Re-esteriliza¢ao de uma canita

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado out 13, 2012 10:00 am

Animais não esterilizados se tiverem uma vida muito sedentária, engordam.

É preciso ter em conta quando se pensa em não esterilizar, a frequência com que ocorrem tumores malignos em animais não esterilizados, nas mamas e problemas uterinos graves.

Falem com o vet sobre isso.

Os casos que conheço em que as pessoas não esterilizaram cadelas novas e saudáveis tiveram depois de o fazer à pressa, com risco de vida em animais já com 8, 9, 10 anos, que entretanto tinham desenvolvido problemas graves por fazerem muitas falsas gravidezes, por terem piómetras, etc..
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sábado out 13, 2012 10:43 am

sasquatch Escreveu:Animais não esterilizados se tiverem uma vida muito sedentária, engordam.

É preciso ter em conta quando se pensa em não esterilizar, a frequência com que ocorrem tumores malignos em animais não esterilizados, nas mamas e problemas uterinos graves.

Falem com o vet sobre isso.

Os casos que conheço em que as pessoas não esterilizaram cadelas novas e saudáveis tiveram depois de o fazer à pressa, com risco de vida em animais já com 8, 9, 10 anos, que entretanto tinham desenvolvido problemas graves por fazerem muitas falsas gravidezes, por terem piómetras, etc..
Queria dizer esterilizados é que engordam?

A minha cadela foi esterilizada e não engordou. Tenho cuidado, não cedo a pedinchices e ela passeia muito.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado out 13, 2012 11:53 am

Acho que a sasquatch quis dizer que qualquer cao pode engordar se fizer uma vida sedentaria, independente de estar ou nao esterilizado
sasquatch
Membro Veterano

sábado out 13, 2012 11:55 am

Não, quero dizer que o que faz engordar ou não, é a falta de exercício e a alimentação em excesso ou errada.

Os animais esterilizados por vezes engordam mas porque ficam mais calmos e os donos não os exercitam .
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado out 13, 2012 12:21 pm

Eu nunca vi tanto gato gordo como agora, geralmente são castrados e as fêmeas também. Será que só eu vejo...? É cada barriga...parecem prenhas; parecem todos "gatas prenhas", mesmo os machos.

Os cães e as cadelas também as vejo engordarem imenso. E é verdade que têm de seguir um regime mais rigoroso que se estivessem com as "hormonas a funcionar".

Não digo que a cadela vá engordar...se a dona controla muito bem a dieta e o exercício.

Em relação a problemas futuros, acho que o factor determinante é mesmo o facto de ser mais confortável, para os donos.

Não precisamos de ir à china para saber que se tirar a mama, não vai ter cancro da mama, se tirar o útero não vai ter lá o cancro, tira o ovário não vai ter aí um cancro, tira o baço( :lol: ) não tem aí o cancro... Isto servir de argumento, é daquelas coisas; são verdades fáceis demais.

Eu gosto de cães com todos os seus comportamentos naturais; quando lhes mexem nas hormonas, tudo muda eu não gosto.

Eu já tive mais de uma cadela e nunca tive problemas com cancros e também nunca ficaram prenhas.

No caso de não conseguirem evitar gravidez de outras forma, então que façam isso. Nesse caso é realmente eficaz e seguro.
sasquatch
Membro Veterano

sábado out 13, 2012 1:26 pm

Peça ao veterinário que lhe explique a incidência de cancros mamários e complicações uterinas em fêmeas não esterilizadas e que não criam e que explique o porquê.

Não é um cancro no baço ou no fígado ou nos intestinos. É a incidência de cancros relacionados especificamente com a reprodução.

Eu não arrisco. Já vi morrer demasiados animais não esterilizados que podiam ter vivido muito mais. O ano passado foi a shitzu de uma tia minha. Vive no estrangeiro e o vet nunca percebeu o porquê de tanta resistência a uma medida que traria tanta vantagem ao animal....

Vê animais obesos porque agora há uma imensa diversidade de rações fáceis de adquirir e de dar e é fácil encher um animal com comida.

Nem que seja para compensar o pouco tempo com o dono e o pouco espaço de que se dispõe.

Ainda por cima, num país com os índices escandalosos de abandono e de animais errantes, não incentivar a esterilização é absurdo.

Se me perguntar se animais inteiros a criar também tem estes problemas só lhe posso dizer o que testemunhei toda a vida: cadelas que pariam 2 X por ano e morreram velhas (os filhos esses, coitados
:cry: )

Mas animais que não se destinam a reproduzir, não faz qualquer sentido.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado out 13, 2012 1:34 pm

O meu caozinho é castrado e nunca engordou. Come igual ou mais, mas é tao activo que nao engorda.
Como tenho um casal optei por castrar o cao. Mas se for o melhor para a cadela.. Para o mes que vem converso com o vet.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado out 13, 2012 4:02 pm

Sirikit Escreveu:
BrownEye Escreveu:Boas!

... por vezes fica «alguma parte »do parelho reprodutor, mas o utero tinha sido removido decerteza, ou seja, engravidar ela n engravida!

Mudei de vet, entretanto :)
...
Obrigada
Fez bem em mudar de vet. Sorte da cadela, que não vai engravidar :idea: .

Mas aqueles machos todos (são 6?) com certeza vão disputar e se "matar "pela cadela. E a cadela vai ser incomodada pela matilha toda.

Não creio que o problema hormonal seria um problema maior do que comparado com uma cadela não castrada. O problema maior é a moléstia que irá sofrer por parte dos machos cada vez que ficar com um cio "falso".

Eu conheci uma cadela assim. Ela sofria com os machos da casa, e geralmente a dona acabava por prender a cadela por uns dias (neste caso sofria também por estar presa :evil: ).
Foi para resolver esse problema que resolvi esteriliza-la ainda antes de ter o primeiro cio, o vet sabia perfeitamente disso, nunca consegui entender muito bem porque ele nao fez a limpeza completa,mas tenho ca para mim que foi por incompetencia.

ela agora tem 3 anos, ja fez 4 cios e e sempre uma confusao, ate consigo mante-la separada dos canitos sem a isolar, ou seja fica sempre dentro de casa e os caes no quintal.

Mas as brigas entre eles, o nervosismo dos desgracados, alguns deixam de comer e tudo, e terrivel!
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado out 13, 2012 10:21 pm

Posso estar errada no que vou dizer, mas assim como vejo cada vez mais animais obesos, vejo também pessoas obesas... tem a ver com estilo de vida sedentário e não apenas com o ser esterilizado/castrado ou não. O meu cão é castrado e é super elegante... andamos com ele de bicicleta quase todos os dias (ele precisa mesmo de exercício, faz parte da personalidade dele) porque ele adora correr... ele vê-nos a pegar na bicicleta e fica todo contente! Agora se o cão estivesse parado o dia todo, saísse só à rua uns 5 ou 10 minutos para fazer as necessidades duas vezes ao dia... mesmo não castrado, se não tivesse cuidado com a alimentação (admito que não tenho cuidado especial na alimentação dele... ele consegue regular muito bem a dose que necessita de comer) claro que ele engordaria...
A verdade é que além de nós, humanos, termos passado a viver uma vida mais sedentária que antigamente, arrastámos também os nossos patudos para essa vida... os cães não estão no campo com a liberdade que tinham... estão (muitos deles) encerrados dentro de quatro paredes num cubículo durante quase todo o dia sem fazer nada.
Óbvio que não estou a dizer que todos os cães necessitem ou gostem do nível de exercício que o meu tem... mas um passeio a passo 45 minutos por dia (além das duas saídas para aliviar) seria muito benéfico não só para o cão mas também para o dono...
Última edição por MiMoo em domingo out 14, 2012 8:50 am, editado 1 vez no total.
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

domingo out 14, 2012 12:08 am

sasquatch Escreveu:Animais não esterilizados se tiverem uma vida muito sedentária, engordam.
..
Queria dizer exatamente o contrário, certamente.
sasquatch
Membro Veterano

domingo out 14, 2012 10:35 am

bom, vou repetir: o que eu quero dizer é que, mais determinante que a castração ou não, se mantivermos um animal muito sedentário, com pouco exercício e excesso de alimentação, ele fica obeso.

Já me fartei de ver cães e cadelas inteiros que mesmo assim estão com excesso de peso!

Assim como um animal esterilizado se for correctamente alimentado e lhe derem bastante exercício, chega a velho em forma!
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

domingo out 14, 2012 11:25 am

... pois mas nem sempre podemos exercitar convenientemente, os nossos cães (se tiverem displasias ou artroses,por exemplo). Podemos tentar alimentá-los correctamente mas, nem sempre é o suficiente para não ganharem peso, sobretudo os castrados. Falo por experiência.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo out 14, 2012 11:55 am

Cada vez mais frequentemente, fico atónita com os casos que aparecem na Arca. Ou tenho tido muita sorte com as equipas veterinárias que tenho consultado (Caldas, Lisboa e Porto) ou então algo de errado se passa com vários donos. Não percebo como o dono decide submeter o seu animal a processos invasivos sem saber exatamente do que se trata, quais as vantagens e desvantagens e quais as alternativas. Neste exemplo específico fala-se de uma esterilização. Seja qual for o método escolhido, em Portugal, é necessário assinar um termo de responsabilidade, ficando uma cópia para o detentor do animal, em que além de se identificar o animal e respetivo detentor, também (como é óbvio) é declarado a cirurgia que o animal irá fazer. Como é que um dono afirma então não saber qual o processo cirúrgico a que o seu animal foi submetido?
Uma crítica que espero, seja aceite como construtiva.

Agora a castração/esterilização. Quando é um procedimento cirúrgico efetuado num animal saudável para mim, não deixa de ser uma mutilação. Contudo, concordo com o método se constituir o recurso para evitar ninhadas indesejáveis ou para garantir a harmonia entre o dono e o animal. Mas pessoalmente, tomo essa decisão somente se não encontrar alternativa.

Quanto ao facto de todo o animal esterilizado ter tendência para engordar, não sou nada dessa opinião. Como sempre, para que o pet esteja em boa forma, é necessário existir equilíbrio entre a quantidade de alimento que ingere e a energia que gasta.
Maria Jo&atilde;o
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo out 14, 2012 12:03 pm

Joie2 Escreveu:... pois mas nem sempre podemos exercitar convenientemente, os nossos cães (se tiverem displasias ou artroses,por exemplo). Podemos tentar alimentá-los correctamente mas, nem sempre é o suficiente para não ganharem peso, sobretudo os castrados. Falo por experiência.
Mas animais com doenças ósseas ou articulares obesos só contribui para o agravamento da doença ou dos sinais clínicos apresentados pelo animal...
Entendo que seja complicado exercitar um animal com artroses (eu já passei por isso...) ou com displasia da anca... nesses tem mesmo que passar pelo controle da alimentação e passeios mais curtos... no verão (caso o animal goste) pode passar por se fazer exercício dentro de água.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo out 14, 2012 12:16 pm

BrownEye, acompanhei o caso de uma cadela, há anos, que foi castrada mas continuou a ter cios. A cadela era uma rafeira de porte muito grande que já tinha tido várias ninhadas e fazia guarda a um estaleiro. As ninhadas eram um problema para as condições em que ela vivia, e o dono daquilo acabou por pedir ajuda a uma voluntária de uma associação que o ajudava.

Na altura em que fez o primeiro cio depois da cirurgia, o veterinário que a fez foi contactado e justificou-se com a possível remanescência de algum resto de tecido ovárico, mas também indicou que com o tempo esse tecido secaria e acabaria por ser absorvido, deixando a cadela de ter cios. Portanto, não via razão para se voltar a abrir o animal e procurar esses restos, o que realmente não se fez.

De facto, com o tempo os cios foram-se tornando mais raros e mais curtos, acabando por desaparecer por completo. Não sei se isto ocorrerá com todas, mas com esta foi assim. No entanto, soube de mais uma ou duas que tiveram de ser intervencionadas outra vez. Por isso, nada melhor do que falar com o seu novo vet e avaliarem o que fazer no caso da sua.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”