Boa noite, ao acabar de ler os post dos utilizadores neste tópico deparo-me com atitudes engraçadas (no mínimo) de parte a parte. Temos desde o forista que diz que nao poque nao, ao que diz que sim porque sim, ao que faz justiça com as próprias mãos e metiam se podessem os toureiros e todos os aficinados na arena com um touro a marra-los, e criticas construtivas e explicações, que nao maior parte das vezes ninguém sequer lhes liga porque preferem estar a alimentar discussões terciárias sobre quem vernaculiza melhor e quem se articula mais correctamente , pouco se vê. Eu concordo que realmente o touro é um meio para um fim para muitas pessoas, porque num pais ideal realmente ter-se-ia encontrado outras soluções para a manutenção do touro nas coutadas e estas protegidas mesmo sem a utilização do mesmo em touradas pelo menos como elas sao feitas agora. É de referir que eu sou um ribatejano de uma das zonas onde ainda se bastantes ganadarias e touros à solta na planicie do vale do Tejo, e concordo que sem a utilização deste como meio de ganhar dinheiro, tanto os espaços como o animal em sim deixariam de existir, pois deixariam de fazer sentido. O touro e um animal que nao pode ser criado para obter dele carne porque nao e lucrativo, existindo outras raças de bovinos que produzem muito mais carne, mais tenra e em menos tempo, do que o que leva um touro a criar-se, e especialmente em muito menos espaço. Ninguem iria continuar a criar-los a escala que actualmente se verifica, poucos exemplares, pouco variabilidade genética e uma parda irreparavel para todo coutado pelas especies que este alberga sob regime de protecção que o touro lhe confere, e quem sem dúvida nao apresentaria nem de perto nem de longe os números que hoje apresenta. Bastava terem visto o programa da BBC nas coutadas e perceberiam que nao se fala aqui em dois ou três pássaros e um mamífero. A produção de cortiça (como foi proposto por um forista)nunca conseguiria manter niveis de rentabilidade tão elevados como uma ganadaria pondo-se de lado essa possibilidade (todos nos concordamos que no money no fun). Acrescento ainda que em pequeno fui a varias corridas e gostava, actualmente não gosto e acho desnecessário o sofrimento causado aos animais, ainda assim e tendo eu tradições tao enraizadas acredito numa solução temporária de velcro ou na pior das hipótes a matança do touro em arena, liberando-se ele do sofrimento que o espera nas próximas horas no caminho para o matadouro (digam o que disserem creio que poucos de vós tenham estado alguma vez tão próximos de um touro e da cultura que o rodeia como eu). mais uma citação
piccolavolpe Escreveu:Justo justo seria sem a corda, e sem as pontas dos cornos serem serradas ou protegidas.
todos os anos participo num evento em Azambuja que é a centenária feira de Maio em que os touros andam a solta dentro da vila devidamente fechada em chão de areia e com os cornos em pontas e acreditem que as ruas estão cheias de gente, e o touro vence se for rápido, nao sendo este bandarilhado, farpado etc. os unicos a cavalo sao os campinos que os recolhem, e sim gosto! Aproveito e respondo a um forista que disse que nao quer andar por lisboa e levar com uma multidao a fugir de um touro, bom as zonas são vedadas só irá ser apanhado se for lá para dentro (assim como as touradas só as vê quem quer). Respondendo a questão da cultura pelo que me foi explicado desde pequeno pelo meu avô e pessoas mais velhas quando eles eram novos e andavam no campo a trabalhar passavam bastantes campinos por eles a levar touros de uma lado para outro e o forcado vem dai, da necessidade de por vezes ir pegar um touro desgarrado de modo a protegerem as mulheres e crianças que andavam com eles que por vezes nao conseguiam subir as arvores, dai a o forcado fazer parte da nossa cultura é algo digno de manter enquanto tradição, representativo da bravura e espirito de ajuda deste povo. Acredito que se podem salvar as coutadas e o touro não sofrer tanto e tão denecessáriamente mas não do dia para a noite, e é através de propostas e criticas positivas que poderá ser feito e não com atitudes de não porque coitado do bixo. Ah e lembrei-me agora a pergunta de quem nasceu primeiro o touro ou a tourada, foi pela selecção dos individuos que apresentavam caracteristicas mais bravas, de força, etc (como foi feito com os cães e gatos que tanto gostam) que a raça foi apurada e foi dando origem a tourada como a conhecemos hoje (um sem o outro nunca teriam existido). Passando a outra parte que acho que niguem se lembra de discutir... e que tal falarem dos outros animais que sofrem e pelo quais ninguem invade o parlamento com cartazes... que ta uma regularização da criação de animais? como por exemplo a proibição de reprodução de um animal sem aprovação do CPC e outros semelhantes, um combate as puppy mills pela medida de fazer-se um registo de proveniência de ninhadas em lojas de animais, físicas e online, de modo a que estes só possam vender animais destes criadores "certificados" acabando assim com a sobrepopulação de cães e gatos que se assiste neste país e que leva a que tenhamos os canis cheios e abandonos muitos vezes de animais com disturbios comportamentais devido a uma criação irresponsável etc? Proponham alternativas, olhem em redor, vejam o que está mal e arranjem soluções não se mata uma espécie devido ao sofrimento de um individuo.