olhos Vermelhos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
jorgiti
Membro
Registado: domingo fev 01, 2004 8:19 pm

sábado mar 06, 2004 4:05 pm

mais uma coisa, tb acredito na privacidade de cada ser deste mundo (câmeras de raio-x e acredito que todos os animais sentem amor e nos não deviamos acasalá-los com aves que estes não gostem à partida acho que nóa humanos, substimamos muito os animais
Anaisma
Membro
Registado: terça mar 04, 2003 12:29 am

domingo mar 07, 2004 12:45 am

Atenção jorgiti...

Não é por se tentar fazer criação com intenção de obter uma determinada cor q se deixa de criar com ou por amor...

As crias q nascerem serão tão amadas como todas as outras, quer pelos pais quer pelos donos...

Não vejo mal nenhum em ter a ambição de obter uma determinada cor... Se gostam dos animais com essa cor e têm possibilidade de fazer criação, torna-se mt mais interessante do q simplesmente ir a uma loja e comprar o animal...

Bem mas esta é apenas uma opinião...

Agora por favor não faça um cavalo de batalha por isto...

Já chega de confusão nos foruns...

Vamos abrandar com isso...

Este é um local de convívio, partilha e esclarecimento de dúvidas... Não um tribunal onde se acusa e julga tudo e todos...

A liberdade de expressão (o q inclui os gostos de cada um) ainda é um direito de todos nós...

Cumprimentos a todos!

:lol: ;)
AnaM.
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

domingo mar 07, 2004 12:57 am

jorgiti Escreveu: mais uma coisa, tb acredito na privacidade de cada ser deste mundo (câmeras de raio-x e acredito que todos os animais sentem amor e nos não deviamos acasalá-los com aves que estes não gostem à partida acho que nóa humanos, substimamos muito os animais
Como é que se sabe que uma ave gosta ou não de outra, para que se possa ou não acasala-las?
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

domingo mar 07, 2004 1:29 am

O criador que me vendeu o meu casal de cinzas , soltou inúmeros casais de cinzas num espaço e viu , quem escolheu quem, por isso o meu casal são mesmo namorados ;) ;) ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo mar 07, 2004 3:57 pm

Está bem jorgiti, em relação à gramática você está dono da verdade. no entanto, quero esclarecer um assunto:
jorgiti Escreveu:mais uma coisa, tb acredito na privacidade de cada ser deste mundo (câmeras de raio-x e acredito que todos os animais sentem amor e nos não deviamos acasalá-los com aves que estes não gostem à partida acho que nóa humanos, substimamos muito os animais
Por mais que queiramos, o amor humano é algo que pertence aos humanos. Entre os animais não há amor apaixonado. Há companheirismo e "amizade". Há "amor de amigo". Os animais não se apaixonam, como nos filmes da disney. é uma pena, mas é assim. Fomos nós, os humanos, que inventaámos algumas sensações.
Quanto à privacidade, os animais não se ralam nada se estão a ser filmados. Visto que não sabem o que é uma máquina de filmar.
Sei que tocamos num ponto controverso, mas esta é a minha opinião.

lobosentado: se quiser saber a cor dos futuros filhotes desse casal, dê-me as suas cores e as cores da primeira geração (os passarinmhos que resultare da cruza) que eu terei todo o gosto em descobrir as cores das gerações vindouras. Isto até me ajuda a treinar e obriga-me a estudar um pouco mais!
va5zcu
Membro
Registado: terça dez 23, 2003 3:47 pm

domingo mar 07, 2004 9:09 pm

ola desculpem a minha ignorrancia mas uma vez acasalados 2 periquitos ino os filhus seram senpre como eles (inos)

ex:
albino x albino 100% albino
albino cock x normal hen normal/albino cocks
albino hens
normal/albino cock x albino hen albino cocks
normal/albino cocks
albino hens
normal hens
normal cock x albino hen normal/albino cocks
normal hens
normal/albino cock x normal hen normal cocks
normal/albino cocks
albino hens
normal hens

ou seja nao existe nenhuma gerecao em k o fenotipu seja ino i o
genotipu seja 1 outro....partindo deste grafico

komo vi ai escrito disseram k o factor ino n era dominante...nem e recesivo...o factor ino tem a ver com a ligaçao sexual....

agora ladyxzeus... uma femea E SEMPRE homozigua pois o k define o sexu sao os genes XY no casu da femea i XX no caso do machu.... e istu k diz se sao homoziguos ou heteroziguos.... uma femea e sempre homozigua pois apenas transporta informacao no cromossoma X sendo o Y de menor inportancia....
ele n precisa de fazer nenhum cruzamentu teste para saber o alelo dominante pois um machu ino e sempre "dominante" ( excuso de falar kuantu a femea pois esta e-o sempre)
(desculpa la se te tou a ofender duissendo baboaeiras mas e istu k akontece i k vi escritu em tantos outros sitius)....

ja agora gostaria de saber onde aprendes t tantu sobre genetica perikital...lol

bjs
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

domingo mar 07, 2004 11:15 pm

Oi. Tudo bem. Nós já tinhamos estado a discutir isto:
eu Escreveu: Estive a investigar:

(acerca dos albinos): "Esta mutação é, tal como o opalino, o canela, o asas de renda (ou lace-wing), o lutino e muitos outros, recessiva de características ligadas ao sexo. Por isso existem muitas fêmeas. Ao contrário dos machos, estas não podem ser portadoras. Porquê? Nos mamíferos os cromossomas sexuais são representados por XY para os machos e XX para as fêmeas. Ora nos pássaros a situação inverte-se (Z=Y, W=X): os machos são WW e as fêmeas são WZ. Ora o albinismo encontra-se no cromossoma W. Visto a fêmea só ter um cromossoma W não pode ser portadora, ou é albina ou não é. O macho por ter 2 cromossomas W pode ser portador de albino, albino ou não ter nada a ver com a mutação. Assim os seguintes cruzamentos, nos quais se utilizarão a cor azul para cruzar o albino, poderão ser utilizados (/ significa portador)"

recessivo ligado ao sexo - afinal tinha +/- razão o macho é portador e a fêmea apresenta a característica.
A caracteristica, segundo a afirmação que recolhi, é recessiva ligada ao sexo (nota: nós aprendemos a dizer homozigótico e heterozigotico, mas isso é irrelevante. é so para ter a certeza que percebeste ;) )

Isso combina com o teu quadro:
albino hens
Isto é: femeas albinas (pois só possuem 1 cromossoma com esse gene, logo não podem ser portadoras. Manifestam o único gene que têm. E machos normais portadores de albino. Isso ´so acontece com características recessivas. Se fosse dominante eles eram albinos. O estar ligado ao sexo é só a diferença de se encontrar nos cromossomas sexuais e não nos autossomas. Não afecta questões de dominância nos machos. Só as fêmeas é que expressam o que têm, independentemente de isto ser dominante ou recessivo.

UFF! Alguma questão que eu possa tentar responder? ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda mar 08, 2004 9:36 pm

va5zcu Escreveu:ola desculpem a minha ignorrancia mas uma vez acasalados 2 periquitos ino os filhus seram senpre como eles (inos)

ex:
albino x albino 100% albino
albino hens
normal/albino cock x albino hen albino cocks
normal/albino cocks
albino hens
normal hens
normal cock x albino hen normal/albino cocks
normal hens
normal/albino cock x normal hen normal cocks
normal/albino cocks
albino hens
normal hens

ou seja nao existe nenhuma gerecao em k o fenotipu seja ino i o
genotipu seja 1 outro....partindo deste grafico

komo vi ai escrito disseram k o factor ino n era dominante...nem e recesivo...o factor ino tem a ver com a ligaçao sexual....

agora ladyxzeus... uma femea E SEMPRE homozigua pois o k define o sexu sao os genes XY no casu da femea i XX no caso do machu.... e istu k diz se sao homoziguos ou heteroziguos.... uma femea e sempre homozigua pois apenas transporta informacao no cromossoma X sendo o Y de menor inportancia....
ele n precisa de fazer nenhum cruzamentu teste para saber o alelo dominante pois um machu ino e sempre "dominante" ( excuso de falar kuantu a femea pois esta e-o sempre)
(desculpa la se te tou a ofender duissendo baboaeiras mas e istu k akontece i k vi escritu em tantos outros sitius)....

ja agora gostaria de saber onde aprendes t tantu sobre genetica perikital...lol
O/a Galendil já respondeu mais ou menos às suas perguntas.
Os factores ino são recessivos, mas só são transmitidos pelos cromossomas sexuais.
Uma fêmea não necessita de ser sempre homozigótica e um macho pode ser homozigótico. Isto porque uma fêmea pode ter o genótipo Aa, tal como um macho. Tudo depende das "misturas" que se fizerem.
O macho precisa de fazer um cruzamento teste, visto que pode ser heterozigótico, independentemente dos cromossomas sexuais, tal como a fêmea. O facto de ser um fenótipo ligado ao sexo não implica que os machos tenham de ser todos homozigóticos ou heterozigóticos. A única cois de notável é que faz parte da sua condição de machos passarem os factores ino aos descendentes.
Eu aprendo genética humana, de moscas e de ervilheiras de cheiro na escola. Agora é só aplicar nos periquitos. Depois é só basear-me nesta conversa para fazer o trabalho que me dará o 20.

p.s Pos favor, poderia escrever sem abreviaturas. É que é sempre muito difícil "desvendar" as abreviaturas, ainda por cima quando se falam destes assuntos científicos... ;)
jorgiti
Membro
Registado: domingo fev 01, 2004 8:19 pm

segunda mar 08, 2004 10:50 pm

presunção e agua benta cadaa qual toma a que quer
Galendil
Membro Veterano
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

terça mar 09, 2004 8:54 pm

ladyxzeus:

as fêmeas possuem 2 cromossomas sexuais diferentes: WZ. Assim, uma caracteristica presente num pode não estar presente no outro. É quase como se fossem haploides, apenas para esses cromossomas. Assim nunca podem ser Aa. Ou são A ou são a. ;)
ladyxzeus
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 9:35 pm

Pois é... Estou tão habituada a trabalhar com os cromossomas dos mamíferos que me troquei toda. Isto tem efeito baralhativo...
Galendil
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 10:56 pm

;) Acontece aos melhores ;)
Eu nem te digo as asneiras que as vezes faço nos testes de CTV :oops: :roll: :lol:
va5zcu
Membro

quarta mar 10, 2004 7:40 pm

obrigado por me corrigirem e desculpem pelas abreviaturas(msn a bombar lol...:D )....
pois eu ainda nao apanhu nada de genetica so tento perceber algumas das coisas ligadas aos periquitos :p (pelo que leio na net...)
eu ainda tou no 10 ano na area 1...
:p
por issu e que tou assim tao baralhado

desculpem la e obrigado...
[[]]
vasco
Galendil
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 8:16 pm

va5zcu Escreveu: obrigado por me corrigirem e desculpem pelas abreviaturas(msn a bombar lol... )....
pois eu ainda nao apanhu nada de genetica so tento perceber algumas das coisas ligadas aos periquitos (pelo que leio na net...)
eu ainda tou no 10 ano na area 1...

por issu e que tou assim tao baralhado

desculpem la e obrigado...
[[]]
vasco
Daixa-me adivinhar, andaste a ler sites brasileiros? :lol: Eu já te ia chamar brasileiro por causa do "homoziguo" e do "heteroziguo" quando reparei que eras de Cascais. :lol: Mas eu cá para mim acho que dizer bem os nomes n é importante, desde que nos entendamos ;)

Então andas no 10º! Digo-te uma coisa: aproveita os bons tempos. Este 2º periodo do 11º tem sido uma desgraça! Cheguei a ter 3 trabalhos e 2 testes numa só semana!![mas isso sou eu que vou deixando acumular o trabalho. coF! :roll: ]
va5zcu
Membro

quarta mar 10, 2004 8:58 pm

que horror.....pois eu tb sou assim :roll: ....
eu nem keru imaginar o k k vai ser po ano eu ja me tou a passar com a materia deste ano..... :cry:

pois e sites brazileiros espanhois i ingleses... e o k calha... :p

[[]]
vasco
Responder

Voltar para “Aves”