Corte de orelhas
Moderador: mcerqueira
COCKINHAS
Estamos a dar conceitos diferentes aos termos castração e esterilização.
Eu estou a referir-me a castração como sendo a amputação ou inutilização de parte dos órgãos sexuais (neste caso do cão ou cadela) de modo a que o animal em causa seja impedido de se reproduzir, alem desta incapacidade a castração provoca uma alteração hormonal no animal que influencia todo o animal na sua essência físico –psicológica. O animal deixa de ter desejo sexual, perde as características sexuais secundárias, etc, etc …
Na esterilização apenas se produz uma impossibilidade física de haver reprodução, mas o animal (cão ou cadela) continua exactamente na mesma, no que se refere a desejos sexuais e a tudo o resto.
Exemplos de esterilização são a laqueação das trompas na cadela e a vasectomia nos cães.
Francisco Bica
Estamos a dar conceitos diferentes aos termos castração e esterilização.
Eu estou a referir-me a castração como sendo a amputação ou inutilização de parte dos órgãos sexuais (neste caso do cão ou cadela) de modo a que o animal em causa seja impedido de se reproduzir, alem desta incapacidade a castração provoca uma alteração hormonal no animal que influencia todo o animal na sua essência físico –psicológica. O animal deixa de ter desejo sexual, perde as características sexuais secundárias, etc, etc …
Na esterilização apenas se produz uma impossibilidade física de haver reprodução, mas o animal (cão ou cadela) continua exactamente na mesma, no que se refere a desejos sexuais e a tudo o resto.
Exemplos de esterilização são a laqueação das trompas na cadela e a vasectomia nos cães.
Francisco Bica
FBC
AH bem, pensei que fosse "machismo"
Tenho mais umas coisas sobre as quais gostaria de ouvir a sua opinião mas vou abrir depois um tópico para não desvirtuar este. Mesmo assim, e já que aqui se fala de orelhas gostava de lhe perguntar se costuma ver, actualmente, cockers a caçar e, em caso afirmativo, que me dissesse o que se faz às orelhas para as proteger, coloca-se uma espécie de "manga", outra coisa ou não se põe nada?
AH bem, pensei que fosse "machismo"

Tenho mais umas coisas sobre as quais gostaria de ouvir a sua opinião mas vou abrir depois um tópico para não desvirtuar este. Mesmo assim, e já que aqui se fala de orelhas gostava de lhe perguntar se costuma ver, actualmente, cockers a caçar e, em caso afirmativo, que me dissesse o que se faz às orelhas para as proteger, coloca-se uma espécie de "manga", outra coisa ou não se põe nada?
Acho que neste caso especifico o corte de orelhas é para o bem do animal, já que vai caçar javalis é melhor estar protegido, o animal iria sofrer muito mais se as orelhas dele fossem rasgadas no mato e depois ainda podem infectar, mais vale corta-las e acabou o animal pode caçar em paz, e o dono também fica mais descansado!
Cockinhas o cocker não caçava dessa maneira(como o Dogo Argentino) o dono matava e o cocker ia buscar, ou então seguia rastos de animais, quem matava era o homem com a caçadeira!( se escrevi algu que não está totalmente correcto, façam o favor de imendar)!

Teffie,
Eu não estava a comparar o papel dos dogos argentinos ao dos cockers na caça (estes, tradicionalmente, levantam aves e cobram a peça depois do caçador a abater), estava a referir-me ao facto de, andando no meio do mato estarem sujeitos a ferir-se, nomeadamente, nas orelhas. É, aliás, também para evitar esses ferimentos que se lhes corta a cauda
Eu não estava a comparar o papel dos dogos argentinos ao dos cockers na caça (estes, tradicionalmente, levantam aves e cobram a peça depois do caçador a abater), estava a referir-me ao facto de, andando no meio do mato estarem sujeitos a ferir-se, nomeadamente, nas orelhas. É, aliás, também para evitar esses ferimentos que se lhes corta a cauda

cockinhas Escreveu:Teffie,
estava a referir-me ao facto de, andando no meio do mato estarem sujeitos a ferir-se, nomeadamente, nas orelhas. É, aliás, também para evitar esses ferimentos que se lhes corta a cauda

-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm
Cokinhas vais me desculpar mas essa e de quem nunca viu um cocker a caçar,certo?
A questão da Cockinhas não é totalmente descabida. É claro que o problema das orelhas dos Cockers nada tem a ver com o caso dos Dogos. O Cocker não pratica uma “caça de luta”, mas todas as orelhas muito compridas e caídas têm problemas associados pois é um bocado de “carne morta” que anda ali pendurada, a arrastar-se por tudo o que é mato e porcaria. As orelhas deste tipo podem-se ferir e por outro lado não deixam arejar o canal auditivo. No caso dos Cockers, que também têm as orelhas peludas há ainda o grande risco de entrarem praganas para o canal auditivo.
Eu penso que, neste caso, o que há a fazer é examinar bem as orelhas e limpar o canal auditivo frequentemente.
O uso da “manga” não me parece muito prático.
A verdade é que as orelhas caídas são uma selecção contra natura e como tal têm sempre os seus inconvenientes logo, nos cães de caça que devem usar orelhas inteiras e caídas, o dono deve ter cuidados adjacentes.
Infelizmente nunca vi Cockers a caçar e é uma das raças que tem sofrido bastante (principalmente a nível de carácter) por se ter afastado da sua funcionalidade. Mas sei que ainda existem bons criadores de Cockers e que obviamente trabalham com eles (é só pesquisar na net)
Francisco Bica
Eu penso que, neste caso, o que há a fazer é examinar bem as orelhas e limpar o canal auditivo frequentemente.
O uso da “manga” não me parece muito prático.
A verdade é que as orelhas caídas são uma selecção contra natura e como tal têm sempre os seus inconvenientes logo, nos cães de caça que devem usar orelhas inteiras e caídas, o dono deve ter cuidados adjacentes.
Infelizmente nunca vi Cockers a caçar e é uma das raças que tem sofrido bastante (principalmente a nível de carácter) por se ter afastado da sua funcionalidade. Mas sei que ainda existem bons criadores de Cockers e que obviamente trabalham com eles (é só pesquisar na net)
Francisco Bica
Certíssimo! E tenho muita pena. Gostava de ver trabalhar um cão da raça que tenho, podia até ser num exercício simulado.Pointerman Escreveu:Cokinhas vais me desculpar mas essa e de quem nunca viu um cocker a caçar,certo?
O meu, apesar de ser o exemplar acabado de cão de companhia, mal sai à rua pespega o nariz no chão e aí vai ele colado ao solo. Fica de tal modo concentrado que nem me ouve (eu sei, isso é também sinal de falta de treino/educação minha

Bem, vou encher-me de coragem e alargar as pesquisas do google a outras línguas. Não tenho encontrado grande coisa em português.
Obrigada pelas respostas, pessoal!
Por falar em orelhas com caça ou sem ela, se quizerem e tiverem tempo, passem pela NET e procurem (Basset Fauve de Bretagne) em sites quer Franceses ou Ingleses, e vão admirar o que são os amigos do Milord e suas respectivas orelhas.
E não me digam que em Portugal é que é "bom"!
(Não caço, mas respeito quem o faz) Feitios!!!
Miminhos para a bicharada.
E não me digam que em Portugal é que é "bom"!
(Não caço, mas respeito quem o faz) Feitios!!!
Miminhos para a bicharada.

OK! Acho que não tinha percebido bem a pergunta!cockinhas Escreveu:Teffie,

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
- Contacto:
Numa pesquisa rápida encontrei estes websites:cockinhas Escreveu:Como não tira o focinho do chão, as orelhas vão sempre de rojo e, inclusive, tropeça nelas. Claro que imagino que isto cause algumas dificuldades a um cocker que trabalhe.
Bem, vou encher-me de coragem e alargar as pesquisas do google a outras línguas. Não tenho encontrado grande coisa em português.
http://www.englishcockers.net/photo_album.htm
http://www.summervilles-gundogs.co.uk/
http://www.felsteadgundogs.com/
Têm fotos e bonitas de spaniels a trabalhar...
e
Estes não me parecem atrapalhados pelas orelhas , mas não percebo nada de caça!

Nunca tinha pesquisado nada sobre cockers, já deu para ler algumas coisas interessantes... É como digo, estas eternas discussões sobre o corte de orelhas sempre dão para aprender umas coisas

<p> http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring-- <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring-- <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
só nã consigo perceber k mal tem as orelhas do animal???
sinceramente...sabia k o facto das orelhas estarem amputadas consequentementemente estão ao ar e tem mais probabilidade de apanhar ácaros otites etc?...prefere um animal esteticamente bonito...ou definitivamente saudavel???

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm
Epá, pois é, são os ácaros paraquedistas e as otites freestylefuranita Escreveu:só nã consigo perceber k mal tem as orelhas do animal???sinceramente...sabia k o facto das orelhas estarem amputadas consequentementemente estão ao ar e tem mais probabilidade de apanhar ácaros otites etc?...prefere um animal esteticamente bonito...ou definitivamente saudavel???
![]()
![]()

-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm
Cokinhas os que tenho visto sao de um senhor que caça no mesmo sitio que eu(e um gosto ve-los).
Furam tudo e trazem a mao muito bem,quando marcam um rasto sao como dizes muito compenetrados(parece que ficam surdos,mas sabes na caça quando vemos um cao a trabalhar um rasto quere-mos e que ele nao se distraia por isso tambem nao os chama-mos).
Os dele sao dourados e nao teem as orelhas tao compridas que tropessem nelas mas nao deixam de ser um belo par de orelhas.
.
Furam tudo e trazem a mao muito bem,quando marcam um rasto sao como dizes muito compenetrados(parece que ficam surdos,mas sabes na caça quando vemos um cao a trabalhar um rasto quere-mos e que ele nao se distraia por isso tambem nao os chama-mos).
Os dele sao dourados e nao teem as orelhas tao compridas que tropessem nelas mas nao deixam de ser um belo par de orelhas.

boa tarde eu não acho justo o corte das orelhas os bichos tambem sentem e isso é horrivel ja esprementou furar uma orelha se não forou tente e depois veja se lhe magoa e imagina a dor de cortar as orelhas pense mas pense bem antes de fazer isso ele é lindo com as suas orelhonas grandes não acha então não faça isso