Cortar os bigodes aos cães?!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda abr 23, 2012 8:21 pm

Nem os cães cegos os usam para "ver". Eu tenho uma cadela quase cega e se de noite tiver um obstáculo no caminho não há bigodes que lhe valham coitada.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda abr 23, 2012 8:37 pm

Os bigodes de um gato são de um animal que é um caçador de pequenas presas, solitário e crepuscular. Precisa dos bigodes, das sobrancelhas e dos pêlos das patas, aqueles tipo bigode.

Não tem nada a ver com os bigodes de um caçador diurno, de presas geralmente de maior dimensão e de matilha.
Se compararem, o aspecto até é diferente.

Não digo que não tem uma função. Claro que tem, mas não se compara com os dos gatos.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda abr 23, 2012 8:55 pm

sasquatch Escreveu:Os bigodes de um gato são de um animal que é um caçador de pequenas presas, solitário e crepuscular. Precisa dos bigodes, das sobrancelhas e dos pêlos das patas, aqueles tipo bigode.

Não tem nada a ver com os bigodes de um caçador diurno, de presas geralmente de maior dimensão e de matilha.
Se compararem, o aspecto até é diferente.

Não digo que não tem uma função. Claro que tem, mas não se compara com os dos gatos.
Pode fundamentar esta resposta? E em que diferem as vibrissas de um cão para um gato?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
sasquatch
Membro Veterano

segunda abr 23, 2012 9:59 pm

Nunca viu? As dos gatos são mais compridas, mais rígidas, mais direitas, espetadas. São completamente diferentes.

O gato é um tipo de carnívoro predador diferente do cão. Caçam de modo diferente, a horas diferentes, presas diferentes.

Estou a referir-me claro ao desempenho que os animais teriam na sua origem. Os gatos caçam de noite, pequenas presas e sózinhos. Precisam de vibrissas muito mais sensíveis que complementam os olhos adaptados à pouca luz.

Muito diferente de um caçador que caça de dia, presas de maior tamanho e que na sua origem prefere estratégias de caçar em grupo.
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

segunda abr 23, 2012 10:31 pm

Experimentem tocar nos bigodes de um gato e depois nos de um cão e vejam as diferentes reacções...
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda abr 23, 2012 10:45 pm

Argay Escreveu:
tiabela Escreveu:s :lol: é a franja. Dizem que em certas raças, é prejudicial cortar a franja muito curta por causa da visão. Alguém sabe se é verdade??
É sim. A franja protege os olhos, não prejudica.
E escovar, será que é inofensivo? Não lhe iremos amputar nenhum pelito?
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça abr 24, 2012 8:14 am

Acena Escreveu:
Argay Escreveu:
tiabela Escreveu:s :lol: é a franja. Dizem que em certas raças, é prejudicial cortar a franja muito curta por causa da visão. Alguém sabe se é verdade??

CREDOOOOOOOOOOOOO :lol: :lol:
Argay
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 8:29 am

TheOnlyOne Escreveu:Experimentem tocar nos bigodes de um gato e depois nos de um cão e vejam as diferentes reacções...
Por muita credibilidade que vos queira dar, o certo é que as vibrissas num gato, servem tal e qual para o mesmo, que as vibrissas noutro animal qualquer, cão, rato, o que queiram. Insisto para disponibilizarem leitura a respeito desta diferença que para vocês parece óbvia. Gostaria de aprender alguma coisa, se possivel.
Não há diferentes reacções quando toca as vibrissas dos dois animais (gato ou cão), aliás, as reacções até são bastante idênticas. Mas se quiser partilhar o que observou em cada espécie, agradeço.
Acena Escreveu:
Argay Escreveu:
Depende da maneira que escova. Já vi utilizarem cardeira num cão de pêlo curto e deixarem-no todo arranhado e com horror à escovagem. Eu sei que está a ironizar, mas o assunto é interessante, pelo que vou fingir que não vi.
<p>&nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça abr 24, 2012 10:06 am

Bem em jeitos de comentário, ela esta manhã tinha um dos bigodes a enfiar-se-lhe num olho. Em vez de acordar com o cabelo todo de espetado, acordou com os bigodes todos tortos eh eh :D
Mas realmente aquele bigode a enfiar-se no olho está grande demais. Ou aponta para a frente ou vai ficar sem a ponta!

Por outro lado, reparei que por cima de um dos olhos tinha vibrissas mto compridas (mais finas que os bigodes) e do outro, não as estava a ver. Lá as achei bem mais pequenas, com cerca de metade do tamanho. Acho que as queimou na lareira já há uns meses largos, quando deu 1 ganidela sem nós percebermos mto bem porquê! :)
Vai na volta, são "consumíveis" de cão! :D :D :D
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça abr 24, 2012 12:10 pm

Argay Escreveu: ...

Depende da maneira que escova. Já vi utilizarem cardeira num cão de pêlo curto e deixarem-no todo arranhado e com horror à escovagem. Eu sei que está a ironizar, mas o assunto é interessante, pelo que vou fingir que não vi.
Só um atrasado mental usa uma cardadeira para escovar um cão de pelo curto.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
sasquatch
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 12:42 pm

Quem sempre lidou com c~ºaes e gatos saber perfeitamente que não só os bigoes de um e outro são diferentes como o modo como os usam são diferentes.

Os do gato são muito mais móveis, são verdadeiras antenas. Os do cão não tem tanta mobilidade, nem comprimento, nem o cão os usa da mesma maneira.

Argay, já observou com atenção, já comparou, já viu gatos a caçar e já viu cães ? Já viu mesmo como é que estes animais usam as respectivas vibrissas? Já viu como os gatos mexem os bigodes e os orientam?

Agora diga-me se viu alguma vez os cães a fazer o mesmo!

Já viu como eles usam os pêlos que tem nas patas? É que eu já vi.

Um caçador crepuscular tem equipamento completamente diferente de um diurno e que caça em grupo.
TheOnlyOne
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 1:12 pm

sasquatch Escreveu:Quem sempre lidou com c~ºaes e gatos saber perfeitamente que não só os bigoes de um e outro são diferentes como o modo como os usam são diferentes.

Os do gato são muito mais móveis, são verdadeiras antenas. Os do cão não tem tanta mobilidade, nem comprimento, nem o cão os usa da mesma maneira.

Argay, já observou com atenção, já comparou, já viu gatos a caçar e já viu cães ? Já viu mesmo como é que estes animais usam as respectivas vibrissas? Já viu como os gatos mexem os bigodes e os orientam?

Um caçador crepuscular tem equipamento completamente diferente de um diurno e que caça em grupo.
Como é óbvio, nem valia a pena explicar tanto, pois se há ainda quem não perceba a diferença entre felinos e caninos e suas ferramentas de caça, então é mesmo tempo perdido...
Argay
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 1:41 pm

TheOnlyOne Escreveu:
sasquatch Escreveu:Quem sempre lidou com c~ºaes e gatos saber perfeitamente que não só os bigoes de um e outro são diferentes como o modo como os usam são diferentes.

Como é óbvio, nem valia a pena explicar tanto, pois se há ainda quem não perceba a diferença entre felinos e caninos e suas ferramentas de caça, então é mesmo tempo perdido...
Aprecio as vossas observações, mas podem documentar as enormes diferenças entre as vibrissas do cão e do gato? É que não respondem à questão.
<p>&nbsp;</p>
TheOnlyOne
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 1:55 pm

Argay Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:

Aprecio as vossas observações, mas podem documentar as enormes diferenças entre as vibrissas do cão e do gato? É que não respondem à questão.
E se depender de mim, irá permanecer na sua infinita ignorância... :roll:
sasquatch
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 1:56 pm

Bolas, já dissemos! :?
O comprimento, a espessura, a mobilidade...a distribuição.
Não sei o que dizer mais...

Até as sobrancelhas são diferentes.
Responder

Voltar para “Cães”