Ola Bom Dia.
Sim o cão já é meu à 6 anos, mas têm estado livre e à vontade dele no jardim, passeava pouco e quando o fazia era para me levar a mim "pendurado" na trela ( está agora com 35 Kg ) , tinha o terrível habito de fugir sempre que podia até que teve um acidente com outro cão ... e tive de mudar algumas coisas ...
Uma dela é essa , estou a tentar trazê-lo para dentro de casa e a tentar ensina-lo quem manda lá dentro ... ( e já agora lá fora também ... não quero que ele fuga mais ... e ainda não tenho "confiança" para o deixar sozinho em casa ... )
sobre as mordicadelas , apenas começaram agora ... ( também só agora é que começou a ser "contrariado" ) , mas está a aprender bem ... já não puxa (tanto) a trela quando vai passear ( actualmente vai 3x por dia ) e já obedece a algumas regras ... ( ex: actualmente estou a tentar ensina-lo a não sair de casa ou do portão sem mim ... e eu saio sempre primeiro ... bom ... algumas coisa que se aprende com o "encantador de cães"

)
já tentei dar-lhe um "afasta moscas" no focinho quando ele começa a mordiscar ... mas ele leva para a brincadeira ... começa logo a abanar a cauda e salta para cima de mim ...
Quando saímos de casa , está sempre a empurrar-me com o focinho ... mas não se mete á minha frente e já para no portão quando lhe digo para parar ... ( durante 3 segundos ... o que para mim é óptimo ! porque inicialmente ignorava-me completamente ! )
Mas sei que ainda tenho muito trabalho pela frente ...
Relativamente ao treinador ... pois é ... grande surpresa ... foi lá a casa uma vez , impecável, fez lá um discurso motivador fantástico e ... a partir daí, nunca mais .... ( é pá ... se o cão é "intreinável" que me diga ... agora não aparecer mais e não atender o telefone ... acho que não é muito profissional ) .... contratar pessoal com anúncios no OLX ... nunca mais ...
( desculpem pelo Post tão longo ! )
Ob.
Josué Rodrigues