Rações - uma ajuda na "análise dos rótulos"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

domingo dez 16, 2012 11:30 pm

rudi12 Escreveu:
Flashorde Escreveu:Eu sei.

Mas vivo na Alemanha e o sol quase não se vê aqui o que é bastante mau para os ossos. E sendo eles cães de grande porte, decidi dar uma ração com altos valores de cálcio para "fortificar" os ossos.

Depois, até posso estar errado.
A ração parece-me ser Acana ou Orijen. Não teem milho nem trigo nem beterraba. Os ingredientes parecem-me excelentes. Dou Acana e Naturea ao meu cão. Quanto ao facto de haver pouco sol e por isso dar mais calcium aos caes ,o veterinario é o que melhor pode opinaar.
Não não.

A ração é Wolfsblut. É uma marca alemã :)
rudi12
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 7:38 pm

domingo dez 16, 2012 11:48 pm

Flashorde Escreveu:
rudi12 Escreveu:
Flashorde Escreveu:Eu sei.

Mas vivo na Alemanha e o sol quase não se vê aqui o que é bastante mau para os ossos. E sendo eles cães de grande porte, decidi dar uma ração com altos valores de cálcio para "fortificar" os ossos.

Depois, até posso estar errado.
A ração parece-me ser Acana ou Orijen. Não teem milho nem trigo nem beterraba. Os ingredientes parecem-me excelentes. Dou Acana e Naturea ao meu cão. Quanto ao facto de haver pouco sol e por isso dar mais calcium aos caes ,o veterinario é o que melhor pode opinaar.
Não não.

A ração é Wolfsblut. É uma marca alemã :)
Sim. Conheço essa ração e está na mesma linha da Acana e Naturea. É ligeiramente mais cara e vende-se em sites espanhois na internet. Em Portugal desconheço quem a venda. Na minha modesta opinião é uma excelente ração, apesar de os + - 84.00€ /15 kg não ser para todas as bolsas
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda dez 17, 2012 10:56 am

Pois, eu aqui pago a 62 euros.
Mas quando compro 2, ja fica a menos de 60 euros cada.
E quando tiver os Bull terriers adultos, já me fica a 50 euros o saco, se comprar 10 sacos de 15kgs.

Por isso nao acho muito exagerado, para mim.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

segunda dez 17, 2012 11:39 am

Eu uso a Reico, e acho que me fica a preços melhores em sacos de criador (20kg).
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda dez 17, 2012 11:52 am

Acabei de adicionar o ponto "Cálcio e Fósforo" :wink:

Correcções, sugestões, críticas etc não há?! :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda dez 17, 2012 1:27 pm

maraya Escreveu:Acabei de adicionar o ponto "Cálcio e Fósforo" :wink:

Muito sinceramente, não posso falar porque não percebo aquilo do rácio. Já li, mas nunca percebi. Se me puder esclarecer melhor eu agradecia, e assim já lhe podia dar a minha opinião sobre o que escreveu.
maraya
Membro Veterano

segunda dez 17, 2012 1:33 pm

ReginaVieira Escreveu:
maraya Escreveu:Acabei de adicionar o ponto "Cálcio e Fósforo" :wink:

Muito sinceramente, não posso falar porque não percebo aquilo do rácio. Já li, mas nunca percebi. Se me puder esclarecer melhor eu agradecia, e assim já lhe podia dar a minha opinião sobre o que escreveu.
(E sugestões para completar um pouco mais no geral? :) )
Vamos lá ver se consigo explicar...
O rácio é como a proporção, ou seja ao dizer que entre o cálcio e o fósforo existe uma relação, e que a proporção Calcio:Fósforo deve ser de 1,5:1 (imaginando) significa que para cada 1,5% de cálcio deve haver 1% de fósforo.
Ou seja se existir 1,5% de cálcio devem existir 1% de fósforo;
Ou se existir 3% de cálcio devem existir 1,5% de fósforo;
Ou se existir 4,5% de cálcio devem existir 3% de fósforo

Não sei se me fiz entender... se não tento explicar de outra forma

(valores inventados e por isso demasiado elevados)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
maraya
Membro Veterano

terça jan 15, 2013 2:34 pm

Tenho lido (num tópico mais antigo enoutro mais recente) users que afirmam que "farinha de frango" inclui patas, penas e cabeças.

Agora pergunto: Teoricamente a "farinha de frango" não é a carcaça desidratada excepto patas, cabeça e penas?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 15, 2013 3:00 pm

Não, é tudo isso.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

maraya
Membro Veterano

terça jan 15, 2013 3:15 pm

dinodane Escreveu:Não, é tudo isso.
Pois, é que não encontro informação que diga tal.

Segundo li:
Chicken meal, according to the Association of American Feed Control Officials (AAFCO), is the dry rendered product from a combination of clean chicken flesh and skin with or without accompanying bone, derived from whole carcasses of chicken, exclusive of feathers, heads, feet and entrails.[1] A meal in general is "an ingredient which has been ground or otherwise reduced in particle size.
Ou aqui, também diz mais ou menos o mesmo: http://www.askavetquestion.com/nutritio ... yproducts/

As patas, penas e cabeça não se incluem.

Pensava que esse tipo de partes poderiam estar incluidos nos "sub produtos"

Gostava mesmo de esclarecer isto para, se necessário, corrigir o post inicial.
maraya
Membro Veterano

terça jan 15, 2013 3:40 pm

Já agora:
Ponto dos sub produtos animais alterado
Peço a vossa colaboração para desenvolver este ponto.

Os sub produtos podem ser patas como podem ser órgãos certo?
Terão mesmo de ser evitados como tanto vamos lendo?

Opiniões? :)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta mai 01, 2013 1:17 pm

UPA!

Maraya, surgiu-me uma dúvida...

Por exemplo... Varias rações contêm este ingrediente: " Proteínas de ave desidratadas", que é isto? Que contem isto ao certo? Não acaba por ser +/- o mesmo que "subprodutos de carne(frango 20% ou aves 20%)".... ?
maraya
Membro Veterano

quarta mai 01, 2013 1:47 pm

ReginaVieira Escreveu:UPA!

Por exemplo... Varias rações contêm este ingrediente: " Proteínas de ave desidratadas", que é isto? Que contem isto ao certo? Não acaba por ser +/- o mesmo que "subprodutos de carne(frango 20% ou aves 20%)".... ?
Tambem é uma coisa que tenho andado para ver...
Vamos lá ver se hoje consigo tirar um tempo para começar a "estudar" :)
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta mai 01, 2013 1:48 pm

ReginaVieira Escreveu:UPA!

passo a citar:
''Os alimentos desidratados são resultado de uma técnica milenar utilizada para conservação.
Funciona assim: tanto a desidratação quanto a secagem é realizada, primeiro, com o aumento da temperatura do produto, o que força a evaporação da água contida em sua composição.
Quando isso ocorre, a umidade evaporada é removida graças à circulação do ar.
Entre as principais vantagens de frutas, verduras e legumes desidratados estão a grande redução de peso e volume dos mesmos, a facilidade de transporte e armazenamento - pois não necessitam de refrigeração - e a compatibilidade com outros ingredientes.'' .. ou seja isto vai permitir: ''o consumo de quantidades razoáveis de vitaminas, proteínas e carboidratos, sem ter de devorar uma salada de ''super potente''.''
Por acaso conheço este processo e nem sabia.. é semelhante à produção de leite em pó em que se pega no leite e retira a humidade toda através de uma cÂmara e um Atomizador, transformando o leite liquido em pó (sem nenhuns aditivos).
Ou seja, esse ingrediente na minha opinião é uma maneira mais chique de dizer que leva farinha carne de aves..
Analisando a coisa: ''Em geral, as carnes são constituídas de 60 a 80% de égua, 15 a 25% de proteína. O restante é composto principalmente por gorduras, sais minerais, pigmentos e vitaminas (Bragagnolo, 2009). Os teores de humidade em carne de peito de frango variam de 74,9 a 76,3% enquanto os teores de proteína encontram-se entre 20,1 a 22,8% (Alvarado, 2004).'' ou seja é uma forma de retirar a àgua e concentrar a proteína e vitaminas da carne, sendo que numa primeira faze pode perder, suponhamos (no frango) 50% de água e depois na transformação para ração outros 20%.
O processo em si não é mau, na minha opinião o problema é mesmo o que está escrito: 'aves' e não 'frango';'pato';'peru', etc
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta mai 01, 2013 4:58 pm

vou só acrescentar mais uma coisinha :lol:
Deve-se evitar todos os termos genéricos (sub-produtos; óleos de ...., carnes e sub-produtos de ...).Devemos evitar porque todos os termos genéricos abarcam uma gama muito grande de produtos, onde se incluem muitos de qualidade duvidosa. Se os produtos usados forem de qualidade, o fabricante não terá necessidade de descrevê-los genéricamente.
Responder

Voltar para “Cães”