vou contar uma história e talvez ajude, eu ainda era pequena na altura mas ainda cheguei a conhecer os xispas e a couco.
foi-lhe dado a minha mãe um rott(na altura a casa da minha mãe era o abrigo para cães indesejados pelos donos)
o cão foi lá para casa adulto(com provavelmente 3/4 anos) o dono deu a causa que o cão era super agressivo bla boa e perigoso e ia abate-lo a minha mãe pos-se a frente e ficou com ele isto porque o cão mostrava um olhar de meiguise autentica, ora a minha mãe deu a chamada educação 'rígida' ao cachorro, e era o cachorro que tomava conta de mim enquanto a minha mãe andava na horta, punha-me a chucha cada vez que chorava e embalava-me com as patas o berço, depois a mesma pessoa foi-lhe entregar uma femea rott com o mesmo preteixto e lá ficou, enquanto um me embalava(o xispas) a couco ia chamar a minha mãe, se havia alguém desconhecido que se chegasse a berço? não mas eles nunca morderam sempre foram 2 cães bastante meigos e sociaveis, isto porque a minha mãe assim fez deles, na mesma altura uma cachorra de tamanho pequeno que a minha mãe teve tinha de estar sempre presa pois era dominante e tanto atacava os rott's pessoas como o resto da bicharada da quinta..e teve a mesma educação. agora tire as suas conclusões.
um cão só é perigoso se assim o dono permitir, tenho contacto com dois dobermans e toda a gente diz que eles são maus e é um casal de dobers mais fofos que vi até hoje são autenticas maquinas de lambidelas e bábá mas por causa de serem PP e terem aquela aparencia 'agressiva' quando vão na rua toda a gente se desvia e já vi acanichados serem piores que cães de porte grande(e a minha perna que o diga até hoje ainda guardo a cicatriz de um ataque de um caniche).
lembre-se que um cão é como uma criança, se lhe der má educação o cão será aquilo que pretender

<strong>os cães são o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos cães é o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos não são traiçoeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, são humanos como nos que são traiçoeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma criança de 6 anos</strong>