Mas a dedicação aos animais e a dedicação aos seres humanos são mutuamente exclusivas?
Palavra de honra que nunca percebi a lógica do "que vergonha, dedicarem-se a ajudar animais quando há tantos seres humanos a sofrer". Está tudo parvo?! Então o Estado não é responsável pelo bem-estar dos humanos? Então não há inúmeras instituições do Estado para acudir aos casos de necessidade? Então os nossos impostos não ajudam a sustentar essas instituições? É verdade que nem tudo funciona bem, mas isso é outra história...
No caso dos animais, não há nada disso! É tudo privado! Os animais vêm no último lugar da lista de prioridades do Estado. Aliás, não vêm sequer na lista, não é?
Não vejo que uma pessoa que seja voluntária em instituições para humanos tenha mais valor, como pessoa, do que um voluntário numa instituição de ajuda a animais. Acho que o que é importante é que ambos ajudam quem mais precisa, ambos gastam parte do tempo livre de que dispõem em prol de uma causa. Por que raio hão-de ser criticados por a causa abraçada envolver animais em vez de seres humanos?
Em vez de apontarem o dedo e criticarem quem resolveu investir o seu tempo (e até o seu dinheiro) para ajudar animais, em vez de humanos, devia apontar o dedo a quem não ajuda nem uns nem outros, que são a esmagadora maioria das pessoas.
Isso de dar apoio a "n" instituições de caridade é muito bonito, mas é para quem não tem mais nada para fazer. Pessoalmente, preciso de trabalhar (e não é pouco!) para me sustentar, a mais os meus 20 gatos (sim, leram bem: 20! Alguém tem algum problema com isso?!). Se um dia me sair o totoloto, logo pensarei em dedicar-me às causas de caridade. Pode ser que, nessa altura, mereça o respeito dos demais cidadãos e, quem sabe, um lugar no Céu... já que, por agora, não passo de uma louca que tem 20 gatos num apartamento...