenote!
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta jun 06, 2012 9:55 am

kink Escreveu:Macho não o faria, pode alterar as características (altera mesmo).
Refere-se a quê?
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quarta jun 06, 2012 10:12 am

Olá

Eu também me debato com a questão da castração do meu cachorro macho, mas no sentido de que, em que idade?

Aos 6 a 8 meses em que o esqueleto ainda não acabou de crescer. Ou a partir de 1 ano a ano e meio em que ja esta completamente crescido.??????? please uma resposta.

Tanto uma como outra opção têm prós e contras.

Alguem sabe ou tem uma ideia claro sobre o assunto?
Última edição por dogville em quarta jun 06, 2012 4:53 pm, editado 1 vez no total.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta jun 06, 2012 10:13 am

kink Escreveu:Macho não o faria, pode alterar as características (altera mesmo).
Não altera características nem personalidade alguma... é tudo MITO... os cães não ficam mais moles, os cães não deixam de brincar, de comer, de serem quem são. A única coisa que lhes pode alterar é o quererem cadelas, a característica de poder ter filhos altera-se sim e para sempre :lol:
MiMoo
Membro Veterano

quarta jun 06, 2012 10:18 am

dogville Escreveu:Olá

Eu também me debato com a questão da castração do meu cachorro macho, mas no sentido de que, em que idade?

Aos 6 a 8 meses em que o esqueleto ainda não acabou de crescer. Ou a partir de 1 ano a ano e meio em que ja esta completamente crescido.

Tanto uma como outra opção têm prós e contras.

Alguem sabe ou tem uma ideia claro sobre o assunto?
Como já disse atrás, depois de ler aquele dito cujo artigo que me mostraram na arca, fui falar com pessoas da área. Uma delas disse-me que as pessoas não aderem muito à castração de machos cá em Portugal e que ela costuma aconselhar a castração quando os bichos já têm problemas... mas se uma pessoa estiver aberta à castração para prevenção de gravidezes (e fugas; o que cá em Portugal é raro haver malta que queira... é logo ver os donos dos cães a cruzar as pernas em atitude defensiva :P ) que o aconselharia a fazer após a puberdade. :)
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta jun 06, 2012 10:26 am

Eu devo ser muito azarenta, de facto. Todos os cães machos que vi castrar alteraram o comportamento para pior ou mantiveram a agressividade que tinham antes, engordaram desmesuradamente (houve mesmo dois que morreram por causa disso, a gordura "abafou-lhes" o coração) e nenhum viveu tanto quanto era de esperar.

Deve ser mesmo azar meu - e deles, coitados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

quarta jun 06, 2012 10:28 am

Puxa já tou a ficar assustada :o pensei que era um procedimento mais simples. A minha pequena pesava 20Kg e a operação já me ficou em 190€ agora este aos 6 meses já terá á vontade 50Kg.
MiMoo
Membro Veterano

quarta jun 06, 2012 10:37 am

Floripes2 Escreveu:Eu devo ser muito azarenta, de facto. Todos os cães machos que vi castrar alteraram o comportamento para pior ou mantiveram a agressividade que tinham antes, engordaram desmesuradamente (houve mesmo dois que morreram por causa disso, a gordura "abafou-lhes" o coração) e nenhum viveu tanto quanto era de esperar.

Deve ser mesmo azar meu - e deles, coitados.
O meu está castrado e continua com a mesma personalidade (que já era boa... :)), super elegante e activo.
Não sei se foi por ser castrado jovem (6/7 meses, sim eu sei, vai contra o que eu disse há pouco, mas ainda não tinha lido o artigo...) não engordou.. é que não lhe alterei a alimentação nem nada.
Piranita Escreveu:Puxa já tou a ficar assustada Surprised pensei que era um procedimento mais simples. A minha pequena pesava 20Kg e a operação já me ficou em 190€ agora este aos 6 meses já terá á vontade 50Kg.
O procedimento em si é simples... o "problema" do preço deve ter a ver com a quantidade de sedativo, anestésico, antibiótico e tudo o que eles têm que dar antes, durante e após a cirurgia ser maior por o cão ser mais pesado... Ok que o procedimento é um pouco mais complexo que nos gatos machos, mas é mais simples que os das fêmeas ;)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jun 06, 2012 4:41 pm

Floripes quando a castração é feita para suprimir agressão por testosterona e o motivo da agressão não é esse, efectivamente não resulta.

Tenho comigo um cão castrado há anos e não tem uma grama de banhas. É já um sujeito de meia-idade e nada, todo elegante, sem problemas cardíacos (é gigante), sem obsessão pela comida, normalíssimo.

Como ele era antes de ser castrado, não sei. Que é extremamente sossegado, isso é. Mas acho que tem mais a ver com o facto de ser muito bem educado e obediente, porque gosta bem de sair, de correr, de brincar. Note-se que a educação deste tipo não é de minha "autoria". :D
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quarta jun 06, 2012 4:50 pm

WaterMonitor Escreveu:Floripes quando a castração é feita para suprimir agressão por testosterona e o motivo da agressão não é esse, efectivamente não resulta.

Tenho comigo um cão castrado há anos e não tem uma grama de banhas. É já um sujeito de meia-idade e nada, todo elegante, sem problemas cardíacos (é gigante), sem obsessão pela comida, normalíssimo.

Como ele era antes de ser castrado, não sei. Que é extremamente sossegado, isso é. Mas acho que tem mais a ver com o facto de ser muito bem educado e obediente, porque gosta bem de sair, de correr, de brincar. Note-se que a educação deste tipo não é de minha "autoria". :D
Desculpe mas com que idade o castrou?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jun 06, 2012 4:55 pm

Não é meu. Vive de momento comigo.

Foi castrado por volta de um ano de idade e tem hoje 6 anos. Num gigante está na meia-idade.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta jun 06, 2012 5:09 pm

WaterMonitor Escreveu:Floripes quando a castração é feita para suprimir agressão por testosterona e o motivo da agressão não é esse, efectivamente não resulta.

...
Bem, não sei se resulta conforme as hormonas, ou não.

Um dos cães que conheci, por exemplo, era agressivo com os outros cães, machos, porque com as fêmeas era normal. Foi castrado precisamente para eliminar essa agressividade, teria uns dois anos. Ficou rigorosamente na mesma. Era um pastor alemão e ficou enorme, a linha da manta de gordura do lombo dele chegava-me quase à cintura. Foi um dos que morreu sufocado pelas banhas.

Outro: cão sem raça definida, de tamanho um pouco acima do médio. Brincalhão e afável com todos os cães e as pessoas. Quando as cadelas das redondezas entravam em cio, desaparecia durante dias. Viveu durante um ano na rua onde apareceu e se fixou por volta dos quatro, cinco meses, até ser adoptado por uma senhora. Para evitar que ele desaparecesse atrás das cadelas, mandou castrá-lo. O cão tornou-se agressivo com as pessoas e outros cães, ninguém se podia aproximar da dona e da outra cadelita que a senhora já tinha. Engordou, está um pote. Vive hoje em Inglaterra e pelas fotos que de longe em longe recebo, vê-se que continua obeso.

Outro ainda: cão de rua, que nunca se deixou adoptar, ele é que adoptava, escolhia as casas a que ia dormir. Tinha mau feitio, mas não era agressivo. Era um cão alegre e bem disposto, sempre pronto a receber mimos e festas. Toda a gente lhe dava de comer, pelo que já era gordo quando foi mandado castrar. Esta decisão foi tomada depois de ele aparecer literalmente esfarrapado pela matilha que rondava uma cadela abandonada em cio. Morreu menos de um ano depois, completamente sufocado na gordura que veio juntar-se à que já tinha e num estado de extrema agressividade. Tinha seis anos, o que, dado o seu tamanho pequeno, seria metade dos que ainda teria para viver.

E estes são apenas os três casos mais recentes que acompanhei. Outros podia ainda descrever, mas não vale a pena. E estes são bem representativos da castração que referes, Water.

De qualquer das maneiras, também não são estes exemplos que me levam a recusar castrar os meus cães.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Cães”