ReginaVieira Escreveu:UPA!
Maraya, surgiu-me uma dúvida...
Por exemplo... Varias rações contêm este ingrediente: " Proteínas de ave desidratadas", que é isto? Que contem isto ao certo? Não acaba por ser +/- o mesmo que "subprodutos de carne(frango 20% ou aves 20%)".... ?
passo a citar:
''Os alimentos desidratados são resultado de uma técnica milenar utilizada para conservação.
Funciona assim: tanto a desidratação quanto a secagem é realizada, primeiro, com o aumento da temperatura do produto, o que força a evaporação da água contida em sua composição.
Quando isso ocorre, a umidade evaporada é removida graças à circulação do ar.
Entre as principais vantagens de frutas, verduras e legumes desidratados estão a grande redução de peso e volume dos mesmos, a facilidade de transporte e armazenamento - pois não necessitam de refrigeração - e a compatibilidade com outros ingredientes.'' .. ou seja isto vai permitir: ''o consumo de quantidades razoáveis de vitaminas, proteínas e carboidratos, sem ter de devorar uma salada de ''super potente''.''
Por acaso conheço este processo e nem sabia.. é semelhante à produção de leite em pó em que se pega no leite e retira a humidade toda através de uma cÂmara e um Atomizador, transformando o leite liquido em pó (sem nenhuns aditivos).
Ou seja, esse ingrediente na minha opinião é uma maneira mais chique de dizer que leva farinha carne de aves..
Analisando a coisa: ''Em geral, as carnes são constituídas de 60 a 80% de égua, 15 a 25% de proteína. O restante é composto principalmente por gorduras, sais minerais, pigmentos e vitaminas (Bragagnolo, 2009). Os teores de humidade em carne de peito de frango variam de 74,9 a 76,3% enquanto os teores de proteína encontram-se entre 20,1 a 22,8% (Alvarado, 2004).'' ou seja é uma forma de retirar a àgua e concentrar a proteína e vitaminas da carne, sendo que numa primeira faze pode perder, suponhamos (no frango) 50% de água e depois na transformação para ração outros 20%.
O processo em si não é mau,
na minha opinião o problema é mesmo o que está escrito: 'aves' e não 'frango';'pato';'peru', etc