Sete raças em extinção...e sigam os SRD!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pitwoman
Membro
Registado: domingo ago 05, 2007 9:58 am

segunda mar 17, 2008 7:04 pm

Por traz de cada cão esta um DONO!

Isso é esquecido... :cry:
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

segunda mar 17, 2008 7:18 pm

pitwoman Escreveu:Por traz de cada cão esta um DONO!

E ?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda mar 17, 2008 7:33 pm

CasadAnaval Escreveu:
pitwoman Escreveu:Por traz de cada cão esta um DONO!

E ?
Era bom que assim fosse...mas infelizmente nem todos têm um dono....mas e??? que tem isto a ver com a discução da lei??
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda mar 17, 2008 8:21 pm

PaulloSantos Escreveu: Repara neste artigo que te vou transcrever e que data de 07 de Agosto de 1999, com dados fornecidos pela então Direcção dos Serviços de Saúde Animal, da Direcção Geral de Veterinária:
No ano ano passo, deram entrada nos serviços 56 processos por ataques a humanos. Das raças conhecidas, Serra da Estrela (4), Pastor Alemão(3) e Perdigueiro (2) foram as mais referenciadas. No entanto, 29 queixas diziam respeito a cães de raça indeterminada. Entretanto, neste ano, até à data, só deram entrada cinco queixas, todas contra cães de raça indeterminada.
Importante também salientar e segundo este mesmo artigo:
Segundo dados divulgados pelo Clube Português de Canicultura (CPC) registaram-se no ano passado 2064 «Boxers», 1900 «Rottweilers» e 1044 «Dobermann»

Bom, a relevância de tudo isto é que, já nesta altura, em 1999, quando já se falava numa legislação mais apertada, os Rottweilers, não eram, de todo (e o numero de registos o comprova) uma novidade em Portugal.

E também, os ataques a pessoas, não eram uma novidade.

A novidade surge, na sequência de uma comunicação social sensacionalista, que enumera somente casos que causam algum impacto na opinião publica.... e o SRD, não causa esse impacto.
...E a realidade é que, os acidentes com cães no nosso País, não são, nem de perto nem de longe, aqueles a que assistimos na TV e protagonizados por Rotts e Pits.
Isto foi o que eu realmente quiz dizer lá mais para o inicio desta discussão!
É evidente!
O rott poderia n ser uma raça desconhecida, mas atenção, n populava como nos dias de hoje em companhia de velhinhas, em T2, e em bairros
mal frequentados. E muito menos os pitts.
Se estes são os cães que as pessoas tem, é evidente que são estes que mordem.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 17, 2008 8:41 pm

Eu não queria dizer mais nada até poder ler o texto do despacho, bem como aguardo o resultado das conversações entre o CPC e o ministro, mas segundo o esboço da lei que li, a única raça aqui que enfrenta perigo de "extinção" será o pitbull, porque não é uma raça reconhecida pela FCI logo não há LOP.
Se dizem que a reprodução de cães registados no LOP será permitida, e que a importação de cães com pedigree de exportação será permitida, os bons criadores poderão continuar a ter rotties, dogos e amstaffs. Se houvesse uma fiscalização decente à criação até me atreveria a dizer que com isto acabariam os criadores de vão de escada e os rotts no ocasião a 50 euros... o que até seria uma medida de jeito!
Preocupa-me muito o futuro dos cães destas raças que estão neste momento nas mãos de pessoas menos escrupulosas ou formadas. Se já havia quem abandonasse o cão ou o entregasse no canil para abate ao saber que tinha de ter chip, licença e seguro...
TitusLivius
Membro Júnior
Registado: segunda mar 17, 2008 10:33 am

segunda mar 17, 2008 9:02 pm

dinodane Escreveu:a importação de cães com pedigree de exportação será permitida.
Era esta a minha dúvida lá atrás. Agora está escarecida.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

segunda mar 17, 2008 9:31 pm

dinodane Escreveu:Eu não queria dizer mais nada até poder ler o texto do despacho, bem como aguardo o resultado das conversações entre o CPC e o ministro, mas segundo o esboço da lei que li, a única raça aqui que enfrenta perigo de "extinção" será o pitbull, porque não é uma raça reconhecida pela FCI logo não há LOP.
Se dizem que a reprodução de cães registados no LOP será permitida, e que a importação de cães com pedigree de exportação será permitida, os bons criadores poderão continuar a ter rotties, dogos e amstaffs. Se houvesse uma fiscalização decente à criação até me atreveria a dizer que com isto acabariam os criadores de vão de escada e os rotts no ocasião a 50 euros... o que até seria uma medida de jeito!
Preocupa-me muito o futuro dos cães destas raças que estão neste momento nas mãos de pessoas menos escrupulosas ou formadas. Se já havia quem abandonasse o cão ou o entregasse no canil para abate ao saber que tinha de ter chip, licença e seguro...

Tudo isto pode ser verdade, mas pouco ou nada me interessa, já que, o que me interesse mesmo, é o precedente que esta situação vem abrir.

OK tudo bem, vamos continuar a ter Rott com LOP....

Então e se a comunicação social continuar a sua "perseguição" a esta e a outras raças ?

Desviando um pouco este assunto, para outro, cujo o precedente é idêntico.

Hoje proíbe-se o piercing na lingua... e amanhã ? Será a vez dos brincos ?

Então de depois dos brincos virá o quê ?

O que me preocupa, são os precedentes abertos por situações como estas, já que, são o caminho que nos pode levar, a uma total ausência de liberdade de escolha.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PaulloSantos
Membro Veterano

segunda mar 17, 2008 9:33 pm

JUMP Escreveu:
PaulloSantos Escreveu: Repara neste artigo que te vou transcrever e que data de 07 de Agosto de 1999, com dados fornecidos pela então Direcção dos Serviços de Saúde Animal, da Direcção Geral de Veterinária:
No ano ano passo, deram entrada nos serviços 56 processos por ataques a humanos. Das raças conhecidas, Serra da Estrela (4), Pastor Alemão(3) e Perdigueiro (2) foram as mais referenciadas. No entanto, 29 queixas diziam respeito a cães de raça indeterminada. Entretanto, neste ano, até à data, só deram entrada cinco queixas, todas contra cães de raça indeterminada.
Importante também salientar e segundo este mesmo artigo:
Segundo dados divulgados pelo Clube Português de Canicultura (CPC) registaram-se no ano passado 2064 «Boxers», 1900 «Rottweilers» e 1044 «Dobermann»

Bom, a relevância de tudo isto é que, já nesta altura, em 1999, quando já se falava numa legislação mais apertada, os Rottweilers, não eram, de todo (e o numero de registos o comprova) uma novidade em Portugal.

E também, os ataques a pessoas, não eram uma novidade.

A novidade surge, na sequência de uma comunicação social sensacionalista, que enumera somente casos que causam algum impacto na opinião publica.... e o SRD, não causa esse impacto.
...E a realidade é que, os acidentes com cães no nosso País, não são, nem de perto nem de longe, aqueles a que assistimos na TV e protagonizados por Rotts e Pits.
Isto foi o que eu realmente quiz dizer lá mais para o inicio desta discussão!
É evidente!
O rott poderia n ser uma raça desconhecida, mas atenção, n populava como nos dias de hoje em companhia de velhinhas, em T2, e em bairros
mal frequentados. E muito menos os pitts.
Se estes são os cães que as pessoas tem, é evidente que são estes que mordem.

Nem mais... daí que, há uns anos atrás, as atenções se centrassem essencialmente nas raças Doberman e Pastor Alemão.
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
Khaloun
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:37 pm

segunda mar 17, 2008 9:38 pm

dinodane Escreveu:segundo o esboço da lei que li
Onde poderei encontrar esse esboço?
É que ficar à espera está a dar-me cabo do juízo...
dinodane
Membro Veterano

segunda mar 17, 2008 9:38 pm

Compreendo Paulo. Temo é que se nada se pôde fazer aquando da primeira lei dos PP, agora então... se é que me entendes, logo tento sacar de todo este absurdo alguma coisa benéfica. Até poderia ser que estas restrições na reprodução afastassem das mãos dos grunhos os animais, mas... quem vai fiscalizar? A ASAE???
PaulloSantos
Membro Veterano

segunda mar 17, 2008 9:46 pm

dinodane Escreveu:Compreendo Paulo. Temo é que se nada se pôde fazer aquando da primeira lei dos PP, agora então... se é que me entendes, logo tento sacar de todo este absurdo alguma coisa benéfica. Até poderia ser que estas restrições na reprodução afastassem das mãos dos grunhos os animais, mas... quem vai fiscalizar? A ASAE???

Pois, a verdade é que, esta proibição, em meu entender, vai trazer é ainda mais grunhos para o meio.

Afinal de contas, a exemplo de tantas outras coisas proibidas, o seu valor vai aumentar, e claro, torna-se bem mais apetecível criar uma raça, cujo o valor, tendo em conta as proibições impostas, é substancialmente mais elevado.

O problema dos "criadeiros" é dificil de contornar, embora, há já muito tempo, se se podiam ter tomado algumas medidas para que alguns fossem erradicados.... mas não estas.
<p> </p>
dinodane
Membro Veterano

segunda mar 17, 2008 9:52 pm

Totalmente de acordo Paulo. Quem devia fiscalizar e regular a canicultura no nosso País é o CPC não o Governo.

Se dificilmente se conseguiu fiscalizar a primeira lei e respectivas adendas (alguém já foi contactado para ser avaliado psicológicamente? Algum criadeiro foi multado por anunciar uma ninhada de pit no jornal ou na net?) não será esta que será, pelo que toda essa mafia vai continuar a existir...
PaulloSantos
Membro Veterano

segunda mar 17, 2008 10:01 pm

dinodane Escreveu:Totalmente de acordo Paulo. Quem devia fiscalizar e regular a canicultura no nosso País é o CPC não o Governo.

Pois....

dinodane Escreveu: (alguém já foi contactado para ser avaliado psicológicamente?

Para quê ?

Isto é outra coisa que me faz imensa confusão.... testes psicológicos.

Partindo do principio que serão efectuados com todo o rigor cientifico, pergunto eu:

Então e no dia, em que um agente de uma qualquer força de segurança chumbar num destes testes, como vai ser ?

Não pode ter cão PP, mas pode continuar a desempenhar funções e a continuar armado ?

Esta questão dos testes psicológicos, há muito tempo que me faz uma confusão imensa e eu gostava de saber, que justificações nos darão, no dia em que um caso idêntico acontecer.
<p> </p>
dinodane
Membro Veterano

segunda mar 17, 2008 10:08 pm

Ahem, os agentes de forças de segurança estão isentos dessas coisas, e também farão parte do "regime de excepção" deste novo despacho.

O que a mim me faz mais confusão é que ESSA lei JÁ saiu, logo é preciso que os proprietários de PP sejam "avaliados psicológicamente" e tal mas não há uma entidade que certifique ou faça essa avaliação... faço-me entender? :roll:
PaulloSantos
Membro Veterano

segunda mar 17, 2008 10:14 pm

dinodane Escreveu:Ahem, os agentes de forças de segurança estão isentos dessas coisas, e também farão parte do "regime de excepção" deste novo despacho.
Estão ?

Bom, não sei porque não li o diploma na sua totalidade, mas segundo o que entendi, o que está fora deste novo diploma, são os cães das forças de segurança.

O agente, enquanto cidadão, obedece às normas impostas pela Lei geral.... digo eu.
<p> </p>
Responder

Voltar para “Cães”