A questão é que akilo que vulgarmente se chama de criador e que para mim é, antes disso, um comerciante ou industrial de um ramo de actividade... ao dar um animal está a perder um cliente. Não lhes parece óbvio?jcsousa Escreveu:Primeiro, matar os cachorros não é de modo algum a forma de "apurar/melhorar uma raça". Basta afastar os animais portadores do defeito da criação.
Segundo, um cão com algum defeito pode perfeitamente ser oferecido.
Terceiro, há ainda a solução de o criador ficar com ele.
Claro que não estamos a falar de problemas gravíssimos. Nestes casos poderá ser de ponderar o abate, mas não só em cachorros como também em adultos.
Relativamente ao abate de animais é uma prática ancestral e está patente ao longo da história humana. Ker se keira quer não!
Quando era miudo (há mais de 30 anos

Não me lembro bem, mas ela costumava ter 5 ou 6 gatitos. Sabem... a minha mãe mal os bichanitos apareciam... pedia a uma amiga nossa para afogar os filhotes. A regra era... ficavam sempre 2 vivos que facilmente conseguia dar aos vizinhos e amigos.
Agora... a minha mãe fazia isso como modo dos gatitos não andarem "aos caídos" e abandonados.
Os comerciantes e industriais (criadores) fazem para um apuramento "superior" e não pôr no mercado animais que lhe "roubem" a possibilidade de venderem mais um exemplar "melhor". Não condeno. Acho aceitável. O abate é possível sem sofrimento do animal.
Temos de ser objectivos e pragmáticos!